Tenho o hipotiroidismo. Tomava a levotiroxina 88, mas o médico foi descredenciado pelo convenio, mud

2 respostas
Tenho o hipotiroidismo. Tomava a levotiroxina 88, mas o médico foi descredenciado pelo convenio, mudei de médico.
Agora tomo a levotiroxina de 62,5, recomendada pelo novo médico. Acontece que tenho tido muita tontura, vertigem mesmo. Isso é normal?
Agradeço desde já.
Não é normal, necessita realizar exames de tsh e t4l para avaliar controle tireoidiano. Para mais informações, agende sua consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A mudança na dosagem da levotiroxina, especialmente quando há uma redução significativa, como no seu caso de 88 mcg para 62,5 mcg, pode afetar a maneira como você se sente e potencialmente levar a sintomas relacionados ao ajuste nos níveis hormonais. A levotiroxina é usada para tratar o hipotireoidismo, uma condição na qual a tireoide não produz hormônios suficientes, e a dosagem precisa ser cuidadosamente ajustada para atender às necessidades individuais do seu corpo.

Tonturas e vertigens não são sintomas comumente associados à ajustes na medicação para hipotireoidismo, mas alterações nos níveis de hormônios tireoidianos podem afetar diversas funções do corpo e, indiretamente, contribuir para essas sensações. É possível que a nova dosagem não esteja completamente adequada para as suas necessidades atuais, levando a sintomas que podem ser indicativos de que seus níveis hormonais não estão otimizados.

É importante abordar esses sintomas com seu novo médico. Ele pode solicitar exames de sangue para verificar seus níveis atuais de TSH (hormônio estimulante da tireoide) e T4 livre, que são indicadores chave da função tireoidiana e ajudarão a determinar se a dosagem atual de levotiroxina é apropriada para você. Com base nos resultados desses exames e na sua resposta clínica ao tratamento, ajustes na medicação podem ser necessários para aliviar os sintomas e normalizar os níveis hormonais.

Além disso, é importante considerar outras possíveis causas para tonturas e vertigens, que podem não estar relacionadas ao seu tratamento de hipotireoidismo. Fatores como desidratação, problemas de ouvido interno, efeitos colaterais de outros medicamentos, e condições neurológicas podem também causar esses sintomas.

Recomendo que você marque uma consulta com seu médico o quanto antes para discutir seus sintomas e possíveis ajustes no tratamento. Enquanto isso, tente manter um registro de seus sintomas, incluindo quando eles ocorrem, sua duração e intensidade, e quaisquer outros fatores que pareçam influenciá-los, pois essas informações podem ser úteis para seu médico.

Lembre-se, o tratamento do hipotireoidismo é altamente individualizado e pode exigir ajustes periódicos para encontrar a dosagem que melhor se adapta às suas necessidades. A comunicação aberta com seu médico é fundamental para garantir que você receba o cuidado mais eficaz.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Especialistas

Martha Rodrigues Sanjad

Martha Rodrigues Sanjad

Endocrinologista

Brasília

Rebeca Bandeira de Melo Cavalcante

Rebeca Bandeira de Melo Cavalcante

Endocrinologista

Manaus

Bruna Florencio

Bruna Florencio

Endocrinologista

Brasília

Fabio Mitsuhiro Satake

Fabio Mitsuhiro Satake

Cirurgião de cabeça e pescoço

Nova Lima

Bruna Scaglia

Bruna Scaglia

Endocrinologista

Posto Da Mata

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 830 perguntas sobre Doenças da glândula tireoide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.