Tenho hipotireoidismo e coloquei o DIU hormonal a menos de um mês. Estou com sangramento constante d

2 respostas
Tenho hipotireoidismo e coloquei o DIU hormonal a menos de um mês. Estou com sangramento constante de nível leve. Pode ter alguma relação?
O DIU pode interferir ou agravar algo em relação a tireoide?
Dra. Isabela Lemos
Endocrinologista
Conselheiro Lafaiete
Bom dia!
O DIU não altera nada em relação ao seu tratamento da tireoide.
Este tipo de sangramento pode acontecer nos primeiros meses, e deve ser avaliado pela ginecologista, além de confirmar posicionamento do DIU com ultrassom.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Caroline Cunha de Oliveira
Endocrinologista, Nutrólogo, Médico clínico geral
São Paulo
Sua preocupação é compreensível, especialmente considerando seu histórico de hipotireoidismo e o recente uso do DIU hormonal. Vamos esclarecer alguns pontos sobre a relação entre o DIU hormonal e o hipotireoidismo, bem como o sangramento que você está experimentando.

O DIU hormonal libera uma quantidade pequena de hormônio levonorgestrel diretamente no útero, o que pode causar alterações no padrão menstrual, especialmente nos primeiros meses após a inserção. É comum que mulheres experimentem sangramento leve ou manchas durante esse período de ajuste, e isso geralmente se resolve com o tempo. Esse tipo de sangramento é uma resposta do corpo ao novo dispositivo e aos hormônios que ele libera.

Em relação ao hipotireoidismo, o DIU hormonal não interfere diretamente no funcionamento da sua tireoide ou no tratamento com levotiroxina. O hipotireoidismo é uma condição que afeta o metabolismo e a função de várias partes do corpo, mas o hormônio liberado pelo DIU atua localmente no útero e não afeta a produção ou a regulação dos hormônios tireoidianos. Portanto, seu tratamento para a tireoide não deve ser afetado pelo uso do DIU hormonal.

No entanto, é importante monitorar o sangramento e qualquer outro sintoma que possa surgir. Se o sangramento persistir ou se você tiver dúvidas sobre o posicionamento do DIU, é fundamental consultar sua ginecologista. Ela poderá realizar um exame físico e, se necessário, um ultrassom para confirmar que o DIU está corretamente posicionado e para descartar qualquer outra causa para o sangramento.

Enquanto isso, manter um registro do sangramento e de quaisquer outros sintomas pode ser útil para sua ginecologista na avaliação do seu caso. Além disso, continuar com seu tratamento regular para o hipotireoidismo e manter consultas de acompanhamento com seu endocrinologista garantirá que seus níveis hormonais estejam bem controlados.

A medicina integrativa enfatiza a importância de uma abordagem abrangente e personalizada para a saúde. Continuar a comunicação com seus profissionais de saúde permitirá um cuidado coordenado e eficaz, ajudando a resolver suas preocupações e a manter sua saúde em equilíbrio.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Especialistas

Bruno Ezequiel Paiva da Fonseca

Bruno Ezequiel Paiva da Fonseca

Generalista

São Paulo

Carolina Dardi Croce Azuaga

Carolina Dardi Croce Azuaga

Endocrinologista

São Paulo

Amanda Viana

Amanda Viana

Generalista

Salvador

Flavia Almeida

Flavia Almeida

Endocrinologista

Lavras

Fernanda Fernandes

Fernanda Fernandes

Médico clínico geral

Pouso Alegre

Paulo Ricardo Uruguai

Paulo Ricardo Uruguai

Geriatra, Internista

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 575 perguntas sobre Hipotireoidismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.