Tenho pitiriase versicolor a anos (foi diagnosticada pelo dermato). Porém, nenhum tratamento surtiu

4 respostas
Tenho pitiriase versicolor a anos (foi diagnosticada pelo dermato). Porém, nenhum tratamento surtiu efeito. Agora estou usando shampoo cetoconazol nas costas e comecei com fluconazol oral tbm. Se surgir efeito esse tratamento, automaticamente as manchas somem? Ou preciso tomar sol com na pele sadia?
O sol deve ser tomado depois que as lesoes fungicas sairem da pele para que a cor volte ao normal.Um abraco

Olá boa tarde!
Esta questão sobre a Pitiríase versicolor é ótima! A doença é causada por um fungo chamado Malassezia furfur e que é bastante frequente no nosso meio. A Malassezia é um fungo que se alimenta da oleosidade da pele; por isso geralmente ocorrendo no peito/ costas e pescoço principalmente. O fungo produz uma substância química que descolore a pele onde ele estava alojado. Após o tratamento correto, deve ocorrer a exposição solar controlada para repigmentar as manchas claras residuais. Infelizmente já existem muitos casos de resistência medicamentosa também a este germe. Sugiro que você avalie corretamente com um colega dermatologista para confirmar a micose (existem dezenas de doenças que se expresam por manchas brancas) e para elaborar um plano terapêutico adequado até a verdadeira resolução do quadro.

Infelizmente existem muitas doenças de pele que se apresentam de forma parecida mas são totalmente diversas.
O dermatologista está acostumado com elas!
Para ter certeza de ser realmente a ptiriase versicolor é necessario exame micologico e cultura . O fungo causador da ptiriase normalmente responde ao tratamento com os antifungicos tradicionais porém , é comum a recidiva! Deve-se prestar atenção no caso da pessoa apresentar apenas manchas brancas e ter o dx de p. versicolor pois, pode ser outra doença como a hipomelanose macular que no caso não irá responder com os antifungicos usados no tratamento da p. versicolor .Caso o dx esteja correto, o tratamento antifungico não faz desaparecer as manchas brancas residuais, é necessario uma exposição regular ao sol e pode demorar um tempo para repigmentar .
Cada caso é diferente , procure o seu dermatologista, pois você só deve se expor ao sol após ter terminado completamente o tratamento, se após o uso da medicação você Ainda não estiver curada você não deve pois pode recidivar.