Tenho quase 30 anos, sou muito ansioso e demoro focar para realizar minhas atividades de estudo. Ser

18 respostas
Tenho quase 30 anos, sou muito ansioso e demoro focar para realizar minhas atividades de estudo. Seria útil uma avaliação com neuropsicólogo? Se sim, quantas sessões dura essa avaliação, em média? Preciso colocar no papel quanto investiria em R$ já que não tenho plano de saúde.
Olá,

não precisa ser um neuropsicólogo necessariamente, já que buscar um especialista é mais custoso do que primeiramente ser avaliado por um profissional mais generalista.

Você poderia ser avaliado por um médico clinico geral que poderia verificar a necessidade de algum acompanhamento com especialista. No posto de saúde próximo a sua residência você poderia encontrar profissionais para o auxiliarem num primeiro momento.

No campo das especialidades, além do neuropsicólogo, um psicólogo que trabalhe com avaliação psicológica (pois temos de ter testes para isso e nem todos os possuímos na clínica), um terapeuta ocupacional ou psiquiatra também poderiam avaliá-lo.

Espero ter ajudado.

Parece ser procrastinação o que você está descrevendo, uma terapia seria o mais indicado
Olá,
Geralmente a avaliação neuropsicológica é indicada, quando a falta de foco traz prejuízos nas seguintes áreas, acadêmica, profissional ou pessoal. Mesmo neste casos, é necessário antes passar por uma entrevista com neurologista ou psicólogo/neuropsicólogo para esclarecer se a ansiedade gera a falta de foco, e neste caso indico o processo terapêutico na abordagem Cognitivo comportamental (TCC). Ou investigar se a ansiedade é reflexo da dificuldade no foco para concluir tarefas. Entender como foi sua trajetória escolar afim de saber se a falta de atenção/concentração o acompanha desde a infância. Se esse for o caso, o mais indicado seria passar por uma avalição Neuropsicológica onde é investigada através de testes neuropsicológico atenção, memória, foco, velocidade de processamento, podendo identificar ou descartar algum transtorno de atenção com o TDAH por exemplo.
Ao final da avalição é elaborado um relatório com o que foi observado através dos testes e a indicação do tratamento mais adequado para sanar sua queixa.
Olá! Seu relato de ansiedade e dificuldade de concentração indica que esses problemas estão afetando sua qualidade de vida, então é importante buscar atendimento psicológico para tratar essas questões. As sessões de terapia podem ser úteis por ajudarem a compreender a origem e evolução dos sintomas, além de fornecerem técnicas para lidar com eles de maneira funcional e reduzir a ansiedade. Os valores das sessões de terapia costumam variar entre 100 e 400 reais, mas existem psicólogos que oferecem atendimentos por valores sociais mais acessíveis.

Todavia, se você suspeita que seus sintomas possam ser decorrentes de TDAH ou outros transtornos, ou se deseja uma avaliação neuropsicológica para analisar seu funcionamento cognitivo, emocional e comportamental, recomenda-se buscar esse tipo de avaliação. Geralmente, uma avaliação neuropsicológica envolve de 6 a 15 sessões, com frequência de 1 ou 2 sessões por semana com duração estimada de 30 minutos a 1h30. Os valores das avaliações neuropsicológicas geralmente podem ser parcelados e variam entre 1500 e 4000 reais quando incluem a emissão de um laudo. Esse documento é útil em situações onde é necessário comprovar o diagnóstico, como em empresas, escolas ou outras instituições que exigem essa validação. No entanto, caso você não necessite disso, é possível encontrar por valores mais acessíveis, e é importante saber que a avaliação e o feedback fornecidos pelo profissional serão os mesmos. Se você tiver qualquer dúvida adicional, sinta-se à vontade para perguntar.
Olá conforme descreveu a ansiedade e a dificuldade em focar nos estudos não necessariamente se faz necessário a busca por um neuropsicólogo. Buscar um psicólogo que possa ouvir e compreender os sintomas detalhadamente pode ser mais assertivo em seu diagnóstico e encaminhamento.
Olá! Espero que esteja bem!

