Tenho um Colesteatoma muito pequeno e tenho uma má formação da cavidade do ouvido e disfunção da

2 respostas
Tenho um Colesteatoma muito pequeno e tenho uma má formação da cavidade do ouvido e disfunção da tuba. O médico não recomendou a cirurgia por conta dos riscos devido ao pequeno espaço da cavidade. Gostaria de saber se é possível curar as infecções sem precisar fazer a mastoidectomia.
Olá,
O colesteatoma é uma doença que, até os dias atuais, ainda não possui tratamento clínico eficaz. Pode ser conseguido um controle da otorréia (secreção do ouvido) por alguns períodos, com gotas otológicas ou medicações sistêmicas, porém, a cura depende de cirurgia. O tamanho da mastóide e da caixa timpânica não contra-indica a cirurgia, que continua sendo muito eficaz (com altas taxas de cura) e segura nestes casos. Ainda complemento que doenças restritas em cavidades menores PODEM SER (a depender do caso) excelentes indicações para a cirurgia endoscópica, completamente através do "canal do ouvido". Raramente não indicamos cirurgia para colesteatoma (podemos não o fazer principalmente em casos de pacientes muito idosos e/ou com risco anestésico muito alto).
Discuta mais seu caso com seu médico; pode ter havido algum mal entendido. Caso necessário, peça a ele uma indicação de um cirurgião otológico no qual ele confie. Caso precisem, estou à disposição!
Att.,
Edio Cavallaro

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Jessica Primitivo Melo
Médico clínico geral, Generalista
Foz do Iguaçu
As serpentes peçonhentas causam danos principalmente pelo veneno que injetam ao morder. Esse veneno pode provocar diferentes efeitos, como dor intensa, inchaço, necrose (morte) dos tecidos ao redor da mordida, sangramentos, problemas na coagulação do sangue, falência de órgãos e até choque, dependendo do tipo de serpente e da quantidade de veneno. Algumas picadas podem afetar o sistema nervoso, causando paralisia. O tratamento rápido com soro antiofídico é fundamental para reduzir esses danos e evitar complicações graves.

Especialistas

Daniela Curti Thome

Daniela Curti Thome

Otorrino

São Paulo

Adriana Esteves Rabello

Adriana Esteves Rabello

Otorrino

Vitória

Antonio Henryque Bandeira de Farias

Antonio Henryque Bandeira de Farias

Otorrino

Campina Grande

Tiago Scopel

Tiago Scopel

Otorrino

Campo Grande

Shaadyla Said

Shaadyla Said

Otorrino

Brasília

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 133 perguntas sobre Colesteatoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.