Tenho um irmão, que tem problemas com o álcool não quer ir ao psiquiatra, não quer parar de beber,

3 respostas
Tenho um irmão, que tem problemas com o álcool não quer ir ao psiquiatra, não quer parar de beber, só que ele só bebê quando tem dinheiro, consegue ficar alguns meses sem a bebida, Mac se tem dinheiro não para enquanto não acaba, o que fazer, já ficou em duas clínicas e não resolveu
O tratamento do alcoolismo costuma envolver alguma forma de psicoterapia para ajudar a pessoa a parar de beber e a não ter recaídas. O processo de prevenção de recaídas tem uma máxima interessante, de "evitar todas as situações de risco que puderem ser evitadas e aprender a lidar com aquelas que não puderem". Assim, só como exemplo, algumas pessoas para as quais o dinheiro é um gatilho, conseguem entrar num acordo com a família que, enquanto não tiverem uma abstinência mais prolongada, deixam alguém de confiança cuidar de seu dinheiro. Se isto não for possível, a pessoa precisa aprender a, apesar de ter dinheiro, lidar com o mesmo sem que o gaste em bebida. As técnicas têm de ser muito individualizadas, dependendo de características comportamentais de cada indivíduo e do contexto em que vive.

Há algumas medicações aprovadas no tratamento do alcoolismo: naltrexona,dissulfiram e acamprosato (este difícil de obter, no Brasil), mas são apenas de auxílios: não zeram a vontade de beber.

Olá!
O tratamento do alcoolismo é complexo e depende muito da motivação do paciente. Sugiro que toda a família o estimule a aceitar o tratamento, que não precisa necessariamente envolver uma internação, podendo ser feito ambulatorialmente.Tentem mostrar à ele os prejuízos que o alcoolismo tem trazido para ele e para toda a família, incluindo o sofrimento dos familiares próximos. Ofereça-se para acompanhá-lo a uma consulta com psiquiatra ou psicólogo, mostre empatia e não julgamento.Se vocês não tiverem condições financeiras para arcar com o tratamento particular,podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, ou então o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) do seu município, se houver.
O apoio familiar é fundamental nestes casos. Imagino que isso desgasta bastante a relação, mas é necessário continuar orientando e incentivando a buscar tratamento. Existe várias modalidades de tratamento; em algumas delas é possível que ele tenha adesão. Tente levá-lo ao médico especializado em dependência química ou procure um psicólogo na sua cidade que atue na área. O fato de ele conseguir ficar alguns meses sem beber é um bom sinal. Técnicas de Prevenção da Recaída aliado a abordagens da Entrevista Motivacional e Terapia Cognitivo-Comportamental podem auxiliar muito e quem sabe, representar o sucesso terapêtico. Não desista!
O dinheiro está funcionando como um gatilho (disparador) para o consumo. Quando ele estiver mais disposto ao tratamento vai entender a importância de identificar e evitar gatilhos.