Tenho muito medo e pensamentos intrusivos e obsessivos sobre ser pedo, mesmo no fundo eu tendo total

20 respostas
Tenho muito medo e pensamentos intrusivos e obsessivos sobre ser pedo, mesmo no fundo eu tendo total noção que nunca faria algo assim pra alguém. Fico ansioso, com medo e com os pensamentos a mil, principalmente os pensamentos de medo e os intrusivos. Tenho pesadelos com isso. As vezes acabo mexendo a cabeça e discordando com a minha própria voz real quando noto os pensamentos que não gosto. Isso é toc?
Lamento que você esteja passando por essa experiência tão angustiante. O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é caracterizado por obsessões, que são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e indesejadas, e compulsões, que são comportamentos ou atos mentais que uma pessoa se sente obrigada a realizar em resposta a uma obsessão.

Os pensamentos intrusivos sobre temas sensíveis e perturbadores, como o que você mencionou, são um tipo de obsessão que algumas pessoas com TOC podem experimentar. É importante ressaltar que a presença desses pensamentos não significa que a pessoa tenha intenção ou desejo de agir de acordo com eles. De fato, a maioria das pessoas com TOC acha esses pensamentos muito angustiantes e contrários aos seus valores e crenças pessoais.

No entanto, é fundamental que você saiba que apenas uma avaliação clínica detalhada com um profissional de saúde mental pode determinar se o que você está experimentando é TOC ou outra condição. O TOC é apenas um diagnóstico potencial entre muitos, e existem muitos fatores a serem considerados ao fazer um diagnóstico.

Se você está enfrentando qualquer tipo de angústia psicológica, é altamente recomendável buscar avaliação e apoio de um profissional de saúde mental. Eles poderão fornecer clareza, apoio e, se necessário, tratamento adequado para sua situação.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 200

Olá! O ideal é você fazer uma avaliação com profissional da psicologia para entendermos o motivo desses pensamentos intrusivos terem se instalado com tamanha intensidade em sua vida e rotina. Fico à disposição para te auxiliar a encontrar equilíbrio e qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130
Olá! Lamento que você esteja passando por isso.

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) de pensamentos sexuais, muitas vezes referido como "TOC sexual", é uma forma específica de TOC em que uma pessoa experimenta pensamentos sexuais intrusivos, indesejados e frequentes que causam ansiedade significativa. Esses pensamentos podem ser de natureza sexualmente explícita, perturbadora ou inapropriada, e geralmente não refletem os desejos ou valores da pessoa.

Embora você tenha descrito algumas características do TOC, não é possível garantir que esse seja o diagnóstico. Para tal, é necessário fazer algumas sessões de psicoterapia e compreender melhor estes pensamentos e se for o caso, iniciar o tratamento.

Eu tenho formação na área da sexualidade e atendo alguns pacientes com essa demanda, caso queira marcar uma sessão, fico à disposição!

