Tenho um irmão, que tem problemas com o álcool não quer ir ao psiquiatra, não quer parar de beber,

3 respostas
Tenho um irmão, que tem problemas com o álcool não quer ir ao psiquiatra, não quer parar de beber, só que ele só bebê quando tem dinheiro, consegue ficar alguns meses sem a bebida, Mac se tem dinheiro não para enquanto não acaba, o que fazer, já ficou em duas clínicas e não resolveu
O tratamento do alcoolismo costuma envolver alguma forma de psicoterapia para ajudar a pessoa a parar de beber e a não ter recaídas. O processo de prevenção de recaídas tem uma máxima interessante, de "evitar todas as situações de risco que puderem ser evitadas e aprender a lidar com aquelas que não puderem". Assim, só como exemplo, algumas pessoas para as quais o dinheiro é um gatilho, conseguem entrar num acordo com a família que, enquanto não tiverem uma abstinência mais prolongada, deixam alguém de confiança cuidar de seu dinheiro. Se isto não for possível, a pessoa precisa aprender a, apesar de ter dinheiro, lidar com o mesmo sem que o gaste em bebida. As técnicas têm de ser muito individualizadas, dependendo de características comportamentais de cada indivíduo e do contexto em que vive.

Há algumas medicações aprovadas no tratamento do alcoolismo: naltrexona,dissulfiram e acamprosato (este difícil de obter, no Brasil), mas são apenas de auxílios: não zeram a vontade de beber.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
O tratamento do alcoolismo é complexo e depende muito da motivação do paciente. Sugiro que toda a família o estimule a aceitar o tratamento, que não precisa necessariamente envolver uma internação, podendo ser feito ambulatorialmente.Tentem mostrar à ele os prejuízos que o alcoolismo tem trazido para ele e para toda a família, incluindo o sofrimento dos familiares próximos. Ofereça-se para acompanhá-lo a uma consulta com psiquiatra ou psicólogo, mostre empatia e não julgamento.Se vocês não tiverem condições financeiras para arcar com o tratamento particular,podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, ou então o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) do seu município, se houver.
O apoio familiar é fundamental nestes casos. Imagino que isso desgasta bastante a relação, mas é necessário continuar orientando e incentivando a buscar tratamento. Existe várias modalidades de tratamento; em algumas delas é possível que ele tenha adesão. Tente levá-lo ao médico especializado em dependência química ou procure um psicólogo na sua cidade que atue na área. O fato de ele conseguir ficar alguns meses sem beber é um bom sinal. Técnicas de Prevenção da Recaída aliado a abordagens da Entrevista Motivacional e Terapia Cognitivo-Comportamental podem auxiliar muito e quem sabe, representar o sucesso terapêtico. Não desista!
O dinheiro está funcionando como um gatilho (disparador) para o consumo. Quando ele estiver mais disposto ao tratamento vai entender a importância de identificar e evitar gatilhos.

Especialistas

Renata Lage

Renata Lage

Psiquiatra

Vitória

Agendar uma visita
Carla Felin

Carla Felin

Psiquiatra

Caxias Do Sul

Agendar uma visita
Arthur Cardoso

Arthur Cardoso

Psiquiatra

Piracicaba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Tratamento do alcoolismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.