Tenho transtorno bipolar e vinha fazendo uso de 100mg de lamotrigina com 100mg de quetiapina, recent

4 respostas
Tenho transtorno bipolar e vinha fazendo uso de 100mg de lamotrigina com 100mg de quetiapina, recentemente meu psiquiatra mudou a medicação para litio, já que a lamotrigina não estava me estabilizando, comecei o tratamento com litio há 1 semana e neste período venho me sentindo muito cansada, zonza e com nauseas. Gostaria de saber se são sintomas normais pra adaptação com o remédio e quanto tempo durarão?
Olá!
São efeitos colaterais que podem ocorrer no início de uso da medicação. Eles costumam ser temporários e retroceder com o uso continuado do remédio.
Importante descartar outros problemas de saúde que podem gerar sintomas similares ao descritos.
Entre em contato com o seu médico para receber orientações mais específicas para seu caso.

O lítio, em geral, é bem tolerado e não costuma causar efeitos colaterais pronunciados. Infelizmente, "cansaço" e "zonzeira" não descrevem nada específico, de modo que fica difícil, só com base nestas informações, se estes sintomas têm relação com o remédio. Normalmente, o lítio não causa náuseas, mas não é impossível que leve a este sintoma. Deve falar com seu psiquiatra, que conhece pessoalmente seu caso e os detalhes de seu tratamento.
Olá. Desejando sempre sua melhora plena.

Conforme sua informação você chegou a iniciar uso do Lamotrigina e Quetiapina e logo teve substituída a Lamotrigina pelo Carbonato de Lítio.

Há que saber de antemão qual o seu sintoma ou quais sintomas e sinais levaram a esta prescrição , assim também com relação à intensidade destes sinais e sintomas. Qual o tempo de uso da associação acima descrita ?

Então com estes dados poderemos entender com mais propriedade se houve algum efeito adverso ou intolerância que possa ter motivado a troca do medicamento.

Se falarmos do Carbonato de Lítio isoladamente, isto é , sem uso de qualquer outro psicofármaco associado, ainda assim é possível trer pacientes que experimentem certo grau de cansaço, zonzeira e náuseas. Como não temos dados sobre qual dose lhe foi prescrita ou se você padece doença que exija uso de outras classes medicamentosas não temos como precisaer a origem clara do desconforto. Da mesma forma quanto à duração dos mesmos.

Quanto mais rigoroso seu seguimento tanto em periodicidade quanto em regularidade do tratamento, todas as dúvidas vão sendo esclarecidas.

Comunique seu médico assistente com a maior brevidade e regularidade possível.

Cordiais saudações.
O lítio é um excelente estabilizador de humor, na minha clínica considero o melhor de todos. Podem ser efeitos do medicamento sim, neste caso sugiro que você entre em contato com seu médico para ajuste de dose.
Convém sempre praticar esportes quando estiver em tratamento. Caminhadas seriam excelente na melhora destes sintomas.