Um forte abraço!
Olá. Primeiramente acho importante elucidar que TOC ouTranstorno Obsessivo Compulsivo para psicanalise é caracterizado por pensamentos ou atos que têm como função substituir conteúdos inconscientes insuportáveis, esses mecanismos protegem o material recalcado, mas o sujeito fica em um lugar de sofrimento e auto-recriminação. Por isso é importante que busque a ajuda de um psicanalista/psicólogo para que possa não só avaliar o quadro, mas também para oferecer um lugar de escuta e acolhimento, possibilitando encontrar saídas/elaborações para essas questões. Estou à disposição para maiores dúvidas e caso queira marcar uma entrevista!
O ideal seria você passar por uma avaliação com um psicólogo, para encontrar a raiz desses pensamentos, frequência e avaliar nível de prejuízos.
Os pensamentos intrusivos e obsessivos que você descreve, especialmente quando acompanhados de rituais ou comportamentos (como mexer a cabeça e discordar em voz alta), são características do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). No TOC, os pensamentos obsessivos frequentemente não refletem desejos reais ou intenções da pessoa, mas podem ser extremamente angustiantes. A resposta compulsiva, como mexer a cabeça, geralmente é uma tentativa de aliviar a ansiedade provocada pelo pensamento obsessivo. Vale ressaltar que ter pensamentos obsessivos sobre um tema perturbador não significa que você tenha ou vá agir de acordo com esses pensamentos. Entretanto, é crucial procurar apoio psicológico. Um psicólogo ou psiquiatra pode avaliar com precisão sua situação, fornecer um diagnóstico e sugerir intervenções terapêuticas eficazes (pois esta não é uma avaliação).
Olá, boa tarde. Dentre o que relatou o Transtorno obsessivo compulsivo é uma possibilidade diagnóstica, mas é necessário uma avaliação e colocar em questão outros fatores a serem considerados ao fazer um diagnóstico. Na psicoterapia você encontrará acolhimento para sua angústia, além de uma avaliação minuciosa e intervenções adequadas para te conduzir neste caso, e se for necessário te encaminhará para um acompanhamento em conjunto com o psiquiatra. Fico a disposição para conhecer meu trabalho, @psiluanamarys
Olá! Lamento que você esteja passando por um momento tão desconfortável! O seu relato contém muitas informações que poderiam se encaixar no diagnóstico de Transtorno Obsessivo Compulsivo, especialmente o que é informalmente chamado de "TOC Sexual". Nesse transtorno, a pessoa tem pensamentos intrusivos que causam elevada ansiedade associados a comportamentos compulsivos, que geralmente buscam aliviar a ansiedade (como o sacudir a cabeça e discordar que você referiu). Pessoas com esse tipo de TOC costumam sentir muito desconforto e sofrimento com esses pensamentos, especialmente porque vão muito contra os próprios valores morais. Contudo, é muito importante buscar um profissional da saúde mental para fazer uma avaliação mais aprofundada sobre o seu caso, pois são necessárias mais informações para fechar um diagnóstico. A partir da avaliação minuciosa, o psicólogo pode te ajudar a melhor enfrentar os pensamentos, abrindo mão dos rituais compulsivos e diminuindo o sofrimento. Espero que encontre a ajuda que procura e fico à disposição!
Olá, como você está?
Os pensamentos obsessivos são, em geral, considerados como expressões de processos mentais inconscientes e podem ser interpretados de diversas maneiras dentro do contexto da psicanálise.
odem causar grande incômodo e até duvidas diante da realidade. Quando acabamos focados nesses pensamentos , eles acabam até parecendo realidade. Compreender em que momentos eles aparecem, em que contexto a frequência deles podem auxiliar no entendimento. Quando você se vê acometido(a) por questões de ordem de saúde mental, chegando a atrapalhar a sua vida prática e te impedindo de estabelecer uma relação equilibrada com os meios aos quais você pertence (o Mundo ao seu redor e seu ambiente subjetivo) e com as pessoas com quem convive, talvez seja hora de buscar ajuda especializada. Pelo que me descreve, posso perceber o grau de sofrimento que tudo isso parece estar proporcionando a você.

