Tenho esofago de barret de quanto em quanto tenho fazer endoscopiA ???

2 respostas
Tenho esofago de barret de quanto em quanto tenho fazer endoscopiA
???
Sua pergunta me chamou a atenção .

Eu tenho grande dificuldade de achar tempo para as respostas. Uma agenda pessoal completa e as inúmeras atividades e viagens me impedem de responder muito aqui.

Nada posso responder de modo pessoal. O que posso fazer pelo senhor e pelos mais de 100 mil leitores/mês (já passam de 1,5 milhão no total) é INFORMAR sobre a Doença de Refluxo.
O esôfago de Barrett é uma consequencia da Doença de Refluxo
Milhões de pessoas tem refluxo. Muitos pacientes que recebo fizeram o diagnóstico e mesmo o tratamento correto, mas não tiveram nenhuma EXPLICAÇAO sobre O QUE É o Refluxo

-quando acontece a Doença de Refluxo? é só em idosos?
-quais os sintomas?
-como se faz o diagnóstico?
-quem tem Hérnia de Hiato também terá Refluxo?
-há complicações na Doença de Refluxo? pode haver câncer?
-o tratamento é muito difícil?
-se tratar o H. pylori a Doença de Refluxo vai desaparecer?
-quem tem refluxo deve fazer dieta "para sempre"?
-quem tem refluxo nao poderá tomar um gole de café ou álcool pelo resto da vida? Nem comer frituras?

Recebo essas perguntas todo dia. Muitas vezes os pacientes me procuram muito ansiosos. E muitas vezes a INFORMAÇAO ADEQUADA é suficiente para acalma-los ( e a seus familiares). Lá nos Estados Unidos essas explicaçôes são chamadas de Educação Médica (para leigos). E são comuns.
Mas mesmo lá eu ficava espantado quando nada era falado para os pacientes e familiares, que ficavam só sabendo o nome de sua doença e que remédio tomar.
Na verdade acho que se meu paciente tiver INFORMAÇAO vai fazer seu tratamento e eventuais exames MUITO MELHOR. Quanto mais souber, DE FONTES DE ALTO NÍVEL, melhor será.
Mas se souber fake news, fofocas ou informações sem qualidade, será pior do que se não soubesse nada.

Seria possível escrever um livro inteiro só sobre a Doença de Refluxo. Na verdade, existem livros só sobre alguns aspectos dessa Doença. E é lógico que eu não consigo esgotar o tema em poucas linhas.
E é logico que tudo que falo é apenas minha opinião baseada em minha experiência ( 3 países, 34 anos de prática médica e milhares de pacientes vistos)

Doença de Refluxo ( e hérnia de hiato)

Lembro que a Doença de Refluxo atinge MILHOES de pessoas e pode acontecer desde os primeiros dias de vida até em idosos. É muito comum, e tenho certeza que todos conhecem alguém com esse problema.

Os sintomas TÍPICOS do refluxo são:

=============Na maioria dos casos existe QUEIMAÇÃO no peito.

Além disso pode haver sensação de líquido que volta para a garganta.
Muitas vezes o líquido volta para a garganta quando a pessoa deita após uma refeição, ou com o consumo de certos alimentos( incluindo gordurosos, frituras, café, chá preto, molhos, chocolate)

Mas pode haver SINTOMAS ATÍPICOS:

=====================Por vezes, o refluxo acompanha doenças como asma e bronquite. E muitas vezes a asma melhora após o tratamento do refluxo.
=====================Alguns pacientes apresentam crises repetidas de faringite que não melhoram com o tratamento habitual. É comum recebermos pacientes encaminhados pelo Otorrinolaringologista(médico de garganta) para verificar se há refluxo
=======================Há pessoas que tem crises de engasgo á noite
============ Pode haver tosse seca.
=============Há pacientes que apresentam rouquidão.
=============Finalmente, há pessoas que tem sensação de dor no peito ou sensação de opressão e peso no peito. Nesse caso os sintomas podem lembrar os das doenças do coração, o que causa grande alarme aos pacientes e familiares.

============Tenho visto em meus pacientes um sintoma menos comum do refluxo chamado "globus" que é a sensação de bola na garganta. Ou semelhante a algo que sobe e desce na garganta. Mas devemos considerar que , como vejo muitos pacientes com refluxo, tenho mais chance de ver e tratar sintomas menos comuns

Quanto á Hernia de Hiato:
nos meus tempos de Médico Residente há mais de 30 anos, achava-se que ter Hernia de Hiato significava ter refluxo e a hérnia seria a maior causa do refluxo. Parecia simples.

Contudo

Devido a estudos de grandes especialistas, em particular nos Estados Unidos, comprovou-se que a Hernia de Hiato é APENAS MAIS UM FATOR que leva á Doença de Refluxo.
O refluxo tem inúmeras causas. Em outras palavras, é MULTIFATORIAL.
Não se pode atribuir a Doença de Refluxo APENAS á presença de Hernia de Hiato. Isso seria uma simplificação excessiva.
A Doença de Refluxo tem MÚLTIPLAS causas.

