TIMIDEZ pode ser a causa desse transtorno?

9 respostas
TIMIDEZ pode ser a causa desse transtorno?
Timidez e personalidade antissocial não tem nada a ver! Antissocial tende a psicopatia, enquanto timidez tende a introversão.

Não, normalmente as pessoas que tem transtorno de personalidade não são tímidas. As causas da timidez são multifatoriais, pode estar relacionado a cultura,contesto familiar, fatores religiosos ou o próprio jeito de ser da pessoal, "personalidade".
Não, o transtorno de personalidade antissocial não se refere às pessoas que "não gostam/tem dificuldade de ficar em meio às outras" e sim as pessoas com sérias perturbações de conduta, mais comumente chamados de "psicopatas" que podem ou não serem criminosos.

Timidez é uma característica da pessoa e não ocasiona nenhum transtorno mental.

Att
A timidez, dependendo do grau de ansiedade que a acompanha, pode ser considerada uma característica da personalidade de pessoas introvertidas. Porém, quando a timidez se apresenta de forma tão extrema que impede a pessoa de ter uma vida social satisfatória, impactando diretamente diversas áreas da vida, podemos considerar a possibilidade de um transtorno de personalidade antissocial. As pessoas com TPAS geralmente tem uma visão de mundo pessoal, quase nunca interpessoal.
Todos um tem um tipo de temperamento peculiar, uns mais exteovertidos ou introvertidos, estes são reforçados ou não no desenvolvimento, experiências internas e no padrão familiar pode instalar uma pobreza de recursos de enfretamento.
Assim se a timidez causa um sentimento de vergonha, medo de não ser aceito, achar que não sabe se expressar é começa a causar sofrimento, ou prejuízo no enfrentamento da vida ela se torna um Transtorno, pois deixar de fazer o que é importante, que pode levar a outros prejuizos secundários, baixa auto estima, depressao, etc.. Então, pode ser agora um sintoma patológico de Ansiedade, que gera sintomas fisiológicos . Você pode ler nas respostas sobre ansiedades...
O desafio é aprendanão se fugir das situações, não se criticar, atividades físicas sociais, igreja, voluntariado.
aprendemos como não fazer, quando não sai como queríamos.
Abraço
Maria Perpétuo
A timidez é apenas uma característica de uma pessoa mais introvertida. Para se falar em causas deste transtorno, é necessário entender a história de vida desta pessoa, em especial o que aconteceu em seus primeiros anos de vida.
Timidez é diferente de transtorno de personalidade anti-social. A timidez é uma ansiedade diante de situações sociais onde ocorrem sintomas fisiológicas como sudorese, taquicardia, rubor facial mas neste momento o indivíduo em momentos enfrenta e outros não. Este comportamento não o impede, nem afeta sua vida sócio ocupacional mas este indivíduo quer se sentir confortável nas situações sociais. O transtorno de personalidade social, o comportamento é mais cristalizado. O indivíduo não sofre com isso e nem tem o objetivo de melhorar a performance social. Diferente da timidez não apresenta a necessidade de aprender formar de enfrentar situações sociais e comportamentos mais habilidosos e assertivos..
Não, a timidez não é indicativa da personalidade antissocial. Uma pessoa com este transtorno seria o que se chamava antigamente de psicopata.

A timidez, por sua vez, pode ser tanto uma característica da pessoa (e não há nada de mau nisso! Veja "The power of quiet", no Youtube), quanto um sintoma de Transtorno de Ansiedade Social (TAS), também conhecida como Fobia Social.

O TAS seria um medo de ser julgado pelos outros, principalmente em situações sociais. Você pode sentir uma tensão extrema ou "paralisia", preocupação obsessiva com interações sociais e uma tendência ao isolamento e à solidão.

O que indicará se é uma característica ou um TAS é o grau de desconforto e prejuízo em sua vida: a timidez lhe causa ansiedade em situações sociais a ponto de o deixar em péssima condição? Ela restringe seriamente sua vida? Ou é algo com que você pode viver mais ou menos confortavelmente?

Caso avalie que sua timidez o leve a estes extremos, procure a ajuda de um psicólogo.
Numa linguagem leiga e coloquial, a palavra antisocial tem o significado de pessoas com dificuldades nos relacionamentos sociais. Porém, para a psiquiatria e psicologia comportamental, o termo antisocial refere-se às defesas de personalidades psicopáticas.
A timidez não é a causa, mas uma personalidade do tipo introvertida, com histórico de vida onde a auto estima não foi suficientemente motivada, bem como, fatores sociais e ambientais que reforçaram esses sentimentos. São alguns fatores desse transtorno, já que a baixa auto estima gera dificuldades de relacionamento, ansiedade, insegurança, medo dentre outras coisas. Tudo isso, pode ser visto e tratado em terapia.