Recomendo ajuda profissional com psicologo, pois no processo terapêutico um profissional da psicologia pode te ajudar a passar por isso, te auxiliar a entender sobre eles e pensar em estratégias de como se proteger deles diante de situações que possam disparar gatilhos. Caso queira ajuda, pode contar comigo. Espero ter ajudado. Abraço!
@leticiafernandespsi
É importante buscar ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra para obter um diagnóstico adequado e receber o suporte necessário. Lembre-se de que esses pensamentos não definem quem você é, e você não está sozinho nessa jornada.
Bom dia, você deve estar sofrendo bastante. Coisas assim tiram nossa paz... Você precisa com urgência de um tratamento combinado (psicólogo e psiquiatra). Fico a disposição caso queiras trabalhar isso.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 220
Seu relato parece bastante angustiante, como os colegas já falaram é MUITO importante que inicie tratamento psicológico e psiquiátrico o mais rápido possível. Em relação a ser TOC, pode ser, no entanto, pode ser outras psicopatologias, você só terá certeza quando estiver em acompanhamento psicológico.
Olá, como tem passado?
Me parece que juntamente a essas questões que tem feito você sofrer bastante e trazido muita angústia à sua vida existe algo a ser elaborado, falado e pensado sobre em uma terapia. Esses constantes pensamentos que se repetem, fazem você sofrer, ter pesadelos, ficar ansioso e angustiado pode estar a representar outra coisa, podem ter elementos aí para serem desembaraçados em torno da sexualidade, do contato com o diferente, de relações amorosas e familiares, pode assim ter uma gama de possibilidades a serem desvendadas por você em uma terapia com um(a) psicólogo(a) e assim tentar solucionar o que tanto te faz sofrer.
Espero ter ajudado, procure uma terapia, vai dar tudo certo, pode confiar.
Olá! O mais indicado seria procurar ajuda de um profissional da saúde qualificado, como um sexólogo(psicólogo) ou psiquiatra. Eles conseguirão investigar juntamente com você a origem desses pensamentos, através do seu histórico de vida, pra poder fechar seu diagnóstico. Caso se sinta confortável, estou à disposição.
Olá. Para poder chegar a um diagnóstico é preciso uma investigação. Independentemente do nome, é importante buscar tratamento para o que você relatou. Psicoterapia é o serviço indicado. Abraço.
Pode ser, mas pode ser outros transtornos ou causas. Gosto de focar nos sintomas w se eles te encomodam, busque um psicólogo se possívelTCc para te ajudar com recursos que ajudam a mudar sua forma de pensar, utilizando pra isso o que vx tem de melhor
sinto muito pelo que está sentindo e já te adianto que não há como fazer diagnósticos pela internet, mas pode ser sim sintoma relacionados a TOC, o mais importante, é que busque o mais breve possível, um profissional de Saúde Mental que possa te ajudar, quanto antes fizer isso, melhor será os seus resultados e é possível viver com melhor qualidade de vida apesa desta questão. Avalie a possibilidade de buscar terapia.
Olá! Pode ser TOC sim. Um dos sintomas do TOC é a presença de pensamentos obsessivos, os quais trazem muita ansiedade, sofrimento e o paciente os tenta afastar realizando neutralizações (comportamentos com efeito de "anular" os pensamentos); rituais (comportamentos repetitivos e estereotipados para "anular"os pensamentos) e evitações (comportamentos que visam evitar pessoas, locais e situações que podem gerar os pensamentos). O TOC é um transtorno tratado com psicoterapia em casos leves, e o tratamento combinado, psicoterapia e medicação nos casos moderados e graves. O profissional indicado para prescrever a medicação é o psiquiatra. A abordagem psicoterapêutica que apresenta maior eficácia para o tratamento do TOC é a Terapia Cognitivo Comportamental. Recomendo que você marque uma consulta com um psicólogo ou um psiquiatra e inicie o tratamento o mais breve possível, pois esses sintomas vêm trazendo sofrimento.
Olá, sinto muito que esteja passando por isso.
A partir desse breve relato não podemos diagnosticar, pra tanto é importante uma avaliação clínica aprofundada.

No TOC ao pensamento intrusivo causa muita angústia e pode gerar a necessidade de ações pra neutraliza-lo. Seria indicado utilizar técnicas de mindfulness para aprender a observar seus pensamentos sem julgamentos ou aprender a vê-los não tão concretos ou verdadeiros a ponto de necessitar neutraliza-los.

Espero ter ajudado.
Olá. Sei que enfrentar pensamentos obsessivos pode ser difícil, mas você é mais forte do que eles. Em psicoterapia podemos juntos compreender um pouco melhor de você pensar tanto nisso. Marque um horário com psicólogo para que você possa se sentir melhor. Abraço
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100