Tenho transtorno de ansiedade. Sempre ouvi dizer que atividade física faz bem para ansiedade. Porém

15 respostas
Tenho transtorno de ansiedade. Sempre ouvi dizer que atividade física faz bem para ansiedade. Porém comigo sempre foi ao contrário. A atividade física é o meu maior gatilho. Antes de começar, só de saber que vou fazer já fico com falta de ar. O abdômen trava e parece que não entra ar suficiente. São 20 anos assim, sofrendo para fazer atividade física. Sempre fico com muita falta de ar e conforme isso vai acontecendo vai piorando com os dias, até eu ter que parar. Toda vez que eu tento controlar ou interferir na respiração a falta de ar piora. O primeiro e principal sintoma de ansiedade que eu sinto é a falta de ar. E quando eu malho acho que as sensações corporais são o maior gatilho. É automático e não consigo controlar. Já tentei de tudo. Alguém saberia indicar alguma técnica ou o tratamento mais eficaz para o meu caso?
Olá! Lamento que esteja passando por isso. Te indicaria um processo psicanalítico para entender melhor esses gatilhos. O que será que está e tem te sufocado? Qual a relação dessa falta de ar com as sensações corporais que aparecem no exercício físico? Você não precisa, de fato, fazer exercícios caso não queira, há outras possibilidades de trabalhar com a ansiedade, mas talvez seja interessante entender o que acaba te trazendo essa sensação de sufocamento. Um abraço!

Olá. Pelos seus relatos me parece se tratar de uma fobia e não ansiedade, pois a ansiedade de forma muito resumida e simplista gera pensamentos acelerados, enquanto a fobia é o medo irracional de algo que aparece como maneira de materializar uma angústia inconsciente com intuito de dar forma a esse sentimento. Aconselho que busque um psicólogo/psicanalista para que tenha um espaço de acolhimento e escuta sensível, possibilitando assim a elaboração dessas questões. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Compreendo profundamente a complexidade e a persistência dos sintomas que você descreve em relação à sua ansiedade, particularmente em relação à atividade física. É evidente que essa experiência tem sido desafiadora e impactante em sua vida ao longo de duas décadas.

É notável que, para você, a prática de atividade física parece desencadear intensamente os sintomas de ansiedade, especialmente a falta de ar, tornando-se um ciclo difícil de romper. Entendo que essa situação gera frustração e desconforto, pois a atividade física, que muitas vezes é recomendada como uma estratégia para aliviar a ansiedade, tornou-se, para você, uma fonte de angústia.

É importante reconhecer que cada pessoa responde de maneira única aos desafios da ansiedade, e o que pode funcionar para alguns pode não ser eficaz para outros. No seu caso, seria valioso explorar estratégias terapêuticas que abordem não apenas os sintomas físicos, mas também as raízes psíquicas da ansiedade.

A psicanálise oferece uma abordagem que busca compreender as dinâmicas inconscientes que podem estar contribuindo para a intensificação dos seus sintomas durante a atividade física. Com a ajuda da análise, você pode identificar padrões de pensamento, emoções reprimidas e possíveis traumas que possam estar vinculados à sua experiência de ansiedade.

Lembre-se, o processo terapêutico pode ser gradual, e é importante abordá-lo com paciência e autocompaixão. Estou aqui para apoiá-lo nesse caminho e ajudar a encontrar estratégias que possam ser mais eficazes para você, reconhecendo a singularidade da sua jornada. Um abraço afetuoso e melhoras!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise
Essa é a importância do autoconhecimento. Para você conhecer seu corpo, respeitar a sua essência. De início eu te oriento a evitar atividades físicas e buscar uma psicoterapia. Depois você retoma atividades, em processo terapêutico tb, 20 anos é muito tempo. Já deve ser crônica, na psicologia junguiana uma das técnicas usadas é a hipnose clínica, quem sabe? A disposição.
Olá, boa tarde. Eu lamento muito que tenha vivido essa experiência por tanto tempo, mas como é importante poder reconhecer a sua persistência em melhorar e buscar por novas estratégias para lidar com a ansiedade. A atividade física costuma ser muito importante e tende a trazer benefícios bem interessantes para as pessoas, incluindo melhora significativa na ansiedade. Porém, isso não é uma regra absoluta e não significa que vai funcionar de forma semelhante a todas as pessoas. Sinto que o mais indicado neste primeiro momento realmente seja a busca por uma psicóloga que atenda com base na psicanálise. Creio que essa recomendação possa lhe ser útil neste momento de vida porque a partir desta abordagem você conseguirá entender melhor qual é a sua relação não somente com as situações de ansiedade que tem vivido ao longo dos anos, mas também o que há na sua relação com o corpo e com a prática física que lhe sufoca. Fiquei pensando que talvez existam muitas coisas a serem trabalhadas ao longo de um tratamento para entender melhor esse sintoma do sufocamento. Que coisas na sua vida já lhe causaram sensação de sufocamento? O que ocorre nos seus pensamentos quando se imagina tendo exercícios físicos? Quais são os sentimentos que essa cena imaginada desperta? Que outros momentos da vida você já teve pensamentos e sentimentos parecidos com esses? Há um trabalho extenso que requer dedicação, mas que pode ajudar a desenosar estes e tantos outros enigmas, e que pode vir a ser fundamental para que você ressignifique a relação com o seu corpo, além de ajudá-lo a construir estratégias que sejam mais efetivas para você de lidar com a ansiedade, sempre visando aquilo que fará sentido e se encaixará na sua experiência de forma singular. Se você achar que isso faz sentido e se desejar conversar sobre a possibilidade de trabalharmos juntos nesse processo psicanalítico, fico disponível para agendamentos através do meu perfil - lá você poderá marcar um horário através do site ou através do whatsapp. Espero que fique bem, sinceramente. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá. Realmente costumamos dizer que o exercício físico ajuda na ansiedade, porém como no seu caso acaba sendo gatilho, seria interessante deixar a atividade física em segundo plano por um tempo e entender dentro da psicoterapia qual é a causa raiz dessa ansiedade, em quais outros momentos ela aparece e então ir se expondo aos poucos à atividade física novamente. Não sei se você já fez terapia anteriormente, mas ajuda muito a administrar a ansiedade. Fico à disposição, caso queira agendar uma consulta comigo para trabalharmos sua questão.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 140
Olá! De fato a atividade física é recomendada para auxiliar o tratamento de quadros de depressão e ansiedade. Contudo, no seu caso, ela desencadeia um quadro de ansiedade intensa que parece caminhar para uma crise de pânico.
Isso pode ocorrer por diversos motivos. Entre eles, podemos sitar o fato de a palpitação provocada pela aceleração cardíaca (causada pela própria atividade física) levar a pessoa acreditar que vai passar mal e apresentar uma crise de ansiedade. Após um tempo em que isso ocorre com certeza frequência, a simples lembrança do local onde se faz a atividade física ou do exército em si já é estímulo suficiente para desencadear uma crise.
Dessa forma, a busca por um processo psicoterápico, associado ao tratamento medicamentoso, é o caminho mais indicado.
Olá! A prática de exercícios físicos representa um componente crucial no tratamento da ansiedade. Entretanto, ao abordarmos indivíduos, é imperativo considerar a singularidade de cada um, compreendendo que não há uma fórmula universalmente eficaz. Cada situação requer uma avaliação minuciosa e a formulação de estratégias personalizadas. Além disso, é fundamental escolher uma atividade física que se adeque à rotina e aos interesses pessoais, indo além da prática de musculação.

