Tenho enxaqueca aura há 12 anos. As crises são muito parecidas com um AVC, desde a confusão mental (

2 respostas
Tenho enxaqueca aura há 12 anos. As crises são muito parecidas com um AVC, desde a confusão mental ( amnésia temporária) até a língua boca e dedos dormentes. Recentemente um ginecologista me receitou o tâmisa 30, msm eu tendo mencionado as crises..Devo tomar ou não pode, devido aos hormônios?
O uso de anticoncepcionais contendo etinilestradiol, como é o caso do "Tâmisa 30", não é recomendado em pacientes que tem enxaqueca com aura. O ideal é conversar com seu ginecologista sobre outras opções.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sua dúvida é muito importante e você fez bem em buscar orientação antes de iniciar o uso.
O uso de anticoncepcionais hormonais combinados (como o Tâmisa 30, que contém estrogênio e progesterona) geralmente não é recomendado para pessoas com enxaqueca com aura, especialmente quando os sintomas se assemelham a AVC, como no seu caso.
Isso porque o estrogênio aumenta o risco de eventos tromboembólicos e AVC isquêmico, e esse risco é ainda maior em quem tem enxaqueca com aura.
Em geral, recomenda-se optar por métodos não hormonais ou, em alguns casos, por anticoncepcionais somente com progesterona, que têm menos risco vascular (mas mesmo esses devem ser avaliados com cuidado no seu caso).
O ideal é passar por uma avaliação especializada com um neurologista e um ginecologista que tenham experiência em saúde da mulher com enxaqueca, para definir o método mais seguro para o seu caso.

Especialistas

Ricardo Dih Ribeiro

Ricardo Dih Ribeiro

Psicanalista, Terapeuta complementar

Sorocaba

Isaac Bertuol

Isaac Bertuol

Neurocirurgião

Lajeado

Fabrício Dias Assis

Fabrício Dias Assis

Especialista em dor

Campinas

Francisco Vaz

Francisco Vaz

Neurocirurgião

Recife

Julys Souza Barbosa

Julys Souza Barbosa

Neurologista

Umuarama

Paulo Faro

Paulo Faro

Neurologista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 393 perguntas sobre Enxaqueca
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.