Tive um DIU de cobre e prata durante dois anos, e uma candidíase que se repetia por todo esse períod

2 respostas
Tive um DIU de cobre e prata durante dois anos, e uma candidíase que se repetia por todo esse período, que só melhorou com a retirada do dispositivo. Porém, gostei muito do método pelos outros benefícios que ele apresentava (não retinha líquidos, não influenciava nos hormônios, etc). Gostaria de saber se vale a pena tentar novamente, e como eu poderia preparar o meu corpo para não ter novas crises de candidíase, se eu fizer uma nova inserção.
Olá! Compreendo demais sua questão. A relação entre DIU e candidíase de repetição acontece com algumas mulheres, mas existem estratégias para contornar isso. Vale a pena considerar tentar de novo, sim, mas com uma abordagem diferente e preventiva. Precisamos avaliar seu caso com calma no consultório para preparar seu corpo da forma correta, principalmente revendo hábitos de saúde em geral e saúde ginecológica. Se quiser agendar para conversarmos melhor sobre esse preparo, o link está na bio. Atendo online mulheres do Brasil todo. Conte comigo!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tudo bem?

Em alguns casos pode ocorrer formação de biofilme no fio do DIU. Esse biofilme é uma camada de micro-organismos que pode favorecer desequilíbrios da flora vaginal e facilitar infecções de repetição, como a candidíase. Por esse motivo, algumas mulheres apresentam melhora dos sintomas somente após a retirada do DIU, como aconteceu com você.

É muito importante estar com o Papanicolau em dia e tratar qualquer infecção vaginal antes de inserir o DIU. Apenas realize higiene íntima com sabonetes que possuem o pH próprio para a vagina para não promover desequilíbrio na flora vaginal.

Converse com seu ginecologista antes de uma nova inserção, para avaliar seu histórico, discutir o tipo de DIU mais indicado e definir estratégias de acompanhamento.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.