Tenho transtorno mental posso parar com os remédios por conta própria? Ou tem algum risco se eu para

4 respostas
Tenho transtorno mental posso parar com os remédios por conta própria? Ou tem algum risco se eu parar totalmente com os remédios?
Olá. Interromper as medicações de maneira abrupta sempre é arriscado. Muitas condições em saúde mental permitem que após algum tempo de remissão, as medicações em uso possam ser reduzidas e suspensas. Isso, porém, precisa ser feito de forma gradual e com cautela para evitar efeitos de descontinuação da medicação e retorno dos sintomas. É muito importante que isso seja feito acompanhado a seu médico psiquiatra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Eduardo Cavalini
Psiquiatra
São José dos Campos
Olá, nunca deve ser feito em hipótese alguma, independente de qual transtorno psiquiátrico seja. Existem algumas medicações em que a retirada abrupta pode levar a crises convulsivas ou síndrome de retirada, por exemplo. Procure seu psiquiatra para melhor orientações sobre seu quadro e tratamento.
Dra. Gisele Stocco
Psiquiatra
São José Dos Pinhais
Prezada(a) nao pode parar com a medicacao sem acompanhamento medico, isto podera gerar sofrimento para voce. Se faz necessaria uma avaliacao do paciente para entender o caso completo. Peço que agende uma consulta conosco.Obrigada, bom final de semana
Não, não pode!
Existem vários riscos a depender de qual transtorno você tem e quais medicações você toma; dentre eles: síndrome de abstinência e síndrome de descontinuação que trazem efeitos físicos e psíquicos desagradáveis e difíceis de tolerar; ainda o risco de seu quadro não estar estabilizado por tempo suficiente e voltar a apresentar sintomas do transtorno após a parada das medicações; em geral os transtornos mentais precisam de tratamento de média a longa duração. Você deve voltar ao seu médico para que ele avalie se seu quadro já está estabilizado; se está estabilizado por tempo suficiente e se vale a pena fazer as retiradas das medicações. Caso seja aconselhado a retirar as medicações, isso será feito de forma gradual e lentamente com estratégias específicas para cada medicação.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.