Tenho um cisto tireoglosso desde novinha, já operei 3 vezes quando criança e em todas tive reincidiva.

2 respostas
Tenho um cisto tireoglosso desde novinha, já operei 3 vezes quando criança e em todas tive reincidiva. Agora c/35 anos, fazem 3 dias que ele inflamou e cresceu do tamanho de 1/2 bola de golfe. Estou com medo de estar c/câncer pois fumo cigarro.So consegui consulta para daqui3 semanas, posso esperar?
Dependendo de como a primeira cirurgia foi feita as recidivas podem ocorrer e somente a cirurgia ampla é possível remover por completo o cisto. O tabagismo não guarda muita relação com câncer do cisto tireoglosso porque a sua linhagem celular guarda mais particularidades com a glândula tireóide, e o tabagismo está mais relacionado a distúrbios hormonais da tireóide do que propriamente o câncer. Como seu relato é de que o cisto aumentou de tamanho e inflamou pode estar se tratando de um abscesso, e por isso se for possível ir ao pronto-atendimento para descartar a necessidade de uma drenagem de urgência. Se não for o caso você pode esperar um pouco sim.

Normalmente quando a cirurgia é feita removemos completamente o cisto e parte do osso hioide, diminuindo de forma importante as chances de recidiva
No seu caso o cisto pode estar infectado e ser necessário antibioticoterapia, e depois disso operar novamente para remoção completa do cisto e evitar novas recidivas. Normalmente não há relação com o cigarro, mas você deve parar de fumar para evitar outras patologias da região da cabeça e pescoço