Tenho hepatite B crônica, posso me tratar e ter uma vida normal?

1 respostas
Tenho hepatite B crônica, posso me tratar e ter uma vida normal?
Dr. Carlos Leão
Infectologista
Barueri
Claro que sim e deve! Só lembrando, nem todos os portadores crônicos do vírus da hepatite B de fato têm hepatite. Uma considerável parcela, a bem dizer, a maioria dos portadores crônicos são considerados "portadores crônicos inativos". São pessoas com vírus baixo no sangue (menor que 2000 unidades), ausência de inflamação hepática (TGO e TGP normais), ausência de HBeAg e ausência de fibrose significativa (menor que F2 na elastografia). Essas pessoas, a rigor, não têm hepatite, só o vírus e NÃO precisam tomar remédio. O tratamento fica restrito a pessoas que têm: carga viral alta, enzimas hepáticas alteradas, fibrose moderada a grave, cirrose, presença de HBeAg em maiores de 35 anos, histórico familiar de câncer de fígado e pessoas imunodeprimidas. Resumo da ópera, o tratamento não é para todos, só para uma parcela dos portadores. Acompanhamento semestral com ultrassom e alfa-fetoproteína é mandatório a todos, sem exceção, devido ao fato de o vírus da hepatite B ser oncogênico, aumentando o risco de desenvolver câncer primário de fígado. Quanto mais cedo o câncer é diagnosticado, maior a chance de cura. Daí a necessidade de acompanhamento semestral, mesmo a quem é portador crônico inativo. Se você é portador crônico inativo e não precisa tomar remédio, vida normal! Se você precisa tomar o remédio, vida normal também, porque Entecavir e Tenofovir, que são os tratamentos indicados hoje, são medicamentos muito seguros, que não impactam na qualidade de vida e não têm nenhuma repercussão significativa em sua saúde. Quanto à parceria sexual, recomenda-se que esta tome 3 doses de vacina no posto. 30 a 60 dias depois da terceira dose, ela deve fazer um exame chamado anti-HBs (que avalia imunidade). Se este vier positivo, significa que ela está imune e vocês podem, inclusive, transar sem camisinha.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Carlos Gilvan Nunes

Carlos Gilvan Nunes

Infectologista

Teresina

Marcela Capucho Chiarantin

Marcela Capucho Chiarantin

Infectologista

São Paulo

Igor Fraga

Igor Fraga

Infectologista

São Paulo

Camilla de Almeida Martins

Camilla de Almeida Martins

Gastroenterologista, Internista

São Paulo

Ana Paula Jafet Ourives Vanderlinde

Ana Paula Jafet Ourives Vanderlinde

Infectologista

São Paulo

Shaloane Fontes

Shaloane Fontes

Gastroenterologista

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 150 perguntas sobre Hepatite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.