Tenho uma doença autoimune chamada amiloidose e desde que apareceu, venho sofrendo com ansiedade que
9
respostas
Tenho uma doença autoimune chamada amiloidose e desde que apareceu, venho sofrendo com ansiedade que piorou depois de uma crise no meu relacionamento e com o decorrer da faculdade. Estou sem animo pra fazer nada e com dificuldade de concentração. Pode estar relacionado com depressão?
Olá,
Pelo seu breve relato, você evidencia que há um sofrimento importante no momento. A dificuldade de concentração pode estar relacionada com os traços de ansiedade relatados e um eventual quadro depressivo poderá ser confirmado ou descartado por um profissional de psiquiatria. No entanto, para além de tal diagnóstico ou em paralelo a este, e junto com o tratamento médico de sua doença autoimune, me parece importante considerar a possibilidade de buscar um auxílio psicológico para que tenha um espaço em que possa ser escutado em seu sofrimento
Pelo seu breve relato, você evidencia que há um sofrimento importante no momento. A dificuldade de concentração pode estar relacionada com os traços de ansiedade relatados e um eventual quadro depressivo poderá ser confirmado ou descartado por um profissional de psiquiatria. No entanto, para além de tal diagnóstico ou em paralelo a este, e junto com o tratamento médico de sua doença autoimune, me parece importante considerar a possibilidade de buscar um auxílio psicológico para que tenha um espaço em que possa ser escutado em seu sofrimento
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Toda mudança em nova vida seja ela externa ou interna causa angustias e sofrimento e claro quando essa mudança esta relacionada a uma doença a tendência é um aumento significativo deste sofrimento, podendo sim levar a um quadro depressivo ou mesmo ansiedade generalizada... Diante de seu relato seria importante você procurar por um psiquiatra que poderá melhor diagnostica-lo e também um psicologo para ajudar a lidar com essas angustias e sofrimento.
Pelo que informa, a doença autoimune é o evento desencadear dos sintomas ansiosos e depressivos. O diagnóstico específico cabe a um profissional de saúde mental (Psicóloga ou Psiquiatra), a intensidade dos sintomas pode indicar a necessidade de medicação ou não (feita por psiquiatras). Tudo indica para um quadro reativo, de um sofrimento e angústia por causa da doença autoimune. Eu indico a psicoterapia para acolher seu sofrimento. Muitos sentimentos estão latententes e confusos. Um diagnóstico pode causar isso, muitas vezes as pessoas tem medo dos diagnósticos e produzem sintomas ansiosos e depressivos por reação a essa novidade que ameaça.
Você relata várias situações, o que indica que você deve buscar ajuda de um psicólogo da psicossomática, uma vez que as doenças auto-imunes, ansiedade e depressão são desencadeadas por eventos de stress.
Este profissional poderá ajudá-la!
Boa sorte.
Este profissional poderá ajudá-la!
Boa sorte.
Olá, não dá para saber só por este relato. Sugiro que procure um psicólogo para entender melhor o que está acontecendo com você. Boa sorte! Qualquer coisa, estou à disposição.
O que vc diz brevemente não é suficiente para lhe dizer nada ainda, é necessário uma conversa mais longa pois qualquer coisa que lhe diga pode trazer mais angustia o que não ira lhe ajudar.
Att.
Eduardo
Att.
Eduardo
Sim, a falta de concentração e até de memória pode se dar em função de um quadro depressivo ou ansioso. Além disso você relata estar passando por uma série de mudanças significativas de vida (diagnóstico, relacionamento etc). É muito importante buscar a ajuda de um psicólogo que possa te acolher nessa angústia e te ajudar a trabalhar sua dinâmica. A perda do self saudável gera muita dificuldade, mas é possível reconstruir a vida após um diagnóstico.
Sim pode estar relacionada a depressão, "sem animo para fazer nada dificuldade de concentração" dentre outros sintomas que estão relacionados ao diagnostico de depressão. Pense na possibilidade de fazer terapia. Espero ter ajudado!
De acordo com seu breve relato, pode ser sim características de uma depressão. Consulte um médico para que ele análise a necessidade de uma medicação, e será de suma importância que vc procure tbm um psicólogo para lidar com toda essa mudança na sua vida e tbm com esse turbilhão de sentimentos.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Se a depressão pode ter tantas causas (ou agravantes) genética(o)s/química(o)s/hormonais, por que não pedem exames clínicos (ou direcionam a outros profissionais) p/ obter um diagnóstico mais preciso e tratar assertivamente a causa ao invés dos sintomas? (exemplo: hipotireoidismo - no qual a depressão…
- Estou tomando paroxetina a três dias e sentindo muito efeito colateral suores,tremores vontade de chorar é assim mesmo?
- Estava tomando desvenlafaxina , porém tive alguns sintomas de efeitos colaterais ,, é normal tomar desvnelafaxina na parte da manhã depois do café, e sentir moleza e tremor no corpo o dia todo ? E por quanto tempo pode tomar a desvenlafaxina ?
- Eu me sinto suficiente para mim, mas eu SEI que eu não sou o suficiente para outras pessoas próximas (pais e namorado). Como lidar com isso?
- Meu ex me deixou pro outra, começou a namorar no mesmo dia que terminou depois disso tô muito mal comigo mesma não tenho nem vontade de viver mais. Como posso superar isso?
- Bom fui ao psiquiatra e ele aumentou minha dose de bupropiona para 300mg quando será que vou sentir efeito, desde já agradeço
- O uso de fluoxetina pode estar relacionada a queda de cabelo?
- Sou tatuadora e tenho clientes com depressão e fazem uso de certos antidepressivos.E normalmente tenho que retocar as tatuagens feitas nesses clientes. Existe algo nessas químicas que ajudem a expulsar o pigmento?
- Como diferenciar tristeza passageira de um quadro de depressão que precisa de acompanhamento especializado?
- Boa noite, tenho depresso, ansiedade e transtorno bipolar leve, estou tomando clonazepan de manhã e de noite, ácido valproico e carbonato de lítio e mesmo assim estou tendo insônia, é normal? Devo buscar um especialista?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1237 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.