Terapia cognitiva comportamental trabalha para melhorar as habilidades sociais ?(pessoa é foi diagno

24 respostas
Terapia cognitiva comportamental trabalha para melhorar as habilidades sociais ?(pessoa é foi diagnosticada com síndrome e de Asperger).
A TCC é ótima pra trabalhar habilidades sociais, mas acredito que por ser alguém com TEA (transtorno do espectro autista) esse treino de habilidades sociais tenha um jeito diferente e adaptado de ser aplicado, por isso é legal buscar alguém que trabalhe com TCC e seja especializada em autismo TEA também!

Bom dia! A Terapia Cognitivo Comportamental tem por objetivo estimular o paciente por meio de treinos a reconhecer e compartilhar emoções e expressões faciais, melhorando assim, o relacionamento social. É indicada para os casos de Transtorno do Espectro Autista, recomendo buscar profissionais da neuropsicologia com especialização em autismo.
A TCC trabalha com a adequação de comportamentos, então, trabalhar habilidades sociais está dentro da especialidade. Porém, existem outras formações psicológicas que também trabalham para desenvolver habilidades sociais (Psicodrama, Gestalt, Coach). Devido a pessoa ter um diagnóstico TEA (Transtorno do Espectro Autista) é importante que o psicólogo tenha experiência de atendimento, para que consiga não apenas aplicar as técnicas de forma adequada, mas também criar o vínculo, que é muito importante para a adesão ao tratamento e obter evolução do caso.
Leve no psicólogo infantil e independente da abordagem a criança e a família terão um suporte necessário.
Sim, as técnicas da terapia comportamental são encorporadas ao ABA, que é o método de primeira escolha para transtornos do espectro autista (TEA). A abordagem cognitiva pode ser útil nestes casos para psicoeducar a família, visando identificar pensamentos e crenças distorcidas em relação ao transtorno e ao tratamento. Um abraço! ; )
A psicologia independente de sua abordagem pode trabalhar tecnicas e treinamento de habilidade social, porem, eu a oriento em procurar um Psicologo com especialização em Neuropsicologia, pois é possivel uma elaboração de treino cognitivo para a habilidade social, trabalhando especificamente aquilo que é importante para esse paciente, e para a sua qualidade de vida!
Neuropsicologia? A neuropsicologia é um tipo de exame, não de psicoterapia. Se restringe às funções cuja localização no cérebro é consistente (espacialmente limitada) e conhecida. Pelo meu conhecimento, nenhuma destas mudanças já foi relacionada ao autismo e muito menos vice versa, que se explicaria -- e aliviaria -- o autismo a traves de alguma coisa "neuro". Recomendo qualquer tipo de psicoterapia. Existe uma batalha entre a linha comportamental e a linha psicanalítica (sobretudo na França), mas ela está vinculada com interesses de mercado o que diminue a credibilidade dos argumentos. A linha comportamental reclama uma plausibilidade (e aceptibilidade financeira) mais imediata, enquanto a linha psicanalítica visa raizes profundas na mente da pessoa autista, tais que oriundo de relações precocemente perturbadas. Se a vivência da pessoa permite suspeitar tais perturbações precoces, a psicanálise ou em geral uma das psicoterapias tipo relacional (não comportamental) pode ser mais prometedora.
Concordo com você Dirk Belau. Acredito ser mais acertiva a Psicanálise nesse caso, trabalhando de forma mais profunda, acrescentando pertinentemente, noções de desenvolvimento para toda a vida de um TEA, moldando suas percepções e capacitando- o de forma ampla.
Olá! A TCC trabalha habilidades sociais, porém acredito que o mais indicado para pacientes TEA é procurar um profissional especializado no método ABA, assim o mesmo vai poder se beneficiar com o tratamento.
A TCC é indicada para pacientes TEA, pois estimula e treina as habilidades cotidianas e de sociabilização. Através desse treino o paciente adquire maior autonomia,facilidade em se expressar, controle e entendimento emocional.
