Tenho uma neta com 17 anos com síndrome de borderline, mas não aceita tratamento. O que fazer nesse
3 respostas
Tenho uma neta com 17 anos com síndrome de borderline, mas não aceita tratamento. O que fazer nesse caso?
Procure um psiquiatra com experiência em transtornos de personalidade e, de preferência, com experiência também em psicoterapia e marque uma consulta. Há várias formas (apesar de nenhuma delas ser garantida, logicamente) de se motivar uma pessoa com estas características a se tratar. Além disto, o profissional poderá ajudar você (e/ou os pais) a elaborar estratégias para lidar com sua neta, que poderão melhorar a qualidade da convivência, o longo do tempo e diminuir o sofrimento de todos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Procurar um analista e um psiquiatra, pra ela conhecer o ver se ela se identifique o apoio da família é o mais importante nos casos porém forçar a ter um tratamento não vai funcionar ela tem que querer e aceitar por isso a posição familiar é importante

Em um primeiro momento pode ser importante ouvi-la e procurar perceber se sua neta entende essa situação como um problema. Também é importante informá-la sobre que tipos de ajuda poderiam ser oferecidas a ela, e convida-la a pesquisar mais sobre o assunto. Caso a resistência persista, é preciso respeitar o tempo de cada indivíduo em perceber a necessidade de olhar para seus problemas. Até porque um tratamento de sucesso depende diretamente da implicação do próprio paciente. Muitas vezes o comportamento dos outros afeta mais a nós do que à própria pessoa, e é preciso diferenciar isso.

Especialistas

Arthur Basilio Alves Ribeiro

Arthur Basilio Alves Ribeiro

Psicólogo

Londrina

Taís Silva Melo

Taís Silva Melo

Psicólogo

Diadema

Raiza Nogueira

Raiza Nogueira

Psiquiatra

Brasília

Beatriz Fernanda Beluzzo

Beatriz Fernanda Beluzzo

Psicólogo

Londrina

Victor Henrique Souza Cunha

Victor Henrique Souza Cunha

Psicólogo

São Paulo

Patrícia Pires

Patrícia Pires

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 142 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.