Tenho TAG, mas a maioria das medicações me causa despersonalização e outras não consigo me adaptar,

5 respostas
Tenho TAG, mas a maioria das medicações me causa despersonalização e outras não consigo me adaptar, existe algum medicamento para essa doença que não cause esse efeito colateral?
Prezado(a),
Primeiramente, considere os diagnósticos diferenciais do TAG. TAG não é uma “ansiedade muito forte”, tem sintomas específicos.
Na maioria das vezes, os sintomas de ansiedade são apenas a ponta do iceberg, enquanto os transtornos de personalidade compõem o bloco submerso desse.
Traços de personalidade obsessiva ou de personalidade paranóide são o substrato necessário para os sintomas de ansiedade.
Vale a pena informar-se sobre isso e até considerar medicações de outras linhas, como os próprios antipsicóticos (que não deveriam ser chamados dessa forma).
Espero que fique bem logo.

Não existe medicamento sem efeito colateral potencial, o que não significa que você terá os efeitos colaterais descritos. Por vezes, pacientes ansiosos têm crenças e preocupações (relacionadas às medicações) que podem precipitar ou piorar sintomas, confundindo com efeito colateral direto - isso deve ser abordado através de psicoeducação e psicoterapia. De qualquer modo, as abordagens não medicamentosas ajudam muito nos casos de TAG: psicoterapia, atividade física, exercícios de respiração, mindfulness, meditação, etc.
Todo medicamento possui efeito colateral, contudo, informe ao seu psiquiatra o que está ocorrendo para que o mesmo realize os devidos ajustes. Lembrando que para uma maior eficácia no tratamento com a TAG o ideal é a psiquiatria e psicoterapia em conjunto.
Olá! O recomendado é que converse com o seu médico e informe os efeitos colaterais apresentados para uma orientação adequada. Em paralelo, procure acompanhamento terapêutico com psicologo para tratar as causas que estão gerando a TAG. Os dois acompanhamentos, médico e terapêutico, são fundamentais para a evolução do tratamento. Um abraço.
A despersonalização é um possível efeito colateral de muitos medicamentos utilizados para tratar a ansiedade e transtornos de ansiedade, incluindo a TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada). Porém, cada pessoa pode reagir de forma diferente aos medicamentos e pode ser necessário testar diferentes opções para encontrar a que funciona melhor para você, com o menor número de efeitos colaterais possíveis.

Algumas opções de medicamentos para a TAG que podem apresentar menos efeitos colaterais, incluindo despersonalização, são:

Buspirona: um ansiolítico que age de forma diferente dos benzodiazepínicos e antidepressivos. Pode levar algumas semanas para que comece a fazer efeito e pode ser menos sedativo do que outras opções.

Pregabalina: um medicamento que pode ser eficaz no tratamento da ansiedade e outros transtornos, incluindo a dor neuropática. Pode causar sonolência e tontura em algumas pessoas, mas geralmente é bem tolerado.

Betabloqueadores: como o propranolol, podem ser utilizados em situações específicas de ansiedade, como a ansiedade de desempenho, e não causam despersonalização.

Terapia cognitivo-comportamental (TCC): uma abordagem não medicamentosa que pode ser muito eficaz no tratamento da TAG e outros transtornos de ansiedade. A TCC pode ajudar a identificar e mudar padrões de pensamento e comportamento que contribuem para a ansiedade.

É importante lembrar que a escolha do medicamento e do tratamento mais adequados para a TAG devem ser feitas em conjunto com um médico especializado em saúde mental. O médico pode avaliar o seu caso específico e considerar fatores como idade, condições médicas pré-existentes, interações medicamentosas e outros fatores antes de prescrever um tratamento adequado.