Tenho transtorno de ansiedade generalizada e tomo 50 mg de sertralina há quase 3 anos. No entanto, t

2 respostas
Tenho transtorno de ansiedade generalizada e tomo 50 mg de sertralina há quase 3 anos. No entanto, tenho sentido perda nas funções cognitivas. Minha memória recente está péssima, assim a capacidade de concentração, fora a falta de disposição para fazer as coisas do dia-a-dia. O psiquiatra receitou bupropiona para tomar junto com a sertralina todas as manhãs, mas tenho medo de voltar a ter as crises de ansiedade. Essa conduta do médico é comum?
Pode haver acréscimo de bupropiona, sim, pois pelo tipo de mecanismo de ação dela, pode compensar alguns efeitos colaterais da sertralina. A falta de disposição, entretanto, não é da sertralina (mesmo os outros sintomas não dá para garantir que sejam), podendo ser, por exemplo, justamente porque ela ainda não fez efeito suficiente. Se a falta de disposição for devida a sintomas depressivos, a bupropiona também pode melhorar. É comum haver sintomas depressivos associados ao transtorno de ansiedade. Quanto à volta das crises de ansiedade, realmente a bupropiona não é uma boa medicação para ansiedade, mas você está em uso da sertralina e está bem da ansiedade, pelo que entendi. Então não tem por que a ansiedade voltar, já que houve acréscimo e não troca da medicação. De qualquer forma, se em algum momento você sentir alguma piora, certamente seu médico saberá orientar você. Mas a conduta dele faz todo o sentido, com base no que você relata, acima.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Tem uma boa chance de sintomas cognitivos serem causados pela piora da doensa da ansiedade e com isso ainda ter uma sindrome depressiva associada, Se seu medico julgou adequado esta combinação, vale seguir a orientação dele.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 875 perguntas sobre Bup
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.