Terapia de casal também serve para casais de namorados?

13 respostas
Terapia de casal também serve para casais de namorados?
Funciona sim! Mas vale lembrar que o engajamento do casal no processo terapêutico também é essencial, se o casal está disposto á investir no relacionamento, á discutir as frustrações e expectativas, e a rever certas formas de interação destrutivas a terapia pode ajudar, independente do casal ser casado, namorados, noivos, etc. O que ocorre é que alguns casais demandam mais tempo de relacionamento para desenvolver a maturidade e o ímpeto de investir e se engajar na terapia de casais, e geralmente essas situações demandam certo tempo de vida á dois para se manifestarem. Como a doutora citou acima, é importante que o profissional que for lhe acompanhar tenha formação em terapia familiar e/ou de casal, já que um psicólogo sem essa especialização dificilmente possui as bases teóricas e práticas para realizar um bom trabalho.

A terapia de casal serve para casados e namorados que moram juntos, a união não necessariamente precisa da formalização do estado civil.
A terapia de casal busca identificar os pontos de conflito, de forma que a dupla com o auxílio do terapeuta, compreenda de onde vieram e como se agravaram. Partindo deste entendimento, vai se estabelecendo as trocas e evolução do tratamento por análise. O tipo de vincularão do casal não o descaracteriza como tal. Grata!
Sim, a terapia de casal funciona para namorados. A Terapia de Casal trabalha com qualquer tipo de casal, seja ele casado ou não. O que fará o diferencial é a disponibilidade do casal para entender e trabalhar seus conflitos. Inclusive, a terapia de casal para namorados pode contribuir para evitar alguns dos futuros conflitos que poderiam acontecer durante o casamento.

Espero ter ajudado. Abraço.
Claro! Iniciar a terapia de casal, no período do namoro, propicia acertar alguns pontos, que futuramente podem influir na educação dos filhos, por exemplo, caso os dois venham a unir-se por matrimônio. Portanto, é uma iniciativa de quem enxerga a longo prazo. Mas a terapia pode também servir para o momento presente, caso a relação esteja passando por uma crise. Na minha concepção é uma forma de prevenir problemas futuros e solucionar questões do presente, geradores de incomodo na relação. Se os dois percebem que a relação não vai bem e desejam procurar ajuda, então a terapia de casal pode ser uma oportunidade.
Claro, serve para namorados, casados, independentemente da união estabelecida. A terapia de casal tem como foco trabalhar o casal, ajudando ambos a construírem um relacionamento saudável e equilibrado. Ressaltando que tem quer ser interesse de ambas as partes.

Espero ter ajudado.
Atualmente é complicado falar em namoro, pois cada pessoa tem uma concepção sobre o que é esse relacionamento.
Muitos namorados vivem juntos e se dizem só namorados.
A terapia de casal é para qualquer relacionamento de um casal, hetero ou homossexual.
Abraços
Quando uma pessoa se liga a outra é porque são opostos um ao outro. É isso que faz com que cada um evolua, no entanto, as pessoas não recepcionam assim seus relacionamentos.
Se há uma união, há também um desejo de evoluir, de gestar um terceiro elemento que será uma parte de um e uma parte do outro.
A terapia de casal ajuda o casal a encontrar pontos de acordo (terceiro elemento) através da análise de ambos.

Boa sorte!
Com certeza, a terapia de casal é indicada para qualquer tipo de casal, independentemente do status civil, tempo de relacionamento ou mesmo sexo dos parceiros. Buscamos tratar os conflitos que ocorrem no relacionamento dando prioridade sempre ao bem estar emocional dos dois parceiros e para isso são realizadas sessões tanto com o casal, como individuais ( geralmente em menor quantidade) para que ambos possam ter também privacidade para tratar de algumas questões mais individuais. Abs
Bom dia !

Sim, a terapia de casal serve para namorados porque a terapia tem como foco a leitura da psicodinâmica da relação do casal.

A terapia de casal tem como objetivo mapear os fatores que estão desencadeando os possíveis conflitos ou insatisfação de um ou de ambos. O psicólogo com base nos relatos e a observação terapêutica irá identificar os pontos de conflitos dentro da relação.

A terapia de casal irá habilitar o casal a solucionar problemas , a mudar padrões de comportamentos destrutivos , juntos aprenderão a reavaliar crenças sobre o relacionamento.

O psicólogo irá por fim, entregar as "chaves" para o casal onde cada um passará a entender a responsabilidade de cada um e que para a harmonia do casal ambos deverão contribuir com parcelas individuais.

Boa sorte !
Em primeiro lugar, a terapia de casal deve ser feita somente por um ESPECIALISTA na área, (PÓS Graduado em terapia de Casal e Família), As ferramentas utilizadas para um casal não mudam por conta do mesmo estar casado no civil ou não. Entretanto entende-se por casamento a união de duas pessoas que decidiram "dividir " uma vida em comum, Se esse casal deseja uma terapia deve buscar um especialista e o mesmo fara a avaliação de acordo com a demanda desse casal de namorados. Pode ser bastante interessante sim, e ajuda-los nessa caminhada será um fato.

A disposição
Dra. Sayonara Machado
O mais importante numa terapia de casal é o desejo de ambos de enfrentarem a(s) dificuldade(s) que vivenciam. Se são namorados, moram juntos, ou casados pouco importa; ressalto que isso se aplica a casais hetero ou homossexuais.
Sim, uma terapia de casal contribui para qualquer relacionamento melhorar sua qualidade. Estar em um relacionamento é uma escolha que tem a ver com identificação, amor, projetos comuns, mas também existem diferenças e podem existir divergências. As diferenças não são o problema em si, mas sim como estas são trabalhadas na relação, os pensamentos diferentes são saudáveis porque um pode aumentar o campo do outro. A terapia de casal tem por objetivo ajudar o casal a se compreender, respeitando o que é de cada um, preservando as individualidades, sem desrespeitar o outro.