Tenho muito medo de enlouquecer e medo de ficar esquizofrenica. Esse medo tem me angustiado demais e

29 respostas
Tenho muito medo de enlouquecer e medo de ficar esquizofrenica. Esse medo tem me angustiado demais e não tô conseguindo controlar tenho tido crises de choro por não conseguir tirar esse pensamento da mente. Será que isso vai acontecer?
Olá! Imagino o seu sofrimento com esses pensamentos. O primeiro passo é entender de onde vem essa preocupação. Apenas pensar que pode ter esquizofrenia não significa que você vá desenvolver esse transtorno, por pior que seja sentir esse medo. De qualquer modo, o indicado é buscar ajuda profissional (psicólogo ou psiquiatra) para verificar se existem sintomas de esquizofrenia ou tratar esse medo intenso. Estimo melhoras! Abraços.

Olá, pelo que descreveu, não parece um caso de esquizofrenia. Recomendo que procure um profissional da psicologia para avaliar e te ajudar a elaborar melhor os seus medos. Abç
Acredito que buscar terapia irá te ajudar muito, no sentido de você poder falar sobre seu medo e entender a origem dele. O medo de enlouquecer é, de certa forma, comum, mas isso está trazendo um sofrimento e angústia muito grande e é aí que se encontra o problema.

Não tenha receio de procurar ajuda e de cuidar de sua saúde mental, você não precisa carregar esses sentimentos sozinho(a).

Espero de alguma forma ter ajudado. Fico a disposição!
O medo de enlouquecer certamente deve trazer fortes angustias, paralisar... ainda mais quando esses diagnosticos sao colocados de formas tao aliatorias como hoje em dia...
Se for de interesse busque uma terapia para conversar sobre esse medo e o por que de vocé estar sentindo ele nesse momento ou ha algum tempo. Talvez você conseguindo erabolalo ajude nao só nesse lado mas em outros também.
Abs
Deve ser mesmo muito perturbador carregar esses pensamentos no seu dia-a-dia.
Mas fique tranquila. Os pensamentos de medo em si não são fatores pra o desenvolvimento de um quadro de esquizofrenia.
Busque fazer psicoterapia para que com o auxílio do terapeuta, você possa manejar melhor essas idéias que tanto lhe causam transtorno.
Que bom que está perguntando sobre! é muito importante pedir ajuda ou esclarecimento quando se está angustiada!
Bom... esses pensamentos e como consequência esses sintomas de choro excessivo e tristeza angustiante, fazem parte de dificuldades psicológicas que podem ser reconhecidas e até tratadas através da psicoterapia, que tem como objetivo tratar os problemas psicológicos como as fobias, ataques de ansiedade, depressão, além de dificuldades de relacionamento, etc.
Olá, primeiro é necessário identificar de onde vem esse medo e trabalhar os pensamentos que levam a essa situação. diante do seu sofrimento é necessário que busque ajuda de um profissional.
Olá, pelo conteúdo que você fala, essa demanda de pensamentos e medos tem te trazido muita angústia, procure ajuda de um psicólogo para entender esses medos e pensamentos e se organizar melhor .
Boa noite!! A causa exata da esquizofrenia não é conhecida, mas uma combinação de fatores, como genética, ambiente, estrutura e química cerebrais alteradas pode influenciar.Portanto sugiro que procure ajuda de um psiquiatra e um psicólogo pra ajudarem a esclarecer e medicar caso se faça necessário.Boa sorte e conte comigo.
Olá! Pensamentos intrusivos podem ser extremamente desconfortáveis e causar sofrimento! Procure um psicólogo, uma psicoeducação sobre a esquizofrenia pode amenizar esse medo, além de entender o porque tem esse medo. Tem algum caso na família? Tem tido alucinações ou delírio? São questões extremamente importantes para serem discorridas com um profissional, às vezes, não entender o que está acontecendo acaba sendo mais perturbador. Abraços!
Olá !
