Tenho laudo de autismo só com a CID 11 só que nenhum lugar está aceitando, vou pedir um novo laudo e

3 respostas
Tenho laudo de autismo só com a CID 11 só que nenhum lugar está aceitando, vou pedir um novo laudo eu posso pedir no mesmo tenha a CID 10 e CID 11, ou pode dar alguma burocracia porque no Brasil só a partir de 2027 e atualizar laudo é muito difícil. Eu preciso pq não consigo passar em entrevista de emprego
Se precisa de um laudo e um diagnóstico, deve consultar um psiquiatra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
De forma geral, no Brasil, até 2027, os laudos com CID-10 ainda são os aceitos oficialmente. A CID-11 já existe, mas não é exigida nem reconhecida na maior parte dos serviços. Por isso, o ideal é pedir ao médico que coloque os dois códigos no mesmo laudo. Isso não costuma gerar burocracia e facilita tanto o uso atual (com a CID-10) quanto a validade futura (com a CID-11).
Entendo sua situação, e de fato no Brasil ainda há um período de transição entre a CID-10 e a CID-11. A CID-11 está sendo implementada de forma gradual, mas muitos órgãos, empresas e sistemas ainda só aceitam a CID-10 oficialmente, principalmente para questões burocráticas, benefícios ou direitos relacionados à deficiência.

Você pode sim solicitar um novo laudo médico que inclua tanto a CID-10 quanto a CID-11. Geralmente não há impedimento para isso, mas o ideal é conversar com o profissional que emitirá o laudo, explicando que você precisa do código que seja aceito em processos de emprego e outros serviços. Assim, ele pode incluir o diagnóstico de autismo com ambos os códigos, indicando claramente o transtorno e suas características.

Fazer isso evita problemas burocráticos e não configura duplicidade indevida, porque você está apenas atualizando a informação para atender aos critérios aceitos atualmente. Mantendo ambos os códigos no laudo, você terá mais chances de ser reconhecido legalmente sem precisar esperar a mudança oficial completa em 2027.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.