Tenho tendinopatia no ombro A natação ajuda fortalecer? Posso fazer regularmente?

4 respostas
Tenho tendinopatia no ombro
A natação ajuda fortalecer?
Posso fazer regularmente?
Olá, sua pergunta é bastante pertinente e recorrente entre as dúvidas dos pacientes. Vamos lá!
Sim, a natação ajuda a fortalecer toda a musculatura do corpo, em especial toda a estrutura da cintura escapular e complexo articular dos ombros.
É possível devido aos agentes físicos da água que exercem resistência, tornando possível controlar a intensidade do exercício conforme execução, tipo de nado, velocidade, força empregada, e, ao mesmo tempo, é considerada atividade de baixo impacto. Também é possível acrescentar materiais que auxiliarão na evolução do desempenho, como por exemplo, caneleiras, pranchas, pés de pato, entre outros. Cabe ressaltar que, há casos que necessitam de fortalecimento específico e outras atividades. Quanto a natação, mesmo havendo indicação indireta, requer avaliação profissional para liberação da atividade.

Busque sempre orientação, prescrição e acompanhamento de profissional habilitado.

Melhoras!

A natação pode vai sim ser um grande aliado para o fortalecimento dos ombros e cintura escapular!! Acho importante ressaltar a atenção para as seguintes questões para esta pergunta: Você já realizou um tratamento por meio da fisioterapia? Se sim e ja teve alta do tratamento, a natação e também a musculação são ótimas opções para o fortalecimento dos músculos que envolvem as articulações dos ombros.
Se não, é muito importante realizar uma consulta com o fisioterapeuta para que ele possa avaliar, como está essa estrutura, amplitude de movimento desta articulação, testes para saber se há dor e fraqueza, e à partir disto, ele poderá traçar um programa de tratamento para devolver a funcionalidade do ombro, minimizando as dores e fortalecendo de forma progressiva até a alta, para aí partir para outras modalidades, desde que estas sejam prescritas por profissionais habilitados ou com especializações para auxiliar de forma efetiva para o seu caso.
Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida.

Sim é possível. No entanto nem todo o exercício da natação é indicado.
Uma coisa é fortalecer. Outra coisa é saber se pode ser fortalecido.

Nem que tudo que pode, deve ser ser fortalecido. Sugiro uma avaliação.
Olá ;
Aconselho você procurar um fisioterapeuta de sua confiança para realizar uma avaliação e traçar o melhor tratamento. O ideal será você realizar um trabalho específico de ganho de amplitude de movimentos, Posteriormente, inicia-se o fortalecimento gradual. Após a força muscular chegar em um nível satisfatório, o paciente pode começar o retorno aos treinos do esporte.

Abraços!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!