Tenho dois nódulos na tireoide de 2,0 cm e outro de 1,7 cm.Fiz uma ultrassonografia, e a classificaç
2
respostas
Tenho dois nódulos na tireoide de 2,0 cm e outro de 1,7 cm.Fiz uma ultrassonografia, e a classificação dos nódulos foram, tirada-5. O médico pediu a punção.
Na PAAF deu Bethesda II. Em qual exame devo confiar mais?
Punção ou US.
Aguardo a resposta.
Obrigada!
Na PAAF deu Bethesda II. Em qual exame devo confiar mais?
Punção ou US.
Aguardo a resposta.
Obrigada!
Geralmente a biópsia ( PAAF) que vai dar o resultado definitivo, nesse caso indica provavelmente benignidade. Sugiro conversar com seu médico ou com endocrinologista.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Graziella Luciano Antonio
Endocrinologista, Especialista em clínica médica, Médico clínico geral
Cotia
A punção (PAAF) é o exame mais confiável para diagnóstico definitivo, pois analisa diretamente as células do nódulo, enquanto a ultrassonografia é um exame de imagem que sugere suspeita baseada em características visuais. O resultado Bethesda II indica lesão benigna com risco de malignidade menor que 3%, o que é um achado tranquilizador, especialmente considerando que nódulos maiores que 1 cm geralmente merecem investigação. A discrepância entre a ultrassonografia (TI-RADS 5, alta suspeita) e a punção (Bethesda II, benigno) pode ocorrer porque a ultrassonografia superestima o risco em alguns casos, ou porque a punção pode ter amostrado uma área benigna do nódulo. Na prática, o resultado da punção prevalece para conduta, mas é importante discutir com o médico a possibilidade de acompanhamento com ultrassonografias seriadas para monitorar se os nódulos se mantêm estáveis, e em alguns casos pode-se considerar repetir a punção se houver crescimento ou mudança nas características do nódulo ao longo do tempo.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Posso ir sozinha, dirigindo, realizar uma punção da tireoide?
- Oi boa tarde tenho um caroço grande no pescoço, e na tomografia viu que ele tem raizes ,fiz biopisia e doeu muito quando ele estava colhendo senti uma dor muito forte no ombro e na coluna é normal?
- Fiz uma punção pulmonar , porém continuo com tosse e um pouco de dor nas costas. É normal ?
- Tomo as vezes Torsilax ,posso continuar tomando pois vou fazer o exame paff para tiróide?
- Fiz 2 vezes a PAAf e deu inconclusiva,e agora sera que terei que fazer uma cirurgia?
- Olá boa tarde! Fiz uma punção da tireoide em um nódulo fazem 14 dias e está doendo quando engulo ou mexo o pescoço isso é normal?
- Quanto tempo devo esperar para andar de avião após realizar uma cirurgia de remoção da tireoide?
- Tenho 7 pequenos nódulos na Tireóide. Já fiz punção 3 vezes. Preciso fazer, mas fico tão ansiosa que vou adiando. Passo muito estresse com isso de "não pode engolir, pois posso furar sua artéria, não pode engolir pois posso atravessar seu esôfago" Engolir é um movimento quase involuntário... Passo até…
- Fiz o exame de tireóide e deu nódulo sólido hipoecoico qual o tratamento?
- Fiz uma biópsia da tireóide e deu insatisfatória, voltei a fazer novamente e deu o mesmo resultado, o que devo fazer agora?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 222 perguntas sobre Biopsia da tireoide
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.