Sim, uma avaliação com um neuropsicólogo pode ser útil para investigar suas dificuldades de concentração e ansiedade. Um neuropsicólogo pode ajudar a identificar possíveis causas neurocognitivas ou neuropsicológicas subjacentes a essas dificuldades.

Em relação ao número de sessões necessárias para uma avaliação neuropsicológica, pode variar dependendo do profissional e da complexidade do caso. Geralmente, são necessárias de duas a quatro sessões para realizar a avaliação completa. Isso inclui entrevistas iniciais, testes neuropsicológicos, análise dos resultados e devolutiva ao paciente. No entanto, esse número pode variar dependendo das necessidades individuais.

Quanto aos custos, eles podem variar de acordo com o profissional, localização e outros fatores. Recomendo que você entre em contato diretamente com neuropsicólogos em sua região para obter informações sobre os custos envolvidos. Além disso, é válido verificar se existem opções de pagamento parcelado, descontos ou programas de atendimento de baixo custo disponíveis.

Em relação ao acompanhamento psicológico para lidar com a ansiedade, é altamente recomendado buscar a ajuda de um psicólogo. A terapia pode ajudar a desenvolver estratégias de enfrentamento para a ansiedade, melhorar a concentração e promover o bem-estar geral. A frequência e a duração das sessões de terapia variam de acordo com as necessidades individuais e a abordagem terapêutica utilizada. Geralmente, as sessões ocorrem semanalmente, mas isso pode ser ajustado conforme necessário.

Caso não possua plano de saúde, considere buscar serviços de saúde mental em instituições públicas, universidades com cursos de psicologia ou clínicas que oferecem atendimento a preços reduzidos. Essas opções podem proporcionar acesso a serviços de qualidade a um custo mais acessível.

Lembre-se de que investir em sua saúde mental é uma prioridade importante, e existem recursos disponíveis para ajudá-lo. Procure profissionais qualificados e comprometidos em oferecer o suporte necessário para lidar com a ansiedade e melhorar sua qualidade de vida.

Um forte abraço!
Como você está? Percebo a sua ansiedade e preocupação em querer controlar toda a situação. Você poderia descansar ao relatar estes sentimentos em uma sessão de psicoterapia. Ao compartilhar desta preocupação com o custo do tratamento, percebo a sua responsabilidade e precisamos verificar o quanto você tem adiado esta ajuda por achar que não conseguiria pagar por isto. Precisamos olhar para os benefícios que a saúde mental trará para o seu desempenho profissional e para outros relacionamentos pessoais. Este custo pode ser compreendido como investimento pessoal. Estou a disposição para eventuais questionamentos. Abraços.
Oie! A avaliação neuropsicológica pode te ajudar. Através dela é possível avaliar como está sua memória, sua atenção, funções executivas, humor, ansiedade e várias outras funções cognitivas. Assim que você entender suas potencialidades e dificuldades, fica mais fácil encontrar formas para focar e sustentar a atenção. Sou neuropsicóloga e estou a disposição pra explicar melhor. Caso queira, pode entrar em contato :)
Olá, a avaliação neuropsicológica tem duração em média de 6 a 10 sessões; a maioria dos profissionais cobra um pacote; valor fechado pela avaliação; eu acho fundamental em casos onde há queixa cognitiva (no caso atencional) e não somente emocional realizar uma avaliação neuropsicologica; veja a ansiedade pode sim influenciar na atenção e funções executivas; entretanto pode também tratar-se de um quadro de TDAH por exemplo onde o que você chama de ansiedade pode ser hiperatividade; onde existe procrastinação; problemas de foco, etc. Somente uma avaliação completa é capaz de realizar um diagnóstico diferencial; inumeros fatores e patologias podem resultar nos sintomas que você cita. É necessário uma avaliaçao completa; QI, memoria, aten;cão, funcões executivas, humor, ansiedade, escalas e entrevistas. Assim é possível entender realmente o que acontece com você e suas principais facilidades e dificuldades. O valor da avaliação vai depender da região e da expertise do profissional, sendo muito variavel.
Olá, a ansiedade e a dificuldade de focar e de fazer tarefas tem sido um sintoma comum na atualidade devido à quantidade de demandas e atividades à serem feitas.
Mas, a partir de acompanhamento com um psicólogo, é possível trabalhar acerca dessa questão através da fala, compreendendo o que causa esse tipo de comportamento, de onde e desde quando eles aparecem, quais e porque essas distrações ocorrem.
A ansiedade pode ser tratada com a terapia e analise para que seja possível encontrar novas maneiras de lidar com isso que te aflige. Espero ter ajudado. Estou à disposição.

