Tenho problemas de ansiedade faz alguns anos. Este ano foi-me diagnosticado TOC de verificação. Fiz

9 respostas
Tenho problemas de ansiedade faz alguns anos. Este ano foi-me diagnosticado TOC de verificação.
Fiz medicação por 3anos, mas parei a 1mês atrás por iniciativa própria, pois não sinto diferença se tomar ou não.
Quero saber se caso decida engravidar, a ansiedade que sinto, pode prejudicar a gravidez?
Olá. Antes de engravidar, agende a sua consulta de rotina. Faça os seus exames periódicos. Use o ácido fólico.
A ansiedade não reduz a sua fertilidade, não dificulta uma gravidez e não fará mal para o seu bebê.
O ideal é que você inicie uma gravidez com a sua ansiedade em remissão ou estabiizada.
A gravidez pode ser um momento ansiogênico da vida da mulher. Você pode apresentar uma piora da sua ansiedade durante a amamentação e puerpério. É normal você enfrentar desafios durante o período gravidico-puerperal.
A psicoterapia pode ser fundamental para você.
A maior partes da medicações é compatível com a gravidez e amamentação. No entanto, converse com o seu médico sobre o seu tratamento e medicação antes de engravidar.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento.

O tratamento medicamentoso deve ser acompanhado por um médico. Deixar de usar, ou mesmo avaliar a troca por outra substância deve ser discutida com o médico.

A gravidez é como um marco para uma nova fase da vida da mulher e ainda que, você já tenha passado por uma gravidez sempre poderá haver novidades. É algo importante, envolto em preocupações, além do aumento de alguns hormônios. No seu relato parece que a ansiedade persistiu durante o uso da medicação. A ansiedade, também, poderá ser agravada no período da gravidez.

Logo, realizar um acompanhamento médico adequado e associar a psicoterapia, podem contribuir para a qualidade da gestação, para ser esse momento de Graça, descobertas, além das contribuições para a sua saúde mental.

Espero ter ajudado! Um forte abraço!
Olá, acredito que sim, sua ansiedade pode sim ser agravada com a gravidez, que é um período novo para a mulher. Não é só a modificação do corpo, mas engloba também uma série de expectativas e desejos que são colocados nesse bebê, na gestação. Por si só, a gravidez já seria suficiente para aumentar a ansiedade. Importante não só manter um acompanhamento com seu gineco/obstetra, mas também buscar apoio de uma equipe de psicologo e psiquiatra que juntos te apoiarão durante esse período.

Nenhuma medicação deve ser interrompida sem conhecimento médico, até por conta dos efeitos colaterais após tanto tempo de uso.

Espero ter ajudado.
Oi, verificado o diagnostico e não estando fazendo diferença a medicação como disse, podendo ser o diagnostico que não foi ao adequado ou a medicação não foi a correta ao tratamento.
O melhor seria você voltar ao medico e também por maior segurança ao diagnostico ver uma outra avaliação com outro medico. E para lhe ajudar a ansiedade e uma possível gravidez, um acompanhamento psicológico, aliados ao medico e na caso da gravides um medico na area ginecologista, vai lhe ajudar bastante em ambos. Não deixe de procurar ajuda, medica e também psicológica. Fara toda diferença no tratamento e resolução no levantamento diagnóstico.
Espero que tenha lhe ajudado e a disposição.
Olá!
É importante você discutir com o seu médico antes de fazer uma parada abrupta de qualquer medicamento, pois o ideal é que se isso acontecer, que seja retirado paulatinamente.
Depois de discutir com ele sobre a medicação e sobre o intuito de engravidar, seria importante você buscar uma ajuda psicológica. O processo terapêutico é importante para que você possa entender o "gatilhos" da sua ansiedade, como monitorá-la e como lidar com ela.
Abraço.
Olá! A retirada do remédio por conta própria não é a melhor solução. Converse com o seu médico sobre o que está achando do medicamento e assim ele poderá ajustar a dose ou até trocá-lo. Para que você tenha uma gravidez tranquila e estabilizada é necessário continuar o tratamento com seu psiquiatra, pois a gestação é um período em que a mulher sofre alterações hormonais, uma certa ansiedade diante do novo e seria de grande valia que você tivesse todas as facilidades de passar por este momento da melhor forma possível. Agora, falando sobre a importância da psicologia em todos os processos acima citados, afirmo que o acompanhamento com um psicólogo para o tratamento do TOC irá te ajudar expressivamente. A ansiedade ficará controlada e a gravidez será acompanhada de forma a te ajudar a lidar com os sentimentos e situações desconhecidas. Espero ter te ajudado. Abc
Ola! A ansiedade sempre nós prejudica de alguma forma e pensando em engravidar é uma decisão que envolve mais ansiedade ainda. É uma fase completamente desconhecida que gera um misto de vários outros sentimentos e sabemos que o estado mental da mãe contribui em muito para o bem estar do bebê. Sendo assim, é muito importante que estejas acompanhada por um profissional da psicologia. Quanto a parar por conta própria a medicação, pode também te trazer alguns prejuízos. É muito importante voltar ao profissional que te acompanhou para descontinuar ou não a medicação. Abraços e sucesso!
A ansiedade patológica prejudica o funcionamento do indivíduo em várias áreas, e durante uma gravidez não é diferente. Eu nunca recomendo que um paciente deixe de tomar uma medicação por conta própria; sempre encaminho para um psiquiatra competente, para ele recalibrar a medicação ou suspender de forma planejada. Você também pode se beneficiar de um tipo de terapia cognitivo-comportamental para TOC chamada "exposição e prevenção de resposta". É uma terapia comprovadamente eficaz para o tratamento do TOC.
Olá! É de extrema importância tratar da ansiedade na Gravidez. Tudo se altera na rotina da mulher que se descobre grávida! Hormônios, rotina, novos planos, corpo, muita expectativa em torno da notícia que pode ser de alegria ou não, devido ao momento de vida em que a pessoa se encontra. Sabemos que a gestação é motivo de alegria e felicidade e que se trata de saúde, mas muitas pessoas podem vir a nutri muitas inquietações que podem não ser legais, nem para a gestante e nem para o bebê. Todo comportamento em excesso, gera angústia e podem prejudicar na formação do bebê. O ideal, é que além do seu acompanhamento médico, você tenha um acompanhamento psicológico, para manter seu equilíbrio e evitar transtornos, como: Desequilíbrio emocional, elevação de pressão,palpitação cardiáca, pensamentos negativos, estresse, ganho de peso excessivo,entre outros sintomas. Uma terapia adequada, é altamente eficiente para seu controle emocional. É bom associar também a : Exercícios físicos dirigidos para seu estado, boa alimentação, boas noites de sono , meditação. Cuide-se , seu dia a dia , agora é novo e motivo de felicidade. Viver um dia de cada vez! Não pare medicação por conta própria, ansiolíticos , devem ser desmamados, Não deixe esta parte médica também sem uma boa orientação.