Timidez excessiva: tem tratamento para isso? se sim,qual especialista procurar? lembrando que faço

28 respostas
Timidez excessiva: tem tratamento para isso? se sim,qual especialista procurar?
lembrando que faço tratamento com Sertralina e Risperidona para Toc e depressão nos ultimos 5 anos . a timidez vem desde a adolescencia e hoje com 27 anos isso já me causou desconforto demais...desja ja obrigado
Olá. Você relata que toma medicamento a 5 anos, mas não diz se alguma vez se submeteu a algum acompanhamento psicológico. Seria fundamental entender esse perfil excessivamente tímido e trabalhar internamente para uma mudança de comportamento e viver uma vida mais plena. Espero tê-lo respondido, desejo melhoras.

Olá, além das medicações você está fazendo terapia?
É necessário que tenha um acompanhamento psicológico para a melhora da queixa.
Ola, bom dia!
Vejo que você já está tendo acompanhamento, visto que já faz tratamento medicamentoso. Mas você já fez psicoterapia? Na psicoterapia você terá a oportunidade de se conhecer melhor, bem como de conhecer os seus sintomas para, a partir disso, ter a possibilidade de desenvolver algumas habilidades sociais frente a sua timidez.
A timidez tem tratamento sim. Esse acompanhamento é realizado pelo psicologo através da psicoterapia. Em casos em que a timidez é realmente excessiva, esse acompanhamento é feito em conjunto com o psiquiatra, sendo ele o responsável de cuidar e orientar você quanto a parte medicamentosa. O processo de psicoterapia pode ser feito de diversas formas, dependendo muito da abordagem do profissional que atender você. Eu indicaria a abordagem Cognitivo Comportamental que, em minha visão, traz excelentes resultados através de suas técnicas e métodos. Além da timidez você descreveu também que já realiza tratamento para a depressão e TOC. Seria importante realizar esse acompanhamento junto ao psicólogo para entender como essas suas três queixas podem estar relacionadas. Caso não realize terapia ainda, aconselho fortemente procurar um bom profissional. Com ele, você poderá trabalhar esses três aspectos. Espero ter ajudado você! Fique bem!
Olá, vejo que você faz acompanhamento psiquiátrico, porém, em sua pergunta não ficou claro se faz ou já fez acompanhamento psicoterápico. O acompanhamento psicológico seria importante, pois é um processo que poderá auxiliá-la a conhecer seus pensamentos, suas crenças, assim como seus sentimentos em relação a sua timidez e assim poder ressignificar tudo isso para que você possa ter uma vida mais satisfatória. Espero ter contribuído com sua vida e desejo sucesso na sua trajetória de vida.
A timidez excessiva tem tratamento sim e as chances de sucesso ao se procurar um Psicólogo são bem animadoras. A Psicoterapia o conduzirá ao autoconhecimento, a autoconfiança, a segurança em si mesmo e isso o fará tirar automaticamente o foco no outro, no ambiente ameaçador para o contato consigo mesmo, com seus próprios recursos interiores, criando assim o meio interno necessário para se sentir bem e seguro no ambiente exterior.
A hipnoterapia pode ser um recurso muito eficaz no combate de padrões comportamentais e de pensamentos associados a timidez.
Olá! Que bom que você já realiza acompanhamento psiquiátrico. Acredito que a busca por psicoterapia irá te auxiliar e muito no entendimento da timidez, sua construção ao longo de uma vida, bem como seu significado e relação com o TOC e depressão atuais. O entendimento e compreensão de si mesmo são nossos maiores recursos para o enfrentamento do que vivenciamos no momento atual.
Espero ter ajudado! Abço.
Aparentemente, você tem ansiedade social (fobia social). Tem tratamento sim. Apenas o tratamento medicamentoso não é o mais indicado. Em algum momento, seria interessante você também passar por uma psicoterapia com forte componente comportamental.
Pelo que li no seu relato, você faz acompanhamento médico especializado, haja visto ter consciência do seu quadro clínico e também fazer uso de medicamentos controlados. Converse com seu medico sobre o incômodo que sente por ser tímida e quem sabe ele irá encaminhá-la para um tratamento psicoterapêutico complementar com um psicologo que poderá auxiliá-la neste assunto.
Olá! Tem tratamento sim. É imprescindível você buscar uma ajuda psicológica. Um psicólogo te ajudará a desenvolver de forma mais eficaz socialmente.
Pessoas nascem introspectivas e vivem bem assim. Quando querem mudar porque os outros exigem, passam a viver mal. Um psicólogo pode lhe ajudar a encontrar seu lugar.
A timidez pode sim ser cuidada, por um psicólogo no caso. Além do cuidado medicamentoso, você já fez terapia para tratar do TOC e depressão ? Com certeza entender a necessidade de alguns comportamentos pode te ajudar a supera-los e isso pode ser feito em psicoterapia, tanto para a timidez, quanto para o TOC e ola depressão
Olá. A timidez pode sim ser tratada. Talvez você sempre terá uma característica de personalidade mais introspectiva, menos expansiva, e não tem nada de errado com isso. Esse pode ser o seu jeito ou seu temperamento e não precisa ser mudado. Porém, se sua timidez esta te trazendo prejuízo no dia a dia e sofrimento psíquico existem recursos que podem te auxiliar a lidar melhor com essa dificuldade. Sugiro que busque uma ajuda do profissional psicólogo, além da terapia medicamentosa que você já parece fazer uso.
Boa tarde, para o tratamento do TOC o EMDR é muito adequado para o tratamento. Procure um profissional que trabalhe com isso pode ser que voce encontre um caminho para melhorar também a tua timidez. Nao desanime tem cura, precisa paciencia e constança no processo que pode não ser tão breve.
espero ter ajudado.
Claro que sim! A timidez muitas vezes carregamos desde a infância e ela nos paralisa diante da vida. Você deve procurar um psicólogo para trabalhar com você os seus traumas infantis. Muitas vezes uma palavra negativa ouvida na infância lhe paralisa por uma vida inteira. Qual a imagem que você tem de você mesma? Como anda a sua autoestima? Boa sorte no seu tratamento. Att. Samantha Otero.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 100
Procure um psicólogo que atue com a abordagem cognitivo comportamental
Olá. Procure um psicólogo em quem você confie. O profissional vai te ajudar a se conhecer melhor. Atenciosamente.
Olá, sem duvida a psicoterapia pode te ajudar muito a ressignificar sua insegurança, suas crenças sabotadoras que estão travando sua expansão pessoal e profissional. Não perca tempo, procure ajuda.
Boa tarde. Você comenta sobre o tratamento medicamentoso, mas não é claro sobre a permanência ou não em algum tratamento psicológico. Na psicologia entenderíamos o contexto em que essas dificuldades surgem, para se necessário utilizar de estratégias e habilidades que poderiam te auxiliar a lidar melhor com essas situações desconfortáveis. Tudo em seu tempo. Pelo seu relato indicaria inicialmente uma entrevista com algum profissional da área. Não teria como te fornecer um prognóstico por um relato, já que cada pessoa tem sua singularidade.
Olá! A timidez excessiva tem tratamento sim. Para que você não tenha ainda mais prejuízos em sua vida, sugiro que busque um Psicólogo para fazer a avaliação e acompanhamento. Você também pode conversar sobre isso com o seu Psiquiatra. Somado ao tratamento medicamentoso que já vem fazendo, a terapia irá facilitar o alcance a bons resultados. A sua autoestima precisa ser trabalhada para que você se fortaleça e se sinta mais segura. A psicoterapia ajudará no processo do autoconhecimento e autoaceitação para que você possa lidar com suas dores e problemas de forma mais adequada. Espero ter te ajudado. Cuide-se bem!
Olá! O psicólogo pode te ajudar na terapia para obter o autoconhecimento, compreender a timidez, os medos, as distorções cognitivas e realizar treinamento de habilidades sociais complementando o tratamento farmacológico que já realiza.
Olá!
O ideal é iniciar o processo de psicoterapia.
Um abraço.
Bom dia!
Sim, temos tratamento para a timidez excessiva.
Essa timidez pode ser minimizada por meio do acompanhamento psicológico. Uma vez que se entende em quais contextos essa timidez acontece, quais os comportamentos associados a ela e o que a mantém, torna-se possível desenvolver estratégias de enfrentamento e mudança de comportamento. O psicólogo pode te acompanhar por todo esse processo.
Também é importante lembrar que o trabalho do psicólogo e psiquiatra são complementares.

