Tenho uma pedra de 19mm,ela pode "descer" para o pancreas ?
4
respostas
Tenho uma pedra de 19mm,ela pode "descer" para o pancreas ?
Pedras na vesicula podem descer para o final do canal que leva a bile até o intestino. Nesse ponto, há a confluencia, geralmente, desse canal com o duto do pancreas, que leva o suco pancreatico ao intestino. Como esses 2 canais desembocam juntos, é comum a pedra ficar parada aí, obstruindo os 2 canais, da bile e do pancreas. Isso provoca icterícia e pancreatite, que é muito grave. Cálculo desse tamanho dificilmente chega a produzir essa complicação. Entretanto leva a outras complicações não menos sérias, podendo chegar à gangrena da vesícula.
Resumindo: independentemente do tamanho do cálculo, deve ser operado antes que complique.
Resumindo: independentemente do tamanho do cálculo, deve ser operado antes que complique.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Daniel Eichemberg Fernandes e Maia
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Coloproctologista
São Paulo
Com esse tamanho seria mais difícil de acontecer, porém existe outro risco que é o de entupir a própria vesícula, causando um quadro de inflamação.
Sim, esse cálculo pode descer para o pâncreas.
Bom dia.
Um cálculo ou pedra de 19mm na vesícula biliar pode é considerado grande. Dificilmente ele sairá da Vesícula biliar através do ducto cístico e colédoco até causar uma obstrução no pâncreas. Entretanto ele ocasionará outros problemas como processos inflamatórios na vesícula, risco aumentado de câncer local, obstruções com perfurações com o estômago ou intestino. Assim a cirugia, colecistectomia, por laparoscopia é o tratamento de escolha.
Um cálculo ou pedra de 19mm na vesícula biliar pode é considerado grande. Dificilmente ele sairá da Vesícula biliar através do ducto cístico e colédoco até causar uma obstrução no pâncreas. Entretanto ele ocasionará outros problemas como processos inflamatórios na vesícula, risco aumentado de câncer local, obstruções com perfurações com o estômago ou intestino. Assim a cirugia, colecistectomia, por laparoscopia é o tratamento de escolha.
Especialistas
Fabio Vizeu Medaglia Filho
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Médico clínico geral
Brusque
Pedro Luiz Bertevello
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico, Cirurgião geral
São Paulo
Perguntas relacionadas
- Posso usar espuma para o cabelo nas vésperas da laparoscopia da vesícula? Obrigada.
- Não tenho mais vesícula, e estou tomando orlistat...isso vai me prejudicar?
- Boa tarde Retirei a visicula a 5 dias e nao estou com vontade de comer comida. É normal?
- Pode comer esfirra com pedra na visícula E de vez enquanto pode comer alguma besteira se tiver com pedra na visícula?
- Sinto muitas dores no estômago , já fiz a ultrassonografia, e deu pedra na vesícula, o q nao devo comer de jeito nem um ?? E quais frutas devo comer ?
- Fiz Ultrassom com prova de Boyden onde o laudo definiu como Discinesia da Vesícula. Venho tendo muita distensão abdominal e sinto uma dor leve do lado direito. Existe tratamento para essa condição? ou somente cirurgia para retirada?
- Olá, tenho pólipo na vesícula! Posso tomar o anticoncepcional Selene?
- Estou com uma pedra na vesícula de 2,2cm, seria caso cirúrgico?
- Boa dia! Recebi o diagnóstico de microlitíase biliar, com indicação cirúrgica. Pretendo fazer a cirurgia o mais rápido possível, mas estou com viagem marcada, é arriscado esperar uma semana para realizar a cirurgia? Desde já, agradeço pela atenção.
- Boa tarde, Fui operada e retiraram a vesícula ha 10 dias, será que posso comer aqueles lombinhos de lagosta? Obrigada
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1629 perguntas sobre Cálculos na vesícula biliar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.