Tenho uma dúvida sobre o uso da Sertralina 25 mg (comprimido revestido). Minha prescrição indica a i

3 respostas
Tenho uma dúvida sobre o uso da Sertralina 25 mg (comprimido revestido). Minha prescrição indica a ingestão de meia dose, porém notei que na bula do medicamento da marca Tolrest (Aché) consta a orientação de não partir o comprimido. Poderia esclarecer se, nesse caso, o fracionamento é adequado ou se existe alguma orientação diferente a seguir?”
Dr. Edson Heringer
Psiquiatra
Londrina
É comum que os médicos orientem o uso de meia dose de sertralina nas fases iniciais do tratamento, mesmo quando o comprimido não possui sulco. A recomendação do fabricante de “não partir” geralmente se refere à impossibilidade de garantir que as duas metades fiquem com exatamente a mesma quantidade de medicamento — e não a um risco de segurança.

No caso da sertralina, o comprimido não é de liberação prolongada, nem possui revestimento especial que impeça o fracionamento. Por isso, quando o médico prescreve meia dose, o uso do comprimido dividido costuma ser clinicamente aceitável.

Ainda assim, se houver dificuldade para fracionar ou insegurança quanto ao ajuste da dose, é possível conversar com o médico sobre alternativas, como formulações manipuladas ou ajustes graduais. (Embora psiquiatras dificilmente gostem de manipulados).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Julio Ferreira Vasconcelos
Psiquiatra, Médico de família
Juiz de Fora
Boa tarde. Entendo sua preocupação, isso realmente confunde muita gente.

Algumas apresentações de sertralina não têm sulco e o fabricante orienta não partir porque não garante que as duas metades fiquem exatamente iguais. Porém, na prática clínica, quando o médico prescreve meia dose, o fracionamento é usado com frequência e costuma funcionar bem, sem riscos relevantes.

Se você estiver inseguro, há duas alternativas:
usar a apresentação de 20 mg/mL em gotas, que permite dose exata;
ou o médico ajustar a dose usando comprimidos inteiros.

Para saber qual opção é melhor no seu caso, vale marcar uma consulta. Assim definimos a dose correta sem riscos. Estou à disposição para ajudar.
A bula da sertralina 25 mg da Aché diz para não partir o comprimido porque ele é revestido e não tem sulco, o que pode afetar a precisão da dose. Porém, como a sertralina não é de liberação prolongada, partir o comprimido é clinicamente seguro quando o médico orienta meia dose.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.