Convém você consultar um médico psiquiatra que poderá avaliá-la auxiliando-a nas suas dúvidas . Será a melhor forma de você ficar aliviada com os esclarecimentos do profissional . Ouça-o e siga suas orientações .
Você deve estar vivendo situações estressantes do ponto de vista emocional, e não está vendo saídas para a sua angústia. Esses pensamentos mostram como você não está sabendo lidar com as situações que está vivendo. Nada tem a ver com um quadro de esquizofrenia.
Como disseram todos os especialistas anteriores, procure a ajuda de um psicólogo. Abrindo seu coração para o especialista, você vai se sentir melhor e vai achar uma solução para tudo isso.
Olá. Provavelmente não. Seus sintomas parecem mais com uma forte crise de ansiedade do que o desencadeamento de uma esquizofrenia. Porém algum sofrimento psíquico se faz presente e é extremamente aconselhável a busca da ajuda de um profissional da saúde mental. Você precisa de cuidado. É importante estar atento à estes sinais de desconforto e buscar ajuda quando eles acontecem. Espero ter ajudado. Um abraço.
Olá! Existem algumas informações importantes sobre a esquizofrenia que você deve saber. A esquizofrenia é um transtorno caracterizado por fortes sintomas, como por exemplo, fala e pensamentos deslocados, algumas vezes levando a delírios ou crenças estranhas (p. ex., que mensagens estão sendo recebidas do espaço) e alucinações (ouvir vozes falarem dentro da própria cabeça). A esquizofrenia também, em grande parte, tem base genética, ocorrendo fortemente em famílias. Justamente porque ocorre em famílias, apenas uma certa proporção de pessoas tende a tornar-se esquizofrênica. Geralmente se inicia de forma gradual e não de repente (como em um ataque de pânico). Ou seja, não se torna esquizofrênico da noite para o dia. Pessoas esquizofrênicas exibem alguns dos sintomas leves por grande parte de suas vidas (p. ex. pensamentos estranhos e fala florida). Se essas características não tiverem sido percebidas em sua personalidade, a maior probabilidade é de você não se tornar esquizofrênica.
O medo de enlouquecer é um sintoma comum observado em pessoas que sofrem de algum Transtorno de Ansiedade. Busque ajuda de um Psicólogo e/ou Psiquiatra para que te ajude a lidar com o seu medo e o sofrimento gerado por ele.
Procure um psicólogo, na terapia poderá ser investigado a origem do seu medo, o profissional fara algumas investigações necessárias, se há caso na família e outros fatores que podem levar a esquizofrenia. As suas emoções estão desorganizadas, no processo terapêutico poderá saber de onde vem os pensamentos.
Olá! Lendo suas palavras, parece mais destacado o fato de um medo intenso estar te causando muito sofrimento. O medo de enlouquecer, de perder o controle, é muito típico na sociedade contemporânea em que se prega uma certa previsibilidade da vida como valor cultural. Talvez esse fator, associado a outras questões de sua biografia, possa ter contribuído para esse temor relatado. De toda forma, a angústia que está sentindo pode ser acolhida e trabalhada de forma transformadora em um ambiente de confiança com um profissional da área da psicologia ou psicanálise.
Olá, Pessoa! Acredito que meus colegas acima já tenham te dito tudo que há de fundamental nessa questão, só espero que, com tanta gente te dizendo pra procurar um psicólogo, você não pense que "psicólogo é pra loucos" - uma inverdade que acabou se popularizando por conta dos princípios da psicologia.
A verdade é que, se soubéssemos que vamos enlouquecer, todos nós aqui teríamos medo! Seria necessário, claro, ser possível dizer que alguém vai enlouquecer - e não é. Afinal, é uma condição séria, que é impossível conhecer por dentro até estar lá e, por isso, causa muita ansiedade. Não sei o que te fez acreditar que ficará esquizofrênica ou, o que significa para você ficar esquizofrênica: que tipo de controle isso te tiraria, ou que tipo de dependência causaria. Esse é o tipo de coisa que uma terapia te ajudaria a entender, conversando abertamente sobre isso, encarando de frente esse "enlouquecer" e aceitando que os medos são outros, as consequências, os desdobramentos disso. É um processo de autoconhecimento libertador e, caso ainda não tenha dado essa chance, reitero a recomendação.
