Tive início de depressão e tontura fui ao neuro fiz ressonância e eletro não deu nada. O mesmo infor
4
respostas
Tive início de depressão e tontura fui ao neuro fiz ressonância e eletro não deu nada. O mesmo informou que tenho TAG. Tive uma dor de cabeça e aumento de pressão momentâneo e desde então não pego mais no sono. O psiquiatra passou desvalexina e quetiopin. Tenho 5 dias usando. O que aconteceu para que eu não consiga mais dormir naturalmente?
Entendo sua angústia. Situações de ansiedade intensa, medo após sintomas físicos (como dor de cabeça e pressão) e o próprio TAG podem “desregular” o sono, deixando o cérebro em estado de alerta. Além disso, nos primeiros dias da desvenlafaxina é comum piora do sono, que costuma melhorar com o tempo e ajustes.
Isso é tratável, mas precisa de uma avaliação cuidadosa do sono, da ansiedade e das medicações. Recomendo que você agende uma consulta psiquiátrica comigo para ajustarmos o tratamento e ajudá-lo(a) a voltar a dormir de forma natural e segura.
Isso é tratável, mas precisa de uma avaliação cuidadosa do sono, da ansiedade e das medicações. Recomendo que você agende uma consulta psiquiátrica comigo para ajustarmos o tratamento e ajudá-lo(a) a voltar a dormir de forma natural e segura.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O que provavelmente aconteceu foi uma ativação intensa do sistema de alerta do cérebro, algo muito comum no Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). O episódio de dor de cabeça e aumento momentâneo da pressão funcionou como um “gatilho”: o cérebro passou a interpretar o próprio corpo como fonte de perigo. A partir daí, ele entra em hipervigilância, liberando adrenalina e cortisol, hormônios que dificultam o relaxamento necessário para o sono.
Mesmo com exames normais, o cérebro ansioso mantém a sensação de ameaça, principalmente à noite, quando tudo fica mais silencioso e os pensamentos ganham força. Por isso, a dificuldade não é “falta de sono”, mas excesso de alerta. A insônia, nesse contexto, é um sintoma da ansiedade, não uma doença isolada.
A desvenlafaxina age no controle da ansiedade e do humor, mas precisa de 2 a 4 semanas para começar a estabilizar esse sistema. Nos primeiros dias, ela pode até piorar a agitação. Já a quetiapina, em doses baixas, ajuda a reduzir essa ativação e facilitar o sono, mas também pode levar alguns dias para surtir efeito pleno. Com apenas 5 dias de uso, é esperado ainda não perceber melhora significativa.
Isso não significa que você não voltará a dormir naturalmente. Significa que o cérebro ainda está em fase de reajuste. É fundamental manter o acompanhamento com o psiquiatra, para avaliar resposta e, se necessário, ajustar doses ou estratégias.
Seu quadro tem tratamento e costuma evoluir bem. Continue o cuidado, não perca a esperança e saiba que estou aqui no chat para tirar dúvidas e te acompanhar nesse processo de recuperação.
Mesmo com exames normais, o cérebro ansioso mantém a sensação de ameaça, principalmente à noite, quando tudo fica mais silencioso e os pensamentos ganham força. Por isso, a dificuldade não é “falta de sono”, mas excesso de alerta. A insônia, nesse contexto, é um sintoma da ansiedade, não uma doença isolada.
A desvenlafaxina age no controle da ansiedade e do humor, mas precisa de 2 a 4 semanas para começar a estabilizar esse sistema. Nos primeiros dias, ela pode até piorar a agitação. Já a quetiapina, em doses baixas, ajuda a reduzir essa ativação e facilitar o sono, mas também pode levar alguns dias para surtir efeito pleno. Com apenas 5 dias de uso, é esperado ainda não perceber melhora significativa.
Isso não significa que você não voltará a dormir naturalmente. Significa que o cérebro ainda está em fase de reajuste. É fundamental manter o acompanhamento com o psiquiatra, para avaliar resposta e, se necessário, ajustar doses ou estratégias.
Seu quadro tem tratamento e costuma evoluir bem. Continue o cuidado, não perca a esperança e saiba que estou aqui no chat para tirar dúvidas e te acompanhar nesse processo de recuperação.
Caso não consiga dormir, recomendo procurar uma consulta com psiquiatra.
Olá!
Insônia é uma manifestação comum do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). O tratamento correto irá normalizar seu padrão de sono.
É importante salientar que seu acompanhamento deve ser realizado com psiquiatra, ou seja, médico que além de CRM registrado, também tenha RQE ativo na área.
Insônia é uma manifestação comum do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). O tratamento correto irá normalizar seu padrão de sono.
É importante salientar que seu acompanhamento deve ser realizado com psiquiatra, ou seja, médico que além de CRM registrado, também tenha RQE ativo na área.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Autoestima baixa pode significar depressão? Para aumentar a autoestima o que pode ser feito?
- Faço uso de carbonato de lítio, minha litemia deu 0,40. Ainda sim apresento alterações no humor como mania/hipomania e depressão. Meu psiquiatra deve rever a dosagem de lítio?
- Olá, meu filho tem 11 anos e sempre comeu mto bem ate de mas ,so que um dia pro outro ele mudou, fala que parece que tem alguma coisa na garganta e que parece q a comida q ele come fica presa ali pela areia peitoral ali no meio e sente desconforto na área abdominal e eu olho ele comendo e isso…
- Estou fazendo uso de desvelaxina 50mg e olazapina 2,5 mg e sinto ansiedade e me sinto observado o tempo todo tenho pensamentos negativos sensações ruins, sinto ansiedade por barulhos e faço o uso a mais de 2 meses, será que não está fazendo efeito ?
- Paciente vem fazendo tratamento psiquiátrico para depressão a mais de um ano, ultiza o clonazepam gotas durante todo esse período, e atualmente toma rispiridona, Valdoxan e amitriptilina. Reclama que não sente cansaço, não consegue sentir gosto dos alimentos e nem cheiro, ainda sente muita tristeza…
- Estou tomando há uns 6 meses o Elifore, é verdade que ele causa hipertensão?
- Sou usuário da Sertralina, teria conflito se usasse juntamente com o carbonato de lítio e Amitriptilina?
- Sinto um vazio no peito e parece que fiz algo de errado sem ter feito e é como se alguma coisa vai acontecer de mal a qualquer momento. Medo de perder alguém da minha família me deixa muito nervosa aí choro muito já passo com psicóloga e psiquiatra. O que fazer?
- Faço tratamento há 6 meses para depressão com citalopram. Tomo dois comprimidos por dia. Tive melhoras, mas em algumas coisas percebi que voltaram , por exemplo não tenho ânimo para fazer exercícios físicos . Isso é uma recaída mesmo tomando o remédio ou precisa trocar por outro antidepressivo?
- Aumentei a dose de desvalaxina de 50 para 100mg,e estou sentindo os mesmos sintomas do início, vazio,tristeza ,sem energia,angústia, taquicardia e tontura .Hoje faz 13 dias do aumento da dose ,esses sintomas podem perdurar até quantos dias ??
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1263 perguntas sobre Depressão
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.