Tenho o hipotiroidismo. Tomava a levotiroxina 88, mas o médico foi descredenciado pelo convenio, mud

2 respostas
Tenho o hipotiroidismo. Tomava a levotiroxina 88, mas o médico foi descredenciado pelo convenio, mudei de médico.
Agora tomo a levotiroxina de 62,5, recomendada pelo novo médico. Acontece que tenho tido muita tontura, vertigem mesmo. Isso é normal?
Agradeço desde já.
Não é normal, necessita realizar exames de tsh e t4l para avaliar controle tireoidiano. Para mais informações, agende sua consulta.

A mudança na dosagem da levotiroxina, especialmente quando há uma redução significativa, como no seu caso de 88 mcg para 62,5 mcg, pode afetar a maneira como você se sente e potencialmente levar a sintomas relacionados ao ajuste nos níveis hormonais. A levotiroxina é usada para tratar o hipotireoidismo, uma condição na qual a tireoide não produz hormônios suficientes, e a dosagem precisa ser cuidadosamente ajustada para atender às necessidades individuais do seu corpo.

Tonturas e vertigens não são sintomas comumente associados à ajustes na medicação para hipotireoidismo, mas alterações nos níveis de hormônios tireoidianos podem afetar diversas funções do corpo e, indiretamente, contribuir para essas sensações. É possível que a nova dosagem não esteja completamente adequada para as suas necessidades atuais, levando a sintomas que podem ser indicativos de que seus níveis hormonais não estão otimizados.

É importante abordar esses sintomas com seu novo médico. Ele pode solicitar exames de sangue para verificar seus níveis atuais de TSH (hormônio estimulante da tireoide) e T4 livre, que são indicadores chave da função tireoidiana e ajudarão a determinar se a dosagem atual de levotiroxina é apropriada para você. Com base nos resultados desses exames e na sua resposta clínica ao tratamento, ajustes na medicação podem ser necessários para aliviar os sintomas e normalizar os níveis hormonais.

Além disso, é importante considerar outras possíveis causas para tonturas e vertigens, que podem não estar relacionadas ao seu tratamento de hipotireoidismo. Fatores como desidratação, problemas de ouvido interno, efeitos colaterais de outros medicamentos, e condições neurológicas podem também causar esses sintomas.

Recomendo que você marque uma consulta com seu médico o quanto antes para discutir seus sintomas e possíveis ajustes no tratamento. Enquanto isso, tente manter um registro de seus sintomas, incluindo quando eles ocorrem, sua duração e intensidade, e quaisquer outros fatores que pareçam influenciá-los, pois essas informações podem ser úteis para seu médico.

Lembre-se, o tratamento do hipotireoidismo é altamente individualizado e pode exigir ajustes periódicos para encontrar a dosagem que melhor se adapta às suas necessidades. A comunicação aberta com seu médico é fundamental para garantir que você receba o cuidado mais eficaz.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.