Tenho sii e sinto dor abdominal e diarreia só pela manhã, fiz calprotectina fecal deu 5,5mg, será qu
3
respostas
Tenho sii e sinto dor abdominal e diarreia só pela manhã, fiz calprotectina fecal deu 5,5mg, será que é preciso fazer enterorressonancia? Ou é mesmo sii?
É síndrome do intestino irritável.
Calprotectina normal (5,5) descarta inflamação.
Não precisa enterorressonância agora.
Calprotectina normal (5,5) descarta inflamação.
Não precisa enterorressonância agora.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Quando a calprotectina fecal vem muito baixa, como no seu caso, isso geralmente indica que não há sinais de inflamação intestinal ativa. Em situações assim, o quadro costuma ser mais compatível com Síndrome do Intestino Irritável (SII), que realmente pode causar dor e diarreia principalmente pela manhã.
A enterorressonância costuma ser indicada quando há suspeita de doenças inflamatórias, como doença de Crohn — o que não é sugerido pelo seu exame.
De forma geral, com esse resultado, o mais comum é que seja mesmo SII, mas a decisão final sobre exames adicionais deve ser feita em consulta presencial, avaliando seus sintomas
A enterorressonância costuma ser indicada quando há suspeita de doenças inflamatórias, como doença de Crohn — o que não é sugerido pelo seu exame.
De forma geral, com esse resultado, o mais comum é que seja mesmo SII, mas a decisão final sobre exames adicionais deve ser feita em consulta presencial, avaliando seus sintomas
Esse valor da calprotectina fecal (5,5) é normal e bem baixo. Na prática, isso quase sempre afasta doenças inflamatórias do intestino, como Crohn ou retocolite. Quando existe inflamação de verdade no intestino, esse exame costuma vir alto. Então, esse resultado é um sinal de alívio. O tipo de sintoma que você descreve, dor abdominal e diarreia principalmente pela manhã, combina muito com síndrome do intestino irritável (SII). Nessa condição, o intestino é mais sensível e reage a estresse, ansiedade, rotina e alimentação, mas não está machucado nem inflamado. Por isso, exames mais complexos, como a enterorressonância, geralmente não são necessários quando não existem sinais de alerta, como sangue nas fezes, emagrecimento sem explicação, anemia ou sintomas que acordam você à noite. O mais provável é mesmo SII, e o foco costuma ser ajustar alimentação, rotina e tratar os sintomas.
Perguntas relacionadas
- Tenho síndrome do intestino irritável e estou com dor abdominal e diarreia uma vez por dia pela manhã com fezes moles e muco, já fiz colonoscopia há 2 anos e enterorressonancia há 5 anos e deram normais, fiz agora calprotectina fecal deu 5,5mg, será necessário fazer enterorressonancia?
- Estou tento sangramento anal e as fezes sai como se estivesse rasgando. Tem tempo que melhora e tempo que piora, mesmo sem eu está ressecada. Qual especialista devo buscar? O que fazer?
- Fiz uma cirurgia de pterígio pelo multirao ainda não tem 30 dias e apareceu uma bolinha no canto do olho estou super preocupada, posso procurar um oftalmologista q não fez a cirurgia para avaliar?
- O médico do PA pediu ao meu namorado pra tomar azitrophar pois o exame dele de urina deu infecção e tbm receitou pra mim o mesmo porque temos relação sexual. Mas o remédio está me causando dor de estômago,diarreia e gases, isso é normal ou devo procurar opinião de outro médico para o meu caso…
- Tomo desogestrel a 3 anos, escitalopram a quase 1 ano e voltei com o roacutan (dias alternados) a alguns meses. Ultimamente estou tendo escapes quase intensos e cólicas, isso perdura por quase duas semanas. É normal?
- A duas semanas fiz sexo sem camisinha (6 dias após tomar a injeção mensal), tomo a injeção corretamente mas estou com atraso na menstruação, o que fazer? pode ser gravidez?
- Pode beber enquanto se faz uso de Mounjaro? No caso bebo todo dia.
- Irei fazer uma artroscopia do ombro direito e irei necessitar de anti-inflamatórios no pós-operatório. No entanto, tenho RCU em remissão em uso do Simponi e não poderei usar AINEs. E agora ?
- Boa noite meu paí está com uma lesão muito anos na palma dos pés que na cicatriza,já fez várias exames mas os médicos dizem que não tem nada nos resultados. O que fazer? Qual especialista devo buscar?
- quem toma fenobarbital pode usar anticoncepcional? pergunto pois fui em várias ginecologistas e todas tem opiniões diversas. A primeira me disse que eu poderia usar apenas o cerazette, descartando a possibilidade do implanon e outros métodos. Outra disse que o DIU de Cobre seria uma boa opção.…
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.