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 170
Boa tarde, um neuropsicologo, um psicólogo ou um psiquiatra podem te ajudar no diagnóstico. Mesmo assim, o tratamento da ansiedade, quando ela provoca prejuízos ou mal estar na pessoa, muitas vezes precisa de um acompanhamento terapêutico para entender os motivos, entender os sintomas e aprender recursos para lidar com algumas situações.
Olá, seria interessante procurar um Psicólogo Neuropsicólogo, para entender qual real necessidade do seu caso, se requer uma avalição neuropsicológica ou somente a psicoterapia ajudaria. Sobre a duração da avaliação, em media 12 sessões, porém varia de acordo a necessidade.
Fico à disposição para esclarecer qualquer dúvida.
Seria útil uma avaliação com neuropsicólogo?

Não, porque não esta falando de dano neuronal nenhum.
È útil uma entrevista com Psicólogo, porque claramente sua atenção esta focada numa situação, e problema específicos.
Venha a investir numa consulta!
Olá. Sugiro procurar, primeiramente, um psicólogo (a), para que, através de uma escuta especializada e o seu discurso sobre as dificuldades por que passa, no tocante à dificuldade de foco e ansiedade, nos seus estudos, possam estar mais esclarecidas (dificuldades/queixas|) e evidentes, para avaliar-se a necessidade de uma consulta ao neuropsicólogo, com intuito de Avaliação Psicológica, via sessões e testes, é mesmo necessária, ou se, com sessões de terapia com um psicólogo (a), poderá descobrir a origem e a evolução deste processo de falta de foco e dificuldade de dar continuidade às atividades necessárias, de estudo e outras, e, assim, estar de posse de técnicas e instrumentos da psicologia/psicoterapia, para modificar os seus pensamentos, emoções e comportamentos. E, assim, minimizar estes prejuízos e/ou aprender a lidar com estes, de maneira produtiva e eficaz.
Olá, penso que você pode fazer uma conversa com psicólogo para entender melhor a sua questão e possibilidades de tratamento. As avaliações dependem muito de cada caso, minha orientação é que sejam feitas ao menos 3 sessões. Abraço
Oi, tudo bem? Se está na dúvida quanto a avaliação, uma consulta com um profissional poderá te ajudar quanto a necessidade ou não da avaliação. Normalmente fazemos entre 6 e 10 sessões, entre entrevistas, testagens, observação. É um processo especializado, que não se resume a testes, mas também uma visão clínica mais ampla dos resultados. Quanto aos valores, vai depender da sua região, valores variam muito.
Olá! Como vai? Todos estão propensos a ter desatenção ao longo da vida, podendo atenuar-se em momentos de estresse físico e emocional. A desatenção, assim como a ansiedade, possui uma gama variada de causas, indo além de uma análise baseada apenas em psicodiagnóstico ou psicopatologia.
Diante disso, sugestiono um acompanhamento psicanalítico para compreender quais são os motivos que que te levam a ter dificuldade em focar em suas atividades e estudos.
Os valores variam de acordo com cada profissional.
Espero ter ajudado! Abraços
A avaliação neuropsicológica tem duração em média de 6 a 10 sessões. Se a falta de foco traz prejuízos no seu dia a dia vale a pena sim investigar. Alguns transtornos como depressão e ansiedade crônica ou recorrentes trazem prejuízos para algumas funções cognitivas como memória, atenção e vocabulário.