Entre em contato caso tenha mais alguma dúvida, será um prazer te ajudar.
Sim, existe tratamento para a pessoa que percebe que sua timidez esta prejudicando sua vida, eu trabalho com pacientes com Timidez elevada, ou seja, ansiedade social. O trabalho poderá ser em grupo ou individual. Trabalho no primeiro momento com sua história de vida. Umas das técnicas usadas e o treinamento em habilidades sociais. Ensinando o cliente a não reagir a pessoas como se elas fossem choques. Usamos técnicas de exposição, começando a uma distância que não evoca a fuga e esquiva. O paciente aprende gradualmente a se aproximar de pessoas. À medida que cada situação problema não traga sintomas de ansiedade, a pessoa começa a entrar em contato gradativamente com as situações. As características positivas da interação social podem começar a tomar o lugar na vida da pessoa tímida, fortalecendo a aproximação, enquanto a esquiva diminui, o afastamento das situações problemas.
Mais informações entre em contato... Um abraço,
Olá! Todo trabalho de psicólogos e psicanalistas é bem-vindo para você trabalhar essa questão. Cada qual abordando de forma diferente, mas com vistas semelhantes ao objetivo final. Sugiro consultar um profissional de psicologia, verificar um profissional com quem se sinta bem e ter claro ser necessário um tempo de sua vida para esse tratamento. O benefício do uso de medicamentos corresponde a 50% dos resultados, fazendo psicoterapia você fica atendido de uma forma mais abrangente.
Sim, você pode trabalhar sua timidez em terapia, tenho confiança que vai lhe ajudar. Procure um psicólogo ou psicanalista. Abraço.
Boa tarde! A timidez pode ser algo bem difícil de lidar, pois além do desconforto que ela gera frente a situações em que nos percebemos avaliados, ela impede que realizemos aquilo que queremos de verdade. Nossos pensamentos possuem muita influência sobre aquilo que sentimos, sobre nossas reações fisiológicas, e nosso comportamento. A sua dificuldade com a voz pode estar relacionada a ansiedade proveniente das preocupações ao se relacionar com o outro também. Ela é uma emoção que ativa muitas reações fisiológicas em nosso corpo, e é muito frequente em pessoas tímidas. A terapia pode auxiliar muito a lidar com essas dificuldades, e também a ampliar seu repertório de habilidades sociais, além de trazer um profundo autoconhecimento de vc mesma. Sugiro que vc encontre um profissional que vc confie.
Sou a Letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição. @psi.leticiaaa