Tenho hipotireoidismo desde 2009, mas de um ano para cá sinto dores horríveis , sinto fisgadas de ag

2 respostas
Tenho hipotireoidismo desde 2009, mas de um ano para cá sinto dores horríveis , sinto fisgadas de agulhas, sinto coceira em todo o corpo, tenho sudorese, tenho sensibilidade a luz, tenho vitiligo tenho depressão e bipolaridade. Como proceder?
Primeira situação é avaliar como está o controle do Hipotireoidismo com os exames séricos de rotina. Estando controlado acho improvável que suas queixas sejam secundárias ao hipotireoidismo. Mas reforço a importância de uma boa história clínica para entender a história dos seus sintomas e a melhor forma de tratá-los.

Entendendo a complexidade e a diversidade dos sintomas que você apresenta, desde dores até questões relacionadas à saúde mental, é essencial adotar uma abordagem cuidadosa e holística para o seu tratamento e acompanhamento. A medicina integrativa, com seu foco na pessoa como um todo, pode oferecer um caminho valioso para entender melhor suas condições e como elas se interconectam, especialmente considerando seu histórico de hipotireoidismo desde 2009.

O hipotireoidismo, por si só, pode influenciar diversos aspectos da saúde, desde o metabolismo até o bem-estar emocional, e o ajuste fino do tratamento é fundamental para aliviar os sintomas relacionados. No entanto, os sintomas adicionais que você mencionou, como dores, fisgadas, coceira, sudorese, sensibilidade à luz, vitiligo, depressão e bipolaridade, sugerem que há mais fatores em jogo além do controle da tireoide.

Nesse contexto, é crucial que você mantenha um diálogo aberto e contínuo com seus médicos, incluindo especialistas em endocrinologia e saúde mental. Eles poderão oferecer uma avaliação detalhada, considerando não apenas os sintomas físicos, mas também o impacto emocional e psicológico de suas condições. Este acompanhamento pode incluir uma revisão do seu plano de tratamento para o hipotireoidismo, garantindo que a reposição hormonal esteja otimizada para suas necessidades atuais, além de uma avaliação cuidadosa de outras condições que possam estar contribuindo para o seu desconforto e mal-estar.

Além disso, a integração de práticas complementares, como técnicas de relaxamento, terapias nutricionais e atividades físicas adaptadas às suas condições, pode ser benéfica. Estas práticas podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida, aliviando sintomas físicos e emocionais, e promovendo um maior equilíbrio.

A chave para um tratamento eficaz e um bem-estar duradouro reside na compreensão de que sua saúde é influenciada por uma interação complexa de fatores físicos, emocionais e ambientais. Trabalhar em estreita colaboração com uma equipe de saúde que valoriza uma abordagem integrativa e personalizada é essencial para navegar por essas complexidades e encontrar as estratégias de tratamento mais eficazes para você.

Lembre-se, cada passo que você dá em direção a entender e cuidar de sua saúde como um todo é um passo em direção a uma vida mais plena e saudável. A jornada pode ser desafiadora, mas com o suporte adequado e uma abordagem integrativa, é possível alcançar um maior equilíbrio e bem-estar.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.