Tenho pitiriase versicolor a anos (foi diagnosticada pelo dermato). Porém, nenhum tratamento surtiu

4 respostas
Tenho pitiriase versicolor a anos (foi diagnosticada pelo dermato). Porém, nenhum tratamento surtiu efeito. Agora estou usando shampoo cetoconazol nas costas e comecei com fluconazol oral tbm. Se surgir efeito esse tratamento, automaticamente as manchas somem? Ou preciso tomar sol com na pele sadia?
O sol deve ser tomado depois que as lesoes fungicas sairem da pele para que a cor volte ao normal.Um abraco

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá boa tarde!
Esta questão sobre a Pitiríase versicolor é ótima! A doença é causada por um fungo chamado Malassezia furfur e que é bastante frequente no nosso meio. A Malassezia é um fungo que se alimenta da oleosidade da pele; por isso geralmente ocorrendo no peito/ costas e pescoço principalmente. O fungo produz uma substância química que descolore a pele onde ele estava alojado. Após o tratamento correto, deve ocorrer a exposição solar controlada para repigmentar as manchas claras residuais. Infelizmente já existem muitos casos de resistência medicamentosa também a este germe. Sugiro que você avalie corretamente com um colega dermatologista para confirmar a micose (existem dezenas de doenças que se expresam por manchas brancas) e para elaborar um plano terapêutico adequado até a verdadeira resolução do quadro.

Infelizmente existem muitas doenças de pele que se apresentam de forma parecida mas são totalmente diversas.
O dermatologista está acostumado com elas!
Para ter certeza de ser realmente a ptiriase versicolor é necessario exame micologico e cultura . O fungo causador da ptiriase normalmente responde ao tratamento com os antifungicos tradicionais porém , é comum a recidiva! Deve-se prestar atenção no caso da pessoa apresentar apenas manchas brancas e ter o dx de p. versicolor pois, pode ser outra doença como a hipomelanose macular que no caso não irá responder com os antifungicos usados no tratamento da p. versicolor .Caso o dx esteja correto, o tratamento antifungico não faz desaparecer as manchas brancas residuais, é necessario uma exposição regular ao sol e pode demorar um tempo para repigmentar .
Cada caso é diferente , procure o seu dermatologista, pois você só deve se expor ao sol após ter terminado completamente o tratamento, se após o uso da medicação você Ainda não estiver curada você não deve pois pode recidivar.

Especialistas

Karina Frias

Karina Frias

Dermatologista

Salvador

Priscila dos Santos Costa

Priscila dos Santos Costa

Dermatologista

São Paulo

Camila Medeiros

Camila Medeiros

Dermatologista

Petrolina

Camila Fialho

Camila Fialho

Dermatologista, Especialista em medicina estética

São Paulo

Berenice Werlang

Berenice Werlang

Dermatologista

João Pessoa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 72 perguntas sobre Pitiríase versicolor
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.