Tenho lupus e meus olhos geralmente ficam vermelhos e doendo. Isso acontece por causa da doença ou pelo

3 respostas
Tenho lupus e meus olhos geralmente ficam vermelhos e doendo. Isso acontece por causa da doença ou pelo uso dos medicamentos (hidroxicloroquina, micofenolato, losartana e prednisona)?
Dr. Otávio Augusto Gomes da Paz
Reumatologista, Especialista em dor, Internista
Belém do Pará
Os olhos podem ser acometidos pelo próprio lúpus ou por uma doença associada conhecida como Síndrome de Sjögren.
Os medicamentos em geral não causariam.
Converse com seu reumatologista, pois uma avaliação oftalmológica ajudará a responder sua pergunta com toda segurança que merece.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prof. Ricardo Azêdo de Luca Montes
Médico clínico geral, Reumatologista
Rio de Janeiro
Dúvida importante.

O lúpus pode afetar os olhos causando esclerite por exemplo, já manifestações mais graves como uveíte são mais raras.

Não parece estar relacionada a medicamentos, o paraefeito mais comum é perigoso da hidroxicloroquina afeta uma área da retina chamada mácula que não causa vermelhidão pois se localiza no fundo do olho.

Outra possibilidade é a síndrome seca associada ou Síndrome de Sjögren em associação com o lúpus sistêmico, o que não é incomum.

Procure seu reumatologista de confiança.
Dr. Antonio Luiz Boechat
Reumatologista
Manaus
A Prednisona pode causar esta sensação. Além disso, enventualmente, pequenos cristais de cloroquina ou hidroxicloroquina insolúveis na lágrima podem causar irritação dos olhos. Colírios lubrificantes podem ajudar. Quando se está em uso de prednisona é interessante aferir a pressão dos olhos se os olhos estão vermelhos. Uma consulta complementar com oftalmologista pode ajudar.

Especialistas

Querolai Gadelha

Querolai Gadelha

Reumatologista

Porto Velho

Thalles Brandão Clemente

Thalles Brandão Clemente

Reumatologista

Colatina

José Sávio Menezes Parente

José Sávio Menezes Parente

Reumatologista pediátrico, Pediatra

Fortaleza

Maria Ana Vicente Guimarães

Maria Ana Vicente Guimarães

Reumatologista

Santo Antônio Da Platina

Luiz Eduardo Valente

Luiz Eduardo Valente

Reumatologista

Bauru

Laís Yurie Facimoto

Laís Yurie Facimoto

Reumatologista

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 373 perguntas sobre Lupus
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.