Tenho pensamentos obsessivos, tenho medo de ter TOC! Como diferenciar TAG com pensamentos obsessivos

3 respostas
Tenho pensamentos obsessivos, tenho medo de ter TOC! Como diferenciar TAG com pensamentos obsessivos de TOC?
Se você tem pensamentos obsessivos frequentes e que interferem significativamente em sua vida, você tem transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). A não ser que você esteja chamando de "obsessivos" quaisquer pensamentos intrusivos, desagradáveis e repetidos - nesse caso, outros diagnósticos são possíveis, tais como depressão com sintomas ansiosos ou transtorno de ansiedade generalizada. No TOC, os pensamentos são percebidos quase sempre como ego-distônicos ou seja, a pessoa os vivencia como estranhos ao que ela realmente acredita e, habitualmente, são aliviados através de comportamentos repetitivos (visíveis ou na forma de pensamentos), que a pessoa se sente compelida a fazer (daí o nome de "compulsivo"), caso contrário se sente extremamente desconfortável. A execução repetida do ritual leva a um alívio por algum tempo mas, depois, os pensamentos retornam, desencadeados por diversos tipos de "gatilhos". No transtorno de ansiedade generalizada (TAG), os pensamentos predominantes são preocupações com eventos negativos que possam vir a acontecer ou que já estejam ocorrendo, mas de modo exagerado, desproporcional aos perigos e riscos que estes eventos envolvem ou à probabilidade de ocorrerem. Mas, para ter certeza, só mesmo consultando um psiquiatra. O autodiagnóstico leva a muitos erros.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Tanto o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) quanto o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) podem envolver pensamentos repetitivos e angustiantes, mas existem diferenças importantes entre eles.

De modo geral no TAG, esses pensamentos geralmente estão relacionados a preocupações excessivas e difíceis de controlar sobre diversos aspectos da vida, como saúde, trabalho ou segurança. São pensamentos baseados em cenários futuros, costumam ser mais difusos e não necessariamente levam a rituais ou compulsões.

Já no TOC, os pensamentos obsessivos são intrusivos, indesejados e muitas vezes desconectados da realidade, gerando um grande desconforto. Para aliviar essa angústia, a pessoa sente necessidade de realizar compulsões, como conferir, lavar as mãos ou repetir frases mentalmente, por exemplo. Em muitos casos há um tema mais prevalente que está presente nesses pensamentos.

Se esses pensamentos estão causando sofrimento significativo ou interferindo na sua rotina, o ideal é buscar um psiquiatra para uma avaliação detalhada e um tratamento adequado.
Dr. Thiago Miranda Sales
Psiquiatra
São Paulo
dúvida é muito comum, pois tanto o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) quanto o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) podem envolver pensamentos repetitivos e angustiantes, mas as características e o impacto desses pensamentos são diferentes. Vamos ver como diferenciá-los:

1. Pensamentos obsessivos no TOC
Natureza dos pensamentos: No TOC, os pensamentos obsessivos são frequentemente irracionais e envolvem medos extremos que a pessoa reconhece como excessivos, mas sente que precisa realizar um comportamento (compulsão) para aliviar a ansiedade.
Compulsões: A pessoa sente a necessidade de realizar um ritual ou ação repetitiva para neutralizar o medo ou a obsessão, como lavar as mãos várias vezes, checar se a porta está trancada, etc.
Impacto: Esses pensamentos e comportamentos são muito intrusivos, consumindo muito tempo e interferindo significativamente nas atividades diárias.
2. Pensamentos no TAG
Natureza dos pensamentos: No TAG, os pensamentos obsessivos geralmente estão relacionados à ansiedade generalizada e preocupações excessivas com situações cotidianas, como saúde, trabalho, ou relacionamentos. Esses pensamentos são muito angustiantes, mas não necessariamente irracionais como no TOC.
Falta de compulsão: No TAG, você pode ter pensamentos repetitivos, mas não sente a necessidade de realizar rituais para afastá-los. A ansiedade vem da preocupação constante e não de uma tentativa de controlar o medo por meio de ações repetitivas.
Impacto: Embora a ansiedade seja intensa, o foco é mais sobre preocupação constante do que sobre a necessidade de realizar ações para aliviar a ansiedade.
Principais diferenças:
TOC: Pensamentos obsessivos + compulsões (ações repetitivas para aliviar a ansiedade).
TAG: Pensamentos obsessivos relacionados a preocupações gerais, mas sem compulsões.
Se você está lidando com esses sintomas de forma contínua, pode ser importante conversar com um psiquiatra ou psicólogo para um diagnóstico mais preciso e iniciar o tratamento adequado.

Esclareci sua dúvida?

Estimo melhoras, Dr Thiago Sales

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.