Tenho epilepsia desde os 13 anos e desde essa idade eu tomo gardenal 100mg Tenho 33 anos e quero engravidar.

Tenho epilepsia desde os 13 anos e desde essa idade eu tomo gardenal 100mg Tenho 33 anos e quero engravidar. Neste caso a gravidez será de risco? E o medicamento pode prejudicar o desenvolvimento do bebê ou a minha fertilidade?

3 respostas


Entre os fármacos antiepilépticos o fenobarbital e valproato são os mais teretogenicos. O ideal seria a troca antes da gestação.

Dr. Jordan da Silva Miyasaka

Dr. Jordan da Silva Miyasaka

Neurologista pediátrico

Franca

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


É importante ter alguns pontos claros como o controle das crises está seus exames laboratoriais e iniciar o uso o quanto antes de ácido fólico que evita a mal formação neuronal no bebê. Procurar o neurologista é de suma importância e o trabalho entre o neurologista e o obstetra deve ser em conjunto. Os estudos mais recentes dizem que é melhor manter a mãe sem crises que trocar o medicamento. A interrupção abrupta do tratamento anti epileptico pode causar agravamento na doença na mãe com consequencias mais nocivas ao bebê que o tratamento. A dose do seu medicamento não é alta, portanto o risco é menor. E uma gravidez programada com os cuidados de manter o medicamento e o uso de ácido fólico antes da gravidez trará mais tranquilidade no periodo. Portanto é uma gravidez que deve ser acompanhada mais de perto, mas pode ser bem tranquila. Espero ter conseguido esclarece la.

Dra. Lilian Carvalho de Oliveira

Dra. Lilian Carvalho de Oliveira

Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Agendar consulta

A gestação não será necessariamente de risco em razão a epilepsia desde que sua epilepsia esteja controlada (com bom controle das crises convulsivas) e com seguimento adequado de seu neurologista para ajustes necessários de doses e exames oportunos. Praticamente toda medicação apresenta risco ao feto em desenvolvimento. Entre as drogas anti-epilépticas, existem algumas drogas mais seguras que outras e, se a gestação estiver sendo planejada e a sua epilepsia permitir a troca para outra medicação, uma droga com maior segurança e mais moderna pode ser tentada antes de engravidar. No caso de engravidar com o uso do fenobarbital, a dosagem em uso tem total relação com o risco fetal (quanto maior a dose, maior o risco para o feto). A dose em uso (100 mg) é baixa, oferecendo um risco menor. Respondendo a última questão, não há interferência na fertilidade com o uso de fenobarbital. Abraço

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.