Tive infecção urinária causada por bactéria E. Cohly. Ela teve complicação e desceu para o testículo

2 respostas
Tive infecção urinária causada por bactéria E. Cohly. Ela teve complicação e desceu para o testículo direito que ficou inchado e dolorido. Acredito ser epididimite. Tomei 24 dias de antibióticos e 5 de anti-inflamatório. Após o tratamento ainda sinto uma sensibilidade e dor no testículo e uma leve pressão na área da bexiga, porém os exames de urina estão normais e não noto mais pus, ou anormalidade na urina. Ultrassom também normal, mas sinto o epididimo ainda inchado e rígido. Minha dúvida é se isso é normal, residual, quanto tempo demora para curar.
Depois de uma epididimite causada por infecção urinária, é comum ficar com sensibilidade, dor leve e o epidídimo ainda inchado ou endurecido mesmo após o tratamento, pois a inflamação pode levar semanas ou até meses para cicatrizar totalmente. Se os exames de urina e ultrassom estão normais, isso indica que a infecção foi resolvida, mas o desconforto residual pode durar de 4 a 8 semanas ou mais, melhorando aos poucos. É importante usar cueca de sustentação, evitar esforço e observar se a dor não piora. Se houver piora, febre ou inchaço intenso, procure o médico, mas, em geral, essa fase faz parte da recuperação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Após uma epididimite é comum ficar sensibilidade e um “caroço/espessamento” no epidídimo por algum tempo mesmo com exame de urina e ultrassom normais. A melhora costuma ser gradual em 4–6 semanas, podendo haver resíduos por até 2–3 meses. Medidas que ajudam: suporte escrotal, evitar esforço/impacto, analgésico/anti-inflamatório se liberado pelo seu médico e compressas mornas. Procure reavaliação se houver aumento do inchaço, vermelhidão, febre, dor intensa súbita ou se os sintomas não melhorarem com o passar das semanas — avaliamos outras causas (prostatite, varicocele, cisto, etc.) e orientamos o tratamento adequado.

Especialistas

José Luiz Ranzani Paluan

José Luiz Ranzani Paluan

Urologista, Nefrologista, Médico do trabalho

Casa Branca

Anderson de Oliveira Teixeira

Anderson de Oliveira Teixeira

Urologista

Volta Redonda

Domingos Bica

Domingos Bica

Cirurgião geral

Rio de Janeiro

Lucas Roos Vale

Lucas Roos Vale

Urologista

Brasília

Paulo Tadeu Turki de Lima

Paulo Tadeu Turki de Lima

Urologista

Santa Rosa

Antonio Otero Gil

Antonio Otero Gil

Urologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 360 perguntas sobre Orquite e epididimite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.