teste para detectar nível de esquizofrenia, qual o ideal? teste rorschach o que mede?

4 respostas
teste para detectar nível de esquizofrenia, qual o ideal?

teste rorschach o que mede?
Não existem “níveis” de esquizofrenia e não existem testes para detectar isso.
O que define o quão grave é a esquizofrenia é a intensidade dos sintomas, a resposta ao tratamento e as limitações que a pessoa passa a ter a partir do desenvolvimento dos sintomas.
Existem várias escalas que quantificam os sintomas (como BPRS, PANSS, dentre outras) e o compometimento funcional (como GAF) e que podem ser utilizadas para se avaliar a resposta ao tratamento.
É fundamental que o tratamento não se limite ao uso de medicação, e que englobe ações de uma equipe multirpofissional, com psicologo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, assistente social, dentre outros!
O rorchach vou deixar para os colegas da psicologia de explicarem!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O colega psiquiatra mencionou de maneira precisa e assertiva a cerca da Esquizofrenia. Não existe "graus", mas remissão (melhora) dos sintomas da doença. Essa "melhora" geralmente acontece com tratamento adequado e engajamento do paciente e familiares no tratamento.
Com relação ao Rorschach, trata-se de um teste que tem como base auxiliar e ampliar o entendimento da dinâmica psicológica de um paciente, ou seja, com a aplicação de forma precisa, podemos entender as funções psíquicas de percepção, linguagem, como é a simbolização e como está o julgamento critico desse paciente, mas lembrando que um único teste não nos dá base solida para entender/definir o tipo de personalidade da pessoa.
Pode auxiliar e entender no rastreamento das funções psíquicas, e com boa medicação e tratamento psicológico pode melhor a qualidade de vida deste paciente.
Abraços
Além do tratamento medicamentoso feito com psiquiatra de confiança, a terapia ocupacional pode auxiliar a organizar a rotina da pessoa com esquizofrenia. a melhorar sua interação social, melhorar sua conscientização sobre a patologia, etc

Especialistas

Graciela Souto Maior Braga Portela

Graciela Souto Maior Braga Portela

Psiquiatra, Médico perito

Limoeiro

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Liége Malosti

Liége Malosti

Psicólogo

Taubaté

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Lucas Pilla Garcia

Lucas Pilla Garcia

Generalista

Londrina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 460 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.