Tenho sindrome da cauda equina, e tomo Etna, e outras vitaminas para ajudar a reparar o nervo. Já operei
Tenho sindrome da cauda equina, e tomo Etna, e outras vitaminas para ajudar a reparar o nervo. Já operei e retirei a hernia que causou a SCE... Gostaria de saber, se tomar terere (erva mate) que tem muita cafeina, atrapalha na absorção das vitaminas e do Etna...
4 respostas
Não há na literatura informações acerca da influência da alimentação sobre a absorção dos princípios ativos específicos do ETNA. Porém a absorção principalmente da Vitamina B12 pelo corpo é um processo muito complexo e delicado que pode ser perturbado por uma variedade de fatores. Na dúvida, o ideal é tomar a medicação e esperar pelo menos 1 hora para tomar o terere para garantir a melhor absorção do produto.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Olá. Com relação ao Etna não há dados na literatura sobre interação com a erva utilizada no terere. Porém a erva utilizada (Ilex Paraguariensis) é rica em tanino e pode sim alterar a absorção de minerais: cálcio, ferro, zinco, magnésio.
Olá! Sim, as bebidas ricas em cafeína afetam um pouco a absorção de algumas vitaminas. No entanto, a dose ministrada via medicamentos é bem alta. Então,se você tiver uma boa alimentação e tomar uma quantidade moderada desta bebidas, não chega a comprometer a eficácia da sua medicação. Boa sorte no seu tratamento :)
Olá! Boa pergunta. Vou separar em partes: **1) Etna (citicolina) e cafeína:** Não há interação clinicamente relevante descrita entre citicolina e cafeína. O Etna age na síntese de fosfolipídios da membrana neuronal, e a cafeína não interfere nesse mecanismo nem na sua absorção. **2) Vitaminas do complexo B (geralmente prescritas em neuropatias — B1, B6, B12) e cafeína:** - A cafeína tem efeito diurético leve, o que pode aumentar discretamente a excreção urinária de vitaminas hidrossolúveis (complexo B e C), mas em doses habituais de tereré/chimarrão isso não tem impacto clínico significativo. - A erva-mate contém taninos, que em teoria podem reduzir a absorção de ferro não-heme (vegetal) e, em menor grau, de algumas vitaminas, se consumida junto com as refeições ou com o suplemento. **Recomendação prática:** - Evite tomar o tereré junto com o suplemento. Dê um intervalo de pelo menos **1 a 2 horas** entre o tereré e o horário das vitaminas/medicação. - Mantenha boa hidratação com água ao longo do dia, já que o efeito diurético da cafeína aumenta a perda de líquidos. - Consumo moderado (1 a 2 cuias por dia) é seguro e não compromete o tratamento. Espero ter ajudado e desejo boa recuperação!
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.


