Tenho periodontite aguda. Já usei aparelho duas vezes e sempre desisto. A última amoleceram meus dentes inferiores. Quem tem periodontite pode usar aparelho de ortodontia???
Dr. Luís Lago
Dr. Luís Lago
Dentista
Manaus
Olá, tudo bem? Muito obrigado por sua pergunta. Pacientes com problemas periodontais podem sim usar aparelho, desde que seja de uma forma adequada, observações clínicas e radiográficas confirmam e nos levam a acreditar que todo paciente seja ele saudável ou com problema periodontal, possam ter um tratamento ortodôntico, desde que os princípios básicos sejam executados e mantidos. A combinação de inflamação, forças ortodônticas e trauma oclusal pode produzir uma destruição mais acelerada dos tecidos de suporte. É clinicamente essencial que o tratamento periodontal seja realizado com a eliminação da placa antes da instalação do aparelho ortodôntico, e deve-se orientar muito bem o paciente quanto a higiene bucal.

Bom dia. O paciente com problema periodontal pode sim fazer tratamento ortodôntico, mas com alguns cuidados extras. Primeiro, vai precisar de acompanhamento com um periodontista e acompanhamento radiográfico durante o tratamento.
Outro cuidado é o profissional usar forças leves durante a movimentação dentária.
E também é necessário a colaboração do paciente em relação a higienização e ir nas consultas de controle com o periodontista.
Somando-se a isso, hoje temos aparelhos que não atrapalham a higienização dos dentes como os alinhadores (Invisalign e outros) e autoligados, que por não terem as borrachinhas, são mais fáceis de limpar.
Abraço e boa sorte.

Especialistas em Dentes tortos

Ailton de Oliveira Neto

Ailton de Oliveira Neto

Dentista

Brasília

Thiago Arruda

Thiago Arruda

Dentista

Maringá

Juliana Maria Wosch

Juliana Maria Wosch

Dentista

Colombo

Viladimir Santiago

Viladimir Santiago

Dentista

Brasília

Bruno Ecco

Bruno Ecco

Dentista

Ponta Grossa

Joyce Luiza Moreira Pereira

Joyce Luiza Moreira Pereira

Dentista

Campo Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 156 perguntas sobre Dentes tortos

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.