Tenho usado a duloxetina para o tratamento da ansiedade e do TOC, mas venho sofrendo com o efeito co

3 respostas
Tenho usado a duloxetina para o tratamento da ansiedade e do TOC, mas venho sofrendo com o efeito colateral da hiperidrose. Falarei disso com meu médico na próxima sessão, mas existe alguma alternativa a esse medicamento para o tratamento destes mesmos transtornos em que poderia não haver este efeito (ou pelo menos em uma escala menor)? Caso contrário, como lidar com isso durante o uso do medicamento?
Há sim outras opções que não cursem com esses efeitos colaterais, com os ISRSs, por exemplo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
A hiperidrose pode ser incômoda e impactar sua qualidade de vida, especialmente quando ocorre durante o tratamento de ansiedade e TOC com duloxetina, um inibidor da recaptação de serotonina e noradrenalina (IRSN). Do ponto de vista acadêmico, a hiperidrose é um efeito adverso relativamente comum dessa classe de antidepressivos, mas existem alternativas e estratégias que podem ajudar.

Para tratar ansiedade e TOC, existem outras opções medicamentosas que podem apresentar menor risco de sudorese excessiva. Entre elas estão os ISRS clássicos, como sertralina, escitalopram e fluoxetina, que têm eficácia comprovada para ambos os transtornos e geralmente apresentam menor incidência de hiperidrose. Outras possibilidades incluem ajustes na dose, troca para outro antidepressivo ou associação com medicamentos ansiolíticos de curto prazo, sempre avaliados pelo psiquiatra.

Enquanto você mantém o uso da duloxetina, algumas estratégias podem ajudar a lidar com a hiperidrose: roupas leves e respiráveis, toalhas ou panos para secar o suor, uso de antitranspirantes de alta eficácia e manutenção de ambientes frescos. É fundamental discutir com seu psiquiatra essas opções, para equilibrar eficácia do tratamento e tolerabilidade, garantindo que o manejo do TOC e da ansiedade seja efetivo sem comprometer seu bem-estar. Estou à disposição para tirar dúvidas e conversar com você aqui pelo chat sempre que precisar.
A hiperidrose é um efeito colateral comum da duloxetina, especialmente por sua ação noradrenérgica. Para tratar ansiedade e TOC com menor risco de suor excessivo, costuma-se considerar a troca para ISRS como escitalopram, sertralina, fluoxetina ou paroxetina, que em geral causam menos hiperidrose. A clomipramina é eficaz para TOC, mas tem mais efeitos colaterais, e a buspirona pode ser usada como adjuvante para ansiedade, ajudando a reduzir a dose do antidepressivo principal.
Se a duloxetina for mantida, o manejo pode incluir ajuste de dose ou horário, medidas práticas (antitranspirantes clínicos, evitar calor, cafeína e álcool) e, em casos selecionados, medicamentos adjuvantes prescritos pelo médico. A decisão ideal equilibra eficácia e tolerabilidade e deve ser discutida com o psiquiatra.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.