Tenho feito tratamento com a Fluvoxamina (Semtri 50mg) para tratar ansiedade associado com o Donarem

3 respostas
Tenho feito tratamento com a Fluvoxamina (Semtri 50mg) para tratar ansiedade associado com o Donarem de 50mg para insônia que já tomo há 6 meses. Desde que comecei a tomar a Fluvoxamina há umas duas semanas, meus sintomas de insônia se agravaram demais (não tenho problema para pegar no sono, mas meu sono não tem durado mais de 4 ou 5hs). Em retorno recente ao psiquiatra, ele aumentou a dosagem do Donarem para 100mg e mudou o horário da Fluvoxamina (agora todo os dois a noite), mas não senti nenhuma diferença e meu sono está durando 5h, no máximo. Tenho medo de estar tendo interação medicamentosa, queria muito voltar a dormir bem. Estou muito cansado e estressado pela privação do sono, sem vitalidade nenhuma durante o dia.
Se voce não tinha insonia antes o que está ocorrendo é que a Fluvoxamina tem um potencial efeito de aumento do numero de microdespertares noturnos. Medicações antidepressivas tem essa possibilidade. Por vezes é esperado que o aumento do donaren de 50 para 100 mg resolva, caso contrario é necessário procurar outras estratégias. Trocar para a noite pode tanto melhorar quanto piorar.
Como psiquiatra eu preso por um atendimento próximo aos meus pacientes, me mantendo disponível por whatsapp para duvidas diversas, principalmente nessas situações problemáticas. Vai ficar o mês inteiro sem dormir agora até ter uma próxima consulta? Entre em contato com seu psiquiatra para uma proposta para corrigir esse problema o quanto antes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A fluvoxamina pode piorar o sono nas primeiras semanas, mesmo sendo um remédio para ansiedade. Isso é comum e costuma causar despertares após poucas horas, exatamente como você está sentindo. Não é uma interação perigosa com o Donarem; é um efeito inicial da fluvoxamina que geralmente dura de 2 a 4 semanas. Por isso, aumentar o Donarem pode não resolver, já que você dorme rápido, mas não consegue manter o sono. Mesmo não sendo algo grave, a privação de sono é muito desgastante, então vale retornar ao psiquiatra para ajustar o horário ou a dose da fluvoxamina, ou considerar outra alternativa até a adaptação.
Dra. Luana Barros
Psiquiatra, Médico de família
São Paulo
Olá, lamento que esteja passando por isso, o sono é mesmo muito importante para estarmos bem. A trazodona é uma medicação muito segura e efetiva para o sono. Já a fluvoxamina normalmente da sono, mas também pode dar insônia. Nesse seu caso, a alteração de horário que foi feita ainda tem menos de 14 dias então te recomendo esperar um pouco para ver se melhora o seu sono. Se com uns 30 dias, seu sono não tiver nenhuma melhora eu consideraria outras opções. Se tiver inseguro(a) ou se quiser mais informações, posso te ajudar com isso! Espero que fique bem!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.