Tenho frequentemente tercois nos olhos, uns estouram sozinhos outros desaparecem, sinto dor e incomoda

Tenho frequentemente tercois nos olhos, uns estouram sozinhos outros desaparecem, sinto dor e incomoda muito esse mês já tive uns 6 ou mais um pior do que o outro. Isso pode ser um problema grave? É necessário cirurgia?

3 respostas


Os hordéolos(terçóis) são causados por bactérias assim como inicialmente são os calázios(granulomas da glândula de Meibomius), eles são parecidos, mas diferem-se um do outro pela evolução clínica e localização dentro da pálpebra e acometimento de diferentes glândulas que temos nas pálpebras. A quantidade e frequência em que surgem, nos levam a concluir que suas pálpebras estão hospedando bactérias, geralmente staphylococcus aureus. Além da higiene específica e regular das pálpebras, o uso de antibióticos sob a forma de colírios e pomadas, bem como um protocolo de erradicação dos staphylococci, através de antibióticos orais e pomadas aplicadas nas axilas, virilha, fossas nasais e nuca, com orientação de um médico infectologista, poderão eliminar esta inconveniente afecção.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Terçol é uma infecção bacteriana que não necessita de cirurgia. Tratamento é clínico com antibiótico.


O tratamento para terçol é clínico. No caso de aparecer repetidas vezes, recomendo retornar ao seu oftalmologista para reavaliar, muitas vezes, pode ser interessante avaliação com outras especialidades, como alergista/imunologista, para complementar o tratamento.

Dra. Sylvia C M Portugal

Dra. Sylvia C M Portugal

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.