Tenho hipotireoidismo pq meu TSH estava muito alto mais depois do

2 respostas
Tenho hipotireoidismo pq meu TSH estava muito alto mais depois do uso do puran t4 25 mg estar normalizado .Mulheres com hipotireoidismo pode conseguir engravidar ou não.?
A preocupação sobre a fertilidade em mulheres com hipotireoidismo é compreensível e bastante comum. Felizmente, com o tratamento adequado e acompanhamento médico, mulheres com hipotireoidismo podem sim engravidar e ter uma gravidez saudável. O hipotireoidismo, quando não controlado, pode afetar a fertilidade devido ao desequilíbrio hormonal que pode interferir na ovulação. No entanto, o fato de seu TSH ter se normalizado com o uso de Puran T4 (levotiroxina sódica) é um excelente sinal de que sua condição está sendo bem gerenciada.

A levotiroxina sódica é o tratamento padrão para o hipotireoidismo e ajuda a repor o hormônio tireoidiano que o seu corpo não está produzindo em quantidade suficiente. Manter os níveis hormonais tireoidianos dentro da faixa normal é crucial, não apenas para a saúde geral, mas também para otimizar suas chances de concepção e garantir uma gravidez saudável.

Na medicina integrativa, entendemos que a saúde reprodutiva é influenciada por vários fatores, incluindo hormonais, nutricionais, emocionais e físicos. Portanto, além do tratamento medicamentoso, é importante considerar uma abordagem holística para a saúde durante o planejamento da gravidez. Isso pode incluir uma alimentação balanceada rica em nutrientes essenciais, manutenção de um peso saudável, gestão do estresse e atividade física regular, todos contribuindo para um ambiente favorável à concepção.

Se você está planejando engravidar, é recomendável discutir seus planos com seu médico, que pode ajustar a dose de levotiroxina conforme necessário para manter seus níveis hormonais otimizados para a gravidez. Além disso, o acompanhamento pré-natal precoce e regular é fundamental para monitorar a função tireoidiana e ajustar o tratamento ao longo da gravidez, garantindo o melhor desfecho para você e seu bebê.

Em resumo, mulheres com hipotireoidismo controlado têm todas as condições para engravidar e ter uma gravidez saudável. A chave é o manejo adequado do hipotireoidismo, tanto antes da concepção quanto durante a gravidez, com o apoio de uma equipe de saúde que entenda suas necessidades individuais.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Olá,
O hipotireoidismo é uma causa de infertilidade, mas quando tratado de maneira adequada, é possível engravidar. Por isso, o seguimento com um endocrinologista é essencial, para manter os exames de TSH dentro dos níveis adequados para cada trimestre da gestação.
Atenciosamente,
Dr Gustavo Koga
Médico Endocrinologista
CRM 188024/RQE 91863