Tenho hepatite B crônica, posso me tratar e ter uma vida normal?
1
respostas
Tenho hepatite B crônica, posso me tratar e ter uma vida normal?
Claro que sim e deve! Só lembrando, nem todos os portadores crônicos do vírus da hepatite B de fato têm hepatite. Uma considerável parcela, a bem dizer, a maioria dos portadores crônicos são considerados "portadores crônicos inativos". São pessoas com vírus baixo no sangue (menor que 2000 unidades), ausência de inflamação hepática (TGO e TGP normais), ausência de HBeAg e ausência de fibrose significativa (menor que F2 na elastografia). Essas pessoas, a rigor, não têm hepatite, só o vírus e NÃO precisam tomar remédio. O tratamento fica restrito a pessoas que têm: carga viral alta, enzimas hepáticas alteradas, fibrose moderada a grave, cirrose, presença de HBeAg em maiores de 35 anos, histórico familiar de câncer de fígado e pessoas imunodeprimidas. Resumo da ópera, o tratamento não é para todos, só para uma parcela dos portadores. Acompanhamento semestral com ultrassom e alfa-fetoproteína é mandatório a todos, sem exceção, devido ao fato de o vírus da hepatite B ser oncogênico, aumentando o risco de desenvolver câncer primário de fígado. Quanto mais cedo o câncer é diagnosticado, maior a chance de cura. Daí a necessidade de acompanhamento semestral, mesmo a quem é portador crônico inativo. Se você é portador crônico inativo e não precisa tomar remédio, vida normal! Se você precisa tomar o remédio, vida normal também, porque Entecavir e Tenofovir, que são os tratamentos indicados hoje, são medicamentos muito seguros, que não impactam na qualidade de vida e não têm nenhuma repercussão significativa em sua saúde. Quanto à parceria sexual, recomenda-se que esta tome 3 doses de vacina no posto. 30 a 60 dias depois da terceira dose, ela deve fazer um exame chamado anti-HBs (que avalia imunidade). Se este vier positivo, significa que ela está imune e vocês podem, inclusive, transar sem camisinha.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Medicamentos contra a ILTB podem causar hepatite medicamentosa ?
- Se o vírus da hepatite tem alta resistência ao meio externo podendo durar até 7 dias, se pisar em possíveis gotículas de sangue na rua ou em hospitais, ao entrar em casa com o mesmo calçado irá contaminar o chão de casa? Se algo cair no chão e uma criança colocar na boca, ou se a própria criança cair…
- Se o vírus da hepatite tem alta resistência ao meio externo podendo durar até 7 dias, se pisar em possíveis gotículas de sangue na rua ou em hospitais, ao entrar em casa com o mesmo calçado irá contaminar o chão de casa? Se algo cair no chão e uma criança colocar na boca, ou se a própria criança cair…
- O ressecamento e pequenas fissuras nas mãos provocada pelo álcool e lavagem das mãos pode facilitar a entrada de vírus com hiv e hepatites caso toque em objetos contaminados?
- Objetos como toalhas de banho pode transmitir hepatites?
- Já que dizem que o vírus da hepatite sobrevive até 7 dias ou mais, então em todo canto pode haver vírus da hepatite contaminando o ambiente?
- Quais alimentos são recomendados para quem tem hepatite autoimune em fase de cirrose compensada?
- Tenho 50 anos meu tgo deu 51 e tgp 43 é preocupante?
- Estou terminando meu tratamento da hepatite c com sufosbovir,o teste rápido pode informar se estou curado
- Minha TGP deu 47, sendo o limite para homens até 41. Pode ser muito preocupante?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 150 perguntas sobre Hepatite
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.