Cabe lembrar que a Doença de Refluxo muitas vezes retorna após o tratamento, o que deixa os doentes assustados .
O Médico experiente entende essa característica e sabe tratar seu paciente durante o tempo que for preciso, usando diferentes tecnicas.
Mas, especialmente em uma doença com tantas apresentações diferentes como o refluxo, o bom Médico entende que é preciso respeitar a individualidade de seu paciente. Tudo deve ser personalizado.
É importante também saber que, no caso dos sintomas atípicos do refluxo, a resposta aos medicamentos pode demorar muito mais tempo do que para as pessoas que tem sintomas típicos. Mas, como sempre, tudo é individual e cada caso é um caso.

COMPLICAÇOES
Uma das complicações da Doença de Refluxo é o Esofago de Barrett.
Neste caso, pode haver uma possibilidade maior de um tipo específico de câncer de esôfago. O assunto, contudo, é polêmico bem como as condutas a serem tomadas no caso de esôfago de Barrett. Como sempre, tudo é individual. Cada caso é um caso.
Estudiosos do assunto conhecem os Gudelines (linhas de conduta) emitidos pelas grandes Sociedades de Especialidade na Europa e Estados Unidos.
Como as Guidelines são baseadas na melhor evidência científica disponível, procuro segui-las.
Mas é obvio que adapto tudo ao máximo. E ouço meus pacientes.
Por exemplo- as Guidelines falam em tempos (mais ou menos longos) para fazer as Endoscopias de controle. Mas ouço também meu paciente. Muitas vezes minha conduta vai aliviar sua ansiedade.
De nada adianta ser tecnicamente atualizado com o que diz os Estados Unidos se não conhecemos nosso paciente.
Deve-se saber as 2 coisas: a tecnica e o paciente. Isso segue o que o icônico Professor Osler falava:

O BOM MÉDICO TRATA A DOENÇA
O GRANDE MÉDICO TRATA O DOENTE

DIETA
Estou indo (mais uma vez) me Aperfeiçoar nos Estados Unidos. Desta vez , se Deus permitir, vou estudar especificamente as novidades nas Dietas.
Como esse aspecto incomoda demais aos pacientes, digo que sou bastante liberal quanto ás dietas. Aprendi que nada pode ser "proibido para sempre". Isso não vai funcionar.
Mas tenho grande respeito pelo que outros médico(as) fazem. Ser liberal é apenas o meu modo de ver a questão, baseado em 34 anos de experiência.
Faço tudo personalizado.

Quanto a minha prática:
minha experiência com Doença de Refluxo já é bem longa, com mais de 34 anos e milhares de pacientes tratados. Tive a sorte de acompanhar o tratamento de muita gente, aqui e no Exterior, bem como a evolução dos métodos de diagnóstico e tratamento. Por causa da experiência extensa, acabei acompanhando muitos casos mais complicados, com Esôfago de Barrett, sangramentos ou úlceras esofágicas.
E tudo melhorou e progrediu muito nos últimos 30 anos.
Tive a sorte de até hoje, mesmo vendo casos mais complexos, não ter tido nenhum paciente intratável. Posso dizer que a imensa maioria, ao menos dos pacientes que vi, conseguem melhora.
Mas deve-se ficar claro:
a. cada caso é um caso
b. não existem garantias para o tratamento de qualquer doença

Mas sou um otimista.

UMA PALAVRINHA AOS MUITOS QUE ME PROCURAM

1)
Nas proximas 2 semanas a Clínica não funcionará. Não haverá nem mesmo atendimento telefônico

Por favor, não tente contato por fone. Não queremos que fique frustrado. Temos grande respeito a nossos pacientes.

Uma forma de contato é nos acrescer no Whats.
O número é o mesmo da Clínica (é só ver no meu Perfil). Ficaremos honrados se nos acrescer!

2)
Tenho a honra de informar aos meus pacientes que agora faço parte do quadro de Professores de Medicina da UFAM.
Localizada em Manaus, num Campus que é considerado um dos mais bonitos do Brasil, a UFAM é a Universidade Pública mais antiga do nosso país.
Eu já sou Professor concursado de 2 Universidades menores. Mas tenho orgulho de agora ser Professor de uma Universidade Federal.
Minha Prova Didática (aula que damos aos demais Professores para comprovar conhecimento) foi sobre o H. pylori, que é a principal causa das gastrites, úlceras e está ligado ao câncer de estômago.

Espero poder melhorar cada vez mais meu atendimento, já que estar ligado (de novo) a Professores de alto nível e dar aulas é desafiador. E exigirá que eu esteja cada vez mais atualizado.

3) Consultas online- tem sido bem alto os pedidos para Consultas Online.
Mas é possível só ver 1 paciente por dia (3 por semana). Isso para fornecer a melhor qualidade possível e para poder dar o mesmo nível que ofereço nas consultas presenciais.
Não é possível fazer consultas se eu estiver fisicamente exausto( acontece, já estou velhinho, rsss) , em trânsito ou nas Atividades Filantrópicas. Faço questão de dar o tempo que eu achar necessário para cada paciente.

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.