O propósito da atividade física no tratamento da ansiedade consiste em promover a liberação de diversas substâncias no cérebro e no corpo, tais como endorfina, serotonina, adrenalina, entre outras. Nesse sentido, qualquer forma de exercício físico desempenha esse papel, incluindo atividades mais leves, como uma caminhada. Sugiro que busque a orientação de um psicólogo para auxiliá-lo no enfrentamento da ansiedade.
Olá. Talvez valha perceber se já explorou diversas possibilidades de atividades físicas e se todas representaram maior ansiedade. Observar se já praticou ao ar livre, em ambientes bem tranquilos.
Claro que, se você fala de 20 anos de tentativas, pode ser que já tenha esgotado muitas possibilidades, mas considerei relevente apontar essas estratégias.
No mais, seria focar no tratamento da ansiedade em geral, na compreensão desse e de outros gatilhos.
A psicoterapia pode contribuir muito.
Olá! No que diz respeito ao seu relato, parece que a ansiedade está associada ao exercício físico, correto? A princípio, mesmo que já esteja passando por essa situação há bastante tempo, podemos estar investigando quais suas expectativas e quais pensamentos que surgem em relação à atividade física, como foram suas primeiras experiências relacionadas ao tema e como você tem lidado com essas vivências nesse intervalo. A partir daí, faz-se possível elaborar planejamentos para a melhoria da sua qualidade de vida frente a tais situações, através de autoconhecimento e ressignificação. Grande abraço!
Ola
Boa noite
Provavelmente vc desenvolveu pânico e fobia, todos sintomas de ansiedade.
O medo está diretamente ligado a estes transtornos.
Precisa descobrir os gatilhos e trabalhar o medo , o q significa fazer exercício físico, cuidar da saúde ou mesmo da sua imagem.
O q este medo quer te dizer q te leva a criar tanta objeção a exercício físico?
Olá! Realmente, a atividade física é um recurso para reduzir a ansiedade. Para compreender o que está acontecendo, sugiro a psicoterapia cognitiva comportamental (TCC). O psicólogo ajudará no processo de autoconhecimento, identificando os pensamentos gatilhos, aprenderá técnicas para corrigir as distorções cognitivas e para o controle da ansiedade. Procure ajuda!
Olá! Lamento que esteja passando por essa dificuldade. De maneira geral, o exercício físico é indicado para o tratamento da ansiedade, mas é essencial levar em conta as particularidades de cada caso. Pelo seu relato, me parece que a atividade física está atualmente salientando ainda mais a ansiedade e seus sinais fisiológicos (falta de ar, rigidez de músculos). Nesse caso, o ideal é buscar atendimento com psicólogo. Ele poderá avaliar melhor seu caso e desenvolver um tratamento adequado. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem que apresenta boa eficácia em transtornos de ansiedade, especialmente a partir de estratégias que envolvem a exposição gradual e controlada a situações geradoras de ansiedade. Espero que encontre a ajuda que busca e fico à disposição!
Recomendo a busca por ajuda profissional, como psicólogo ou psiquiatra, para uma avaliação detalhada. Terapia Cognitivo-Comportamental, técnicas de mindfulness, abordagem gradual aos exercícios e colaboração com um profissional de educação física podem ser estratégias eficazes. Acompanhamento médico é essencial para descartar condições médicas subjacentes. Estou disponível para uma consulta na Doctorália, se desejar discutir mais sobre seu caso.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 207
Você está com sintomas ansiosos recorrentes, que geram um desejo de fuga/esquiva e que eliciam esses sintomas fisiológicos; o tratamento mais eficaz seria uma busca pelo motivo que esta gerando essa ansiedade e esses sintomas. O que eles estão antecipando? Como já faz um tempo significativo, é um trabalho mais amplo de uma profundidade maior. Busque ajuda, você não precisa passar por isso sozinho.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!