Tenho micro calcificação na mama pode vira câncer?

3 respostas
Tenho micro calcificação na mama pode vira câncer?
Ola. Microcalcificacoes mamarias podem representar uma serie de diagnosticos: desde condicoes benignas ate condicoes malignas. Alem da microcalcificacao, é necessárias saber se esta localizadas ou não, se são múltiplas, com formas distintas, se ha retração da mama ou se ha nodulacao associada. Sugiro que leve a sua mamografia para a avaliação de uma mastologista. Ele sabera avaliar melhor o exame e conseguira informar qual a investigação que necessita se realizada. Melhoras!

Virar câncer não, mas em mamas densas pode mascarar nódulos nesse meio. Acho interessante segui com seu mastologista/ Ginecologista, para fazer mamografia e RM mamas periódico. Se maior de 40 anos e aos 35 anos iniciar, caso tenha histórico em familiares com câncer de mama. E os nódulos, caso tenha, devem ser acompanhados e biopsiados, conforme aspecto/ quantidade e crescimento. Abraço
As microcalcificações em si apenas são um sinal na sua mamografia que pode ser um achado totalmente benigno como uma apresentação inicial de uma doença maligna. O que diferencia elas são sua distribuição na mama e a sua forma para definir se apresentam risco para doença maligna.
A melhor conduta é consultar com seu ginecologista e/ou mastologista para que ele avalie as imagens para definir que tipo de achado você possui e seu risco. O exame de escolha para sua avaliação é mamografia associada a aquisições de imagens complementares com ampliação da imagem para melhor definição dos detalhes desse achado.
O uso de ressonância magnética para avaliação de microcalcificações como única alteração não é recomendado, pois este é o achado que esse exame possui menor potencial para definir sua natureza (benigno x maligno) e inclusive pode se apresentar normal em alguns casos de tumores iniciais (Carcinomas insitu).
Sempre aproveite a consulta com seu médico para esclarecer suas dúvidas.