Tenho micro calcificação na mama pode vira câncer?

3 respostas
Tenho micro calcificação na mama pode vira câncer?
Ola. Microcalcificacoes mamarias podem representar uma serie de diagnosticos: desde condicoes benignas ate condicoes malignas. Alem da microcalcificacao, é necessárias saber se esta localizadas ou não, se são múltiplas, com formas distintas, se ha retração da mama ou se ha nodulacao associada. Sugiro que leve a sua mamografia para a avaliação de uma mastologista. Ele sabera avaliar melhor o exame e conseguira informar qual a investigação que necessita se realizada. Melhoras!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Virar câncer não, mas em mamas densas pode mascarar nódulos nesse meio. Acho interessante segui com seu mastologista/ Ginecologista, para fazer mamografia e RM mamas periódico. Se maior de 40 anos e aos 35 anos iniciar, caso tenha histórico em familiares com câncer de mama. E os nódulos, caso tenha, devem ser acompanhados e biopsiados, conforme aspecto/ quantidade e crescimento. Abraço
As microcalcificações em si apenas são um sinal na sua mamografia que pode ser um achado totalmente benigno como uma apresentação inicial de uma doença maligna. O que diferencia elas são sua distribuição na mama e a sua forma para definir se apresentam risco para doença maligna.
A melhor conduta é consultar com seu ginecologista e/ou mastologista para que ele avalie as imagens para definir que tipo de achado você possui e seu risco. O exame de escolha para sua avaliação é mamografia associada a aquisições de imagens complementares com ampliação da imagem para melhor definição dos detalhes desse achado.
O uso de ressonância magnética para avaliação de microcalcificações como única alteração não é recomendado, pois este é o achado que esse exame possui menor potencial para definir sua natureza (benigno x maligno) e inclusive pode se apresentar normal em alguns casos de tumores iniciais (Carcinomas insitu).
Sempre aproveite a consulta com seu médico para esclarecer suas dúvidas.

Especialistas

Adriano Meira Oliveira

Adriano Meira Oliveira

Mastologista, Cirurgião geral

Florianópolis

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Oncologista

João Monlevade

Silvia Nardozza Santerini

Silvia Nardozza Santerini

Oncologista

Sinop

Natália Polidorio

Natália Polidorio

Mastologista

Brasília

Gustavo Vasili Lucas

Gustavo Vasili Lucas

Oncologista

Curitiba

Aline Prado de Almeida

Aline Prado de Almeida

Mastologista, Ginecologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 235 perguntas sobre Câncer de mama
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.