Tenho um mioma contornos definidos e regulares, subseroso, parede póstero-lateral direita, com maior

5 respostas
Tenho um mioma contornos definidos e regulares, subseroso, parede póstero-lateral direita, com maior componente intramural, medindo 5,5 x 4,0 x 4,4 cm (volume 51,0 cm³). O tratamento é cirúrgico ? pois não tenho filhos e quero ser mãe.
Meu útero está com volume de 136,3 cm³. Tenho 35 anos.
A indicação cirúrgica no mioma se da por dor , sangramento , aumento do volume abdominal ou infertilidade
No seu caso , é capaz que esse mioma esteja causando infertilidade e seria indicado tratamento cirúrgico para facilitar seu seguimento com o planejamento de gravidez

Olá. O mioma é um tumor benigno do útero, com risco de malignidade muito baixo e presente em 40 a 80% das mulheres. Apenas 20% das mulheres com miomas apresentam algum sintomas e necessitam de algum tratamento, como sangramento uterino anormal, cólicas menstruais, dor pélvica, dor na relação sexual e infertilidade.
Ter miomas não é igual a fazer cirurgia. Não se opera e não se trata o mioma apenas pelo tamanho. Se você não sente nada, nenhum tratamento cirúrgico ou medicamentoso é necessário.
As medicações anticoncepcionais e hormonais podem ser usadas para o controle dos sintomas, mas não farão o mioma regredir, crescer ou desaparecer.
O mioma submucoso ou para dentro da cavidade do útero é o mioma que mais altera a fertilidade e dificulta uma gravidez. Este aparentemente não é o seu caso.As mulheres acima de 35 anos tem redução da fertilidade, maior dificuldade em engravidar, aumento dos riscos de malformações e de abortos. O fator idade pode ser mais importante para você que o mioma
Atualmente, existe uma tendência a se operar mioma uterino intramural, mesmo que não deforme a cavidade do útero. Converse com seu médico. Grande abraço.
Boa noite! Pela sua descrição seu mioma na verdade é intramural e não subseroso. Na verdade miomas deste tamanho intramurais costumam ser chamados de "transmurais" pois habitualmente têm componente subseroso e também deformam a cavidade endometrial. A cirurgia em casos assim não é obrigatória. Mas já tive muitas pacientes que não optaram pela cirurgia e infelizmente evoluíram para abortamentos (assim como outras conseguiram engravidar sem operar também). Mas uma coisa é fato: retirar esse tipo de mioma traz ganho para a fertilidade natural. Boa sorte!
mioma submerso dificilmente está relacionado com infertilidade, a não ser que esteja próxima a entrada da tuba. não tem que ser cirúrgico por enquanto... mas se optar pela cirurgia, tem de considerar parto por cesárea apos.... converse com seu medico. a disposição.