Olá bom dia!
A TCC trabalha mudando as disfunções cognitivas, crenças irracionais, pensamentos automáticos, a partir do momento que você muda seu pensamento você pode mudar seu comportamento. A terapia comportamental trabalha modificando os comportamentos inadequados e reforçando os comportamentos adequados,as habilidades sociais é uma de suas técnicas, as duas terapias trabalham em conjunto. No seu caso seria a mais indicada no tratamento da síndrome de Asperger.
Trabalha, assim como outras abordagens e teorias também trabalham as mesmas dificuldades. Não acredite no truísmo mal embasado de que uma teoria é melhor do que a outra (seria necessário ao menos citar um estudo específico que o demonstrasse; mesmo assim, boa parte destes estudos são questionáveis em sua metodologia pois estabelecê-la é altamente problemático, pelo grau extenso de variáveis envolvidas).Cada teoria tem seu ponto forte e aqui não é o espaço para explicar suas diferenças com propriedade. De qualquer forma, é importante que a pessoa experimente o terapeuta e veja se sente confiança e empatia, isso é o crucial. Como um exemplo, a relação terapêutica em si também é uma relação social onde é possível (e muitas vezes necessário) desenvolver habilidades, atitudes e os vínculos emocionais. Então não apenas como tema, mas como própria relação as habilidades sociais são sempre trabalhadas.
A TCC tem possibilidade, assim como a Terapia Analítico-Comportamental que tem um bom conceitual e conjunto de métodos para desenvolver habilidades sociais e comportamentos que podem ajudar nesses casos.
Olá, tudo bem?
A terapia Cognitiva Comportamental ajuda muito! Mas te recomendaria procurar um profissional que tivesse especialização nesse tipo de síndrome ou que já trabalhasse com autistas. Ele te dará um direcionamento melhor!
Um grande abraço e tudo de bom!
Olá, a Terapia Cognitiva Comportamental tem tido bons resultados em tratamento de algumas síndromes. A terapia comportamental pode ajudar pessoas com a síndrome a aprender a conviver melhor. Essa abordagem tem técnicas ótimas para habilidades sócias, procure um psicólogo para investigar melhor a situação.
Olá. Trabalho com a terapia cognitivo comportamental e treino de habilidades costuma estar em meus tratamentos quando necessidade do paciente, porém dependendo do grau do TEA, talvez seja necessário uma abordagem mais especializada no transtorno como o método ABA.
Olá, sim, existem estudos sobre a eficácia da TCC em casos de Asperger e TEA leve. No caso das habilidades sociais a TCC possui um manejo e protocolos específicos para esse tipo de demanda. Espero ter ajudado!
A Terapia Cognitivo Comportamental tem por objetivo estimular o paciente por meio de treinos a reconhecer e compartilhar emoções e expressões faciais, melhorando assim, o relacionamento social.
Sim! Na proposta de tratamento através da terapia cognitivo-comportamentalo poderá ser definido o treinamento de habilidades sociais, entre outras formas de treinamento, conforme demanda do paciente. Grande abraço!
Sim, no caso do TEA a TCC trabalha com treino de habilidades sociais ajudando a pessoa a se tornar mais confiante e assertiva em suas interações com o outro. Tambem ajuda na flexibilização de comportamentos e demais dificuldades do TEA.
Todas psicotrapias cuidam disso, o importante é a relação com o psicólogo, boa sorte.
Olá!
Sim. A tcc trás recursos e técnicas que vão te ajudar a desenvolver as competências sociais que você tem dificuldade.
Certamente com a psicoeducação você terá uma melhoria no seu desempenho social. Vale a pena experimentar! Invista em você!
A TCC aborda mas outras abordagens também, de maneiras diferentes,. Sugiro você pesquisar qual você se identifica mais.
Sim.