Tenho Hipotireodismo a 1 ano e Sinto muito mal com a levotiroxina , recentemente apresentei pressão

5 respostas
Tenho Hipotireodismo a 1 ano e Sinto muito mal com a levotiroxina , recentemente apresentei pressão alta e taquicardia , estou sob tratamento , minhas taxas de TSH , T4 e T3 estão normais , existe algo para fazer sob os efeitos colaterais da levotiroxina ?
Dr. Andre Lucio Costa Rodrigues
Endocrinologista
Rio de Janeiro
Boa noite, se seus níveis de TSH e T4 livre estão normais, possivelmente seu sintomas não estão relacionados ao uso da levotiroxina, pois o mesmos são mais comuns quando a dose utilizada está além do necessário, procure um endocrinologista para uma melhor avaliação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Nadia Ferreira Rivera
Médico clínico geral, Internista, Generalista
Rio de Janeiro

Olá paciente, o hipotireoidismo provoca sinais e sintomas clínicos da privação dos hormônios. Às vezes o diagnóstico demora um pouco pois os sintomas enganam, parece tristeza, etc, mas é uma doença muito comum, especialmente em nós mulheres e na menopausa pode piorar lenta ou rapidamente ( Hashimoto principalmente). Daí as doses do hormônio demoram um pouco para serem ajustadas até um TSH, T4L na média do normal, mas a faixa de normalidade é ampla e não sabemos muitas vezes qual era a da paciente quando era saudável sua tireoide. Bem, o organismo acostumado a um ritmo lento, na deficiência do hormônio, pode "estranhar" um pouco o ritmo normal imposto pelo remédio e você sentir taquicardia, pressão alta. Precisa investigar direitinho a origem dos sintomas, cuidar da ansiedade que pode atrapalhar a percepção do que sentimos, e raramente tratar essa resposta exagerada. Consulte a endocrino de sua preferência e tire todas as suas dúvidas!





Primeira coisa a avaliar é se você mudou a dosagem da medicação há pouco tempo. Entre a mudança da dose e os exames, geralmente optamos por esperar cerca de 6 a 8 semanas para ver se o tsh e t4 livre estão no valor desejado. Se o valor está dentro da referência para o seu médico que te acompanha então deve ser pesquisado outro motivo para os seus sintomas
Bom dia, muito provavelmente seus sintomas atuais não tem relação com o uso da levotiroxina, pois a dosagem dos hormônios estão normais. Entretanto, avalie se trocou recentemente a marca da medicação, há quanto tempo fez os exames, se a dose foi ajustada há menos de dois meses. No mais, caso não haja nenhum destes itens, consulte com endocrinologista para investigar demais causas.
Te convidamos para uma consulta: Consulta endocrinologia e metabologia - R$ 320
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dr. Samuel Amanso Da Conceicao
Endocrinologista, Médico clínico geral
Goiânia
Os efeitos colaterais com o uso da levotiroxina (LT4) estão associados, na maioria das vezes, ao excesso na dosagem utilizada. Pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula possuem contra-indicação à medicação, além daqueles com problemas cardiovasculares, a exemplo de infarto do miocárdio recente, insuficiência suprarrenal descompensada e /tireotoxicose/hipertireoidismo não tratado. Nessas condições, sinais/sintomas como palpitações, aumento da pressão arterial principalmente a "pressão sistólica", insônia, tremores, sudorese, insônia, irritabilidade e emagrecimento podem ocorrer. Não há um medicamento específico que possa substituir a LT4, no Brasil, considerando os estudos disponíveis de eficácia e segurança dessa medicação.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1264 perguntas sobre Puran T4
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.