Olá, ninguém se torna esquizofrênico porque quer ou por ter essa ideia fixa na cabeça. Esses pensamentos obsessivos podem ter alguma causa que deverá ser investigada. Te sugiro procurar um psicólogo para que ele investigue a causa e inicie contigo um tratamento psicoterapêutico para acabar com esse sofrimento.
Olá! Seria interessante você procurar um profissional para que ele pudesse investigar melhor essa angustia que você tem sentido, como surgiram esse pensamentos e planejar um tratamento terapêutico adequado. Boa sorte.
Olá! Procure uma ajuda psicológica para que possa ser realizada uma avalição.
Em poucas sessões você estará entendendo o que está te levando a sentir medo, e a partir disso você se sentirá melhor. Se cuide!
Olá, precisamos ver da onde surgiram esses medos, se existe alguém com esquizofrenia na sua família, se são crises de ansiedade. A psicologia cognitiva comportamental e um psiquiatra irá analisar seu caso individualmente. Espero ter te ajudado.
Olá! Realmente sentir medo é uma sensação muito ruim. Procure ajuda de um profissional. Entender o motivo do seu medo e avaliar as evidências dos seus pensamentos, vai ser importante para você aprender a lhe dar com seus medos, e consequentemente vai lhe causar um alívio emocional. Um abraço. Fico à disposição. Letícia de Paulo
Entendo o seu sofrimento e ao que parece, os sintomas específicos citados estão relacionados a transtorno de ansiedade. Neste caso, um tratamento precoce com psicoterapia é o mais adequado para que você consiga viver de uma maneira mais autônoma e aliviar essa sensação. Acredite, existe alternativa para lidar com isso! Sou Psicóloga que atua com foco em Ansiedade e falo muito sobre o assunto nas redes sociais. Fique à vontade para passar por lá para tirar todas as suas dúvidas. Estou à disposição para qualquer esclarecimento.
Olá, bom dia.
A angústia de viver com estes pensamentos diariamente deve ser muito grande e imagino que o sofrimento seja muito intenso.
Procurar por ajuda psicológica e psiquiátrica pode te ajudar bastante.
Mas aqui vou deixar uma observação, muitas vezes estes profissionais da saúde são tidos como "médicos de pessoas loucas" e não deixe que estes estigmas sociais influenciem em sua decisão de procurar ajuda.
Tanto o acompanhamento psicológico, quanto o psiquiátrico são recomendados para qualquer pessoa e muitas vezes são eles os responsáveis por ajudar pessoas a terem uma qualidade de vida melhor.
Desejo boa sorte e estou a disposição.
Olá! Não temos controle sobre os pensamentos que invadem a nossa mente e muitos inclusive são perigosos, que não nos ajudam em nada. Acreditar em tudo que a gente pensa e sente pode ser muito complicado e acabamos ficando presos dentro de nós mesmos. Com a psicoterapia é possível aprender a lidar com esses pensamentos e não absorvê-los. Modificando a maneira de pensar podemos mudar a nossa forma de sentir também. Espero ter te ajudado e fico à disposição. Um abraço!
Pensamentos de despersonalização podem ser uma ansiedade ainda não resolvida e um retraimento auto-imposto. Contudo, há tratamento psicológico.
Olá! O ideal nesse caso é procurar auxílio psicológico
Olá. Não é porque você pensa que vai acontecer. De qualquer forma, é importante buscar psicólogo para trabalhar esse medo. Abraço.
Ola. bom dia. Sinto por estar vivendo este medo. Mas lembre-se que pensamentos não são fatos. Onde te mostra a real possibilidade de que você tenha esquizofrenia? De onde vem este medo? Se acalme, e procure um psicólogo para entender melhor seus pensamentos e para saber lidar com eles. Me coloco a disposição para conhecer meu trabalho @psiluanamarys