Tenho transtorno bipolar e descobri em 2020 quando fui internada na cidade vizinha, ao retornar para

3 respostas
Tenho transtorno bipolar e descobri em 2020 quando fui internada na cidade vizinha, ao retornar parainha cidade continue tratamento com psiqueatra daqui quee trava com antipressimos apenas. Depois que voltei na internação apenas continuamos a medicação prescrita pelo Dr que descobriu o diagnóstico, seria: tegretol CR 800mg e sertralina 50mg. Fiquei muito bem por um período, até parar por conta própria. Fiquei 6 meses sem medicação, crises voltaram, voltei com medicamento porém, acrescentamos sertralina 100mg junto. Fiquei mal por conta de tomar o tegretol na dosagem alta sem começar aos poucos, e trocámos para torvak cr. Oscilava muito, horas tava "bem" outra não, até que agora ele receitou novamente o tegretol CR e mais respiridona 2mg, ou seja, devo tomar 4 medicacoes, tegretol CR, sertralina, respiridona e quetiapina. Vi alguns relatos sobre a respiridona, e estou com medo de tomar. Essa junção realmente é eficaz?
Boa tarde! O uso de vários medicamentos (polifarmácia) é desaconselhado para a maior parte dos casos, pois aumenta o risco de interações medicamentosas (um medicamento acaba aumentando ou diminuindo efeito do outro ou aumentando o risco de efeitos adversos no organismo). No seu caso, por exemplo, o tegretol diminui de maneira drástica os níveis de quetiapina e risperidona, diminuindo a eficácia desses medicamentos o que faz com que você precise tomar mais remédios em doses maiores para obter o mesmo efeito. Se você está inseguro(a) com o tratamento atual, sugiro que busque uma segunda opinião. Não interrompa o tratamento por conta própria pois há o risco de um novo episódio de alteração de humor. Estimo melhoras!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não dá para avaliar somente pelo seu relato, mas, realmente, tem muitos medicamentos nesta prescrição. Em caso de dúvidas, agende uma consulta, estou a disposição!
Olá vi sua pergunta e vou tentar esclarecer sobre o Transtorno bipolar. O que é desconhecido dos pacientes é que a doença se manifesta por episódios ativos e em outros momentos fica em remissão - os sintomas ficam "adormecidos" usando ou não medicação, porem sem medicação ocorre com muito mais frequencia a instabilidade no humor em menores intervalo entre novos episódios, e muitas vezes não sai dele sem medicaçao, por isto o paciente necessita de consultas de avaliação e acompanhamento ao longo do tempo e não só de "repetição de receitas", pois mesmo que estando em uso de medicação corretamente pode haver mudanças no polo afetivo e necessitar novos ajustes na medicação para se estabilizar. novamente.
Diante da pergunta de quantos ou quais medicações tomar, 1, 2, 3 ou 4 estas devem ser as prescritas pelo seu psiquiatra, a depender momento em que sua doença estiver se manifestando, poderão ser 1, 2 ,3 ,4..... tudo a depender de sue estado (sintomas) naquele momento.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.