Tenho fibromialgia e não respondo bem a medicação. Tenho crises frequentes e intensas. A terapia de

9 respostas
Tenho fibromialgia e não respondo bem a medicação. Tenho crises frequentes e intensas. A terapia de regressão pode ajudar?
Olá, a terapia cognitivo comportamental juntamente com a hipnose podem sim te ajudar e eliminar ou amenizar seus sintomas.

Olá! A psicoterapia cognitivo comportamental associada a hipnoterapia, elimina a fibromialgia. Paz e bem!
Olá leitor/a, As dores de fibromialgia variam de níveis de intensidade, dependendo da pessoa, das partes do corpo afetadas, do estágio da síndrome, se está ou não em crise, pelas condições do clima, do equilíbrio hormonal, do estado psicoemocional, dentre outros fatores. É recomentado o tratamento multidisciplinar com médico, psicólogo, fisioterapeuta, professor de educação física, nutricionista. Em relação ao tratamento psicoterápico, o aumento da percepção no controle de estresse, relaxamentos por mudanças de atitudes no cotidiano e ressignificação de como você está no mundo, ou seja, sua forma de pensar, agir e sentir, vão ajudar na redução do nível de estresse, na diminuição da ansiedade e depressão e propiciar uma melhor qualidade de vida. Diferentes abordagens da psicologia ajudam no tratamento da fibromialgia, como a gestalt-terapia, que trabalha com a parte cognitiva, emocional e corpo, objetivando ampliar o autoconhecimento, o presente (aqui-agora), e a consciência plena.
Diferentes abordagens da psicologia podem ajudar, entre elas a terapia de regressão - mas também a TCC, o EMDR e até a psicanálise tradicional. Converse com o seu médico a respeito, é fundamental que o psicólogo que você procure seja capacitado para atender sua demanda.
A regressão é uma das técnicas utilizadas na hipnoterapia e no caso da fibromialgia ela pode sim trazer uma melhora significativa nos sintomas e até mesmo eliminá-los. A fibromialgia geralmente não tem causa física e é associada a causas emocionais de eventos passados, por isso a hipnoterapia é tão eficaz. Ela consegue reeducar a mente e liberar a carga emocional associada ao problema e dessa forma eliminando o gatilho que o dispara.
Não há necessidade de fazer Regressão. A Hipnose em si, através de vários exercícios, desenvolvidos pelo Dr. Milton H. Erickson, pode te ajudar muito na melhora dos sintomas da Fibromialgia. Mas, existem outras técnicas, como a Terapia EMDR e Brainspotting, que são maravilhosas para acabar com a sua dor, ou aliviar bastante! Melhor do que ficar voltando ao passado, pra encontrar problemas, é ir direto aos recursos e organizar o pensamento.
A psicoterapia com abordagem em TCC - Terapia Cognitivo Comportamental associada a hipnose pode auxiliar e muito nesses casos.
Ainda há bastante estudo sobre a fibromialgia. Hoje percebe-se que é uma queixa psico-somática.
Ou seja, é sua mente produzindo a dor para seu corpo com a intenção de te salvar. Fato que a mente aprendeu isso errado em algum momento. Tenho tratado casos de fibromialgia com alguma frequência e meus clientes tem tido bons resultados.
Entre em contato caso queira mais detalhes. Meu contato está no meu perfil.
A hipnoterapia pode te ajudar muito, sou hipnoterapeuta e uso a regressão de memórias para a eficácia do tratamento.