Tenho síndrome do Pânico, TOC, depressão e ansiedade, tomo escitalopram (Exodus) desde 2019, e ele c

2 respostas
Tenho síndrome do Pânico, TOC, depressão e ansiedade, tomo escitalopram (Exodus) desde 2019, e ele conseguiu tratar a síndrome do Pânico em 4 anos, parei de tomar por um tempo e tomei revoc, o que me deu convulsões e consequentemente a volta da síndrome do Pânico. Voltei a tomar o Exodus para o pânico e estava segurando as crises, até eu aumentar de 15 para 20 mg (já fazem uns 4 meses), a ansiedade piorou, a depressão, voltaram as crises de pânico e agora estou em uma que está aparecendo todos os dias há alguns dias, meu corpo não consegue relaxar e tenho diversos sintomas pós crise como fraqueza, tremores no corpo inteiro, enxaquecas (que aumentaram quando aumentei a dose também), muito medo, diarréia e falta de apetite. Eu gostaria de uma segunda opinião sobre o que pode estar acontecendo comigo, estou passando por um sufoco muito grande, a pressão aumentou e está tudo muito complicado. Será que meu corpo acostumou ao remédio? Será que a dose tá me fazendo mal? Alguma ideia do que posso fazer? Já tenho psiquiatra e psicóloga, mas gostaria de ajuda sobre o que pode ser
Boa tarde! Em alguns casos, é possível que o quadro seja refratário ao uso de algumas classes de medicamentos e seja necessário utilizar outros remédios que atuem de maneira diferente na ansiedade e na depressão e para TOC. Para além do tratamento medicamentoso, pode ser necessária mais de uma abordagem psicoterápica direcionada para cada questão a ser trabalhada. De todo modo, o mais importante é a relação que você constrói com os profissionais que estão envolvidos no seu cuidado. Se você se sente escutado e acolhido e vê o trabalho sendo feito de maneira competente, sugiro que persista. Caso contrário, pode ser importante uma segunda opinião. Não perca as esperanças, é possível viver melhor!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Após aumentar o escitalopram de 15 mg para 20 mg, houve piora significativa da ansiedade, depressão e retorno das crises de pânico, que passaram a ocorrer quase diariamente, além de sintomas físicos intensos (tensão constante, tremores, fraqueza, diarreia, falta de apetite, enxaqueca e aumento da pressão). Essa piora pode estar relacionada a ativação excessiva ou má tolerância à dose mais alta, especialmente considerando o histórico de interrupção do medicamento e convulsões, que podem ter deixado o sistema nervoso mais sensível. Não parece apenas perda de efeito do remédio, mas possivelmente um efeito paradoxal da dose atual, devendo ser discutido com o psiquiatra ajuste de dose ou mudança de estratégia terapêutica.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.