Tenho uma pedra de 19mm,ela pode "descer" para o pancreas ?

4 respostas
Tenho uma pedra de 19mm,ela pode "descer" para o pancreas ?
Dr. Joao Francisco Ferrari Duch
Cirurgião geral
São Paulo
Pedras na vesicula podem descer para o final do canal que leva a bile até o intestino. Nesse ponto, há a confluencia, geralmente, desse canal com o duto do pancreas, que leva o suco pancreatico ao intestino. Como esses 2 canais desembocam juntos, é comum a pedra ficar parada aí, obstruindo os 2 canais, da bile e do pancreas. Isso provoca icterícia e pancreatite, que é muito grave. Cálculo desse tamanho dificilmente chega a produzir essa complicação. Entretanto leva a outras complicações não menos sérias, podendo chegar à gangrena da vesícula.
Resumindo: independentemente do tamanho do cálculo, deve ser operado antes que complique.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Daniel Eichemberg Fernandes e Maia
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Coloproctologista
São Paulo
Com esse tamanho seria mais difícil de acontecer, porém existe outro risco que é o de entupir a própria vesícula, causando um quadro de inflamação.
Dr. Guilherme de Andrade Gagheggi Ravanini
Cirurgião oncológico, Cirurgião geral
Rio de Janeiro
Sim, esse cálculo pode descer para o pâncreas.
Dr. Ricardo Lourenço
Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
Bom dia.

Um cálculo ou pedra de 19mm na vesícula biliar pode é considerado grande. Dificilmente ele sairá da Vesícula biliar através do ducto cístico e colédoco até causar uma obstrução no pâncreas. Entretanto ele ocasionará outros problemas como processos inflamatórios na vesícula, risco aumentado de câncer local, obstruções com perfurações com o estômago ou intestino. Assim a cirugia, colecistectomia, por laparoscopia é o tratamento de escolha.

Especialistas

Mauricio Giusti Calderon

Mauricio Giusti Calderon

Cirurgião geral, Cirurgião pediátrico

São Paulo

Marco Aurelio de Lacerda Pinto

Marco Aurelio de Lacerda Pinto

Generalista

Niterói

Marcelo Miranda

Marcelo Miranda

Cirurgião geral

Barreiras

Felipe de Lucena Moreira Lopes

Felipe de Lucena Moreira Lopes

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Porto Alegre

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Médico clínico geral

Brusque

Pedro Luiz Bertevello

Pedro Luiz Bertevello

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1629 perguntas sobre Cálculos